fbpx
Gestão de Pessoas

Assessment para seleção de profissionais

28 jan 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

Como as ferramentas de avaliação de perfil contribuem nesse processo

“Profissionais são contratados pelo currículo e demitidos pelo comportamento”. Quem é que nunca ouviu essa frase tão conhecida no mundo corporativo?

Baixo desempenho, inadequação à cultura da empresa e problemas de relacionamento com a equipe são os três principais motivos que levam à demissão de um funcionário no Brasil, segundo pesquisa publicada pela consultoria Robert Half. Na ocasião, Fernando Mantovani, diretor de operações da companhia comentou que “As empresas buscam maior eficiência e rentabilidade e para isso acontecer é necessário que os colaboradores estejam comprometidos com a organização”.

Para melhorar esse cenário e garantir que as empresas tenham eficiência e rentabilidade, os profissionais precisam ser dotados não só das competências técnicas, mas também das competências comportamentais exigidas de acordo com cada cargo. Para que isso aconteça, hoje, as ferramentas de análise de perfil ou assessment são as grandes aliadas da área de recursos humanos nos processos de seleção.

Assessment significa “avaliação” e é um conjunto de ferramentas utilizadas para analisar o comportamento do ser humano diante de determinados estímulos e situações. No mercado, existem inúmeras ferramentas de avaliação disponíveis, e as mais conhecidas são testes psicométricos, testes de personalidade e comportamentais. Outros formatos, avaliam ainda o potencial e as competências das pessoas, e podem conter estudos de casos, apresentações executivas ou ainda simulações de negócio.

No post anterior aqui do Blog da Impulso, demos exemplos de ações de Recrutamento & Seleção que vem sendo praticadas por algumas empresas, como o Magazine Luiza, uma das empresas líderes do varejo nacional. Com a expansão da empresa nos últimos anos identificou-se a necessidade de reduzir o tempo de contratação de novos profissionais, além de garantir mais assertividade no processo. E para acompanhar a velocidade do crescimento da empresa, a solução encontrada foi a utilização de uma plataforma eletrônica com testes para análise do perfil comportamental dos candidatos, aliada à automação na candidatura dos interessados às vagas disponíveis. O resultado é um processo mais ágil e que traz os profissionais mais alinhados às necessidades, cultura e valores da empresa, pois, de acordo com os parâmetros definidos pela companhia, o sistema automaticamente pré-seleciona os melhores perfis para cada posição.

Não só o Magazine Luiza mas para qualquer empresa de qualquer porte ou segmento que deseja ter a pessoa certa no lugar certo, as ferramentas de avaliação de perfil são uma etapa importante no processo seletivo, pois trazem informações que vão muito além da análise do currículo ou da entrevista, que por muito tempo foram as únicas etapas nos processos de muitas empresas. Ora, se no início do texto dissemos que a maioria dos funcionários são demitidos em razão do comportamento, muito provavelmente estes funcionários devem ter tido um ótimo desempenho em avaliações técnicas e/ou durante a entrevista, o que vejamos, não garantiu sua permanência na companhia, tampouco bons resultados.

Desta forma, fica claro como os assessments são importantes para garantir o máximo alinhamento entre as necessidades da empresa e as habilidades e competências comportamentais dos profissionais, o que possibilita a valorização das características dos mesmos e a criação de estratégias eficientes para gerenciar e desenvolver o capital humano. Com a valorização das habilidades do funcionário e aumento da produtividade, consequentemente a realização dos objetivos estratégicos da companhia se torna mais factível – e porque não dizer, mais provável.

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post
A Clínica da Audição, tem duas oportunidades de trabalho para atuar na cidade de Araraquara-SP, para você que é super organizado, adora lidar com pessoas e tem excelente comunicação verbal e escrita!

As vagas disponíveis, são: 

•	Recepcionista 
•	Supervisor de Clínica 

Confira todos os detalhes sobre cada uma das vagas e faça sua inscrição nos links que estão na nossa bio, descritos como “VAGA Recepcionista (Araraquara)” e “VAGA Supervisor de Clínica (Araraquara)”.

Ah, e se você não tem interesse, mas conhece alguém para indicar, compartilhe esse post!
Ei, temos uma vaga incrível na cidade de Matão-SP, para você que está buscando novos desafios na área administrativa.

Confira todos os detalhes:

🏢 EMPRESA: Consigoo
Saiba mais em: https://www.consigoo.com.br/

🔎 ESPERAMOS QUE VOCÊ TENHA
- Ensino Superior concluído ou em andamento
- Será considerado diferencial experiência com documentos e registros de imóveis

📑 QUAIS SERÃO SUAS RESPONSABILIDADES
- Dar suporte aos responsáveis pela empresa realizando contato para agendamento com clientes, checagem e organização de documentos e cadastros em sistema.

E aí, tem interesse? Candidate-se através do link que está na nossa bio em 'VAGA Aux. Administrativo (Matão)' até o dia 15/09 

Ou compartilhe com seus amigos 📲
Se você é super organizado, tem boa comunicação verbal e escrita e é atento aos detalhes, temos uma vaga disponível na área de VENDAS, em um dos nossos clientes em Ribeirão Preto-SP para você:

🛒 VAGA:
Vendedor

🏢 EMPRESA:
Sciarretta Materiais para Construção

🔍 O QUE ESPERAMOS DE VOCÊ:
- Conhecimento das ferramentas do Office
- Conhecimento sobre materiais de construção e experiência anterior com vendas serão considerados diferenciais
- Residir em Ribeirão Preto ou Brodowski

📑 AS ATIVIDADES DO CARGO INCLUEM:
- Atendimento ao cliente presencialmente na loja e através de plataforma digital.
- Elaboração, envio e acompanhamento de orçamentos.
- Prospecção ativa de clientes.

Se interessou? Candidate-se através do link que está na bio 'VAGA Vendedor Ribeirão Preto' até o dia 06/09:

Ah, e se você não tem interesse, mas conhece alguém para indicar, compartilhe!
Dificuldade, aceitação, adaptação, persistência e superação. Isso é tudo que você vai encontrar na Dica da Impulso de hoje. 

Embaladas pelos esportes [afinal, estamos em tempos de Olimpíadas], nossa dica é o filme espanhol “100 metros” disponível na @netflixbrasil 🥇🤸🏽🏄🏻‍♀️🏊🏼‍♂️🏃🏻

Baseado em fatos, o filme retrata a história de Rámon, um executivo que descobre possuir esclerose múltipla, e decide enfrentar a doença ao mesmo tempo em que se prepara para disputar uma prova de Ironman 🏃🏻🏊🏼‍♂️🚴🏼

🚨 Alerta: esse filme vai fazer você sair do sofá e encarar suas metas mais ousadas sem medo do que pode acontecer no caminho! 🤨🤩

Esperamos que você se divirta e se inspire nesta história, que ao mesmo tempo que comove, mostra o poder da determinação de quem não se entrega às adversidades.

Bom filme! 🍿🎬
Se você leu o post anterior e quer aprimorar sua habilidade para delegar, confere aqui nossas 4 dicas 👇🏽👇🏼👇🏾

1️⃣ Treine sua equipe pensando no futuro!
Pense em todas as demandas de trabalho que estão sob sua responsabilidade e que podem ser passadas para alguém da sua equipe. Avalie quem é a melhor pessoa para assumir tais tarefas e o que é que essa pessoa precisa aprender, depois faça um programa de treinamento para prepará-la.

2️⃣ Ofereça instruções detalhadas, de forma escrita e verbal.
Quando for delegar uma atividade, garanta que a pessoa que vai assumir a atividade entendeu corretamente o que precisa ser feito, os prazos, o resultado esperado etc. Como informação nunca é demais, é bacana explicar os detalhes e oferecer um checklist ou instruções de trabalho por escrito. Desta forma, a pessoa que assumiu a atividade consegue lembrar de todos os detalhes.

3️⃣ Mantenha uma rotina de follow up.
Esteja atento e atenta para verificar se a pessoa que acabou de assumir uma determinada tarefa está tendo algum tipo de dificuldade para realizar o que lhe foi pedido. Isso evita que a pessoa perca tempo lidando com dificuldades que poderiam ser superadas com uma simples instrução de alguém mais familiarizado com o assunto.

4️⃣ Ofereça feedback assertivo e constante.
Após as entregas, diga claramente o que precisa ser melhorado. Assim, a pessoa tem a chance de evoluir! 

Gostou das nossas dicas? Então, compartilha esse post com aquele amigo ou amiga que precisa de dicas para delegar! 😉 😉
@impulsoconsult
Fale com a gente!
Saiba como podemos ajudar a impulsionar os resultados da sua empresa
WhatsApp