Gestão de Pessoas

Cultura Organizacional

11 fev 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

O que impulsiona equipes em busca de resultados incríveis

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A força do propósito – para pessoas e empresas

No dicionário a palavra cultura é definida como “conjunto de hábitos e conhecimentos, normas de comportamento ou manifestações que caracterizam uma sociedade”. Parece simples, mas é extremamente difícil definir a cultura, isso porque é intrínseca e não pode ser vista ou tocada, apenas percebida. Nesse sentido, Edgar Schein, grande estudioso e criador do conceito de cultura organizacional  pontuou que “a cultura está para um grupo como que a personalidade ou caráter está para o indivíduo”(SCHEIN, 2017), ou seja, podemos ver os resultados de nossas ações, mas não vemos aquilo que motivou cada uma delas. Nossas ações são baseadas no que acreditamos e aprendemos ao longo da vida, assim como em uma empresa, a cultura deve orientar o comportamento de cada membro da equipe.

A cultura organizacional explica a paixão pela empresa, o motivo pelo qual funcionários trabalham por horas a fio além do expediente (sempre que necessário), o nível de cuidado e entrega nas tarefas do dia a dia, desde a operação até a alta gestão. Isso porque a cultura é um conjunto de hábitos, crenças e normas de uma empresa que está apoiada sobre os pilares do propósito e dos valores, que inspira e conduz os funcionários para o cumprimento dos objetivos propostos através de um alto nível de confiança e comprometimento, com o senso de dono e brilho nos olhos. Quando todos entendem as regras do jogo e vestem a camisa do time, a companhia pode chegar a resultados inimagináveis, mesmo que seja aos quarenta e cinco do segundo tempo, como aconteceu com a unidade da Kordsa no Brasil, que em 2019 foi eleita “A Empresa do Ano” no Guia Você/SA.

A unidade da Kordsa no Brasil está localizada em Camaçari (BA) e produz fios de nylon e poliéster que dão sustentação e proteção aos pneus. Em 2012, prestes a fechar as portas, a companhia enfrentava dificuldades financeiras e um índice de engajamento baixíssimo, apontado na pesquisa de clima feita naquela época. Sem dinheiro para grandes investimentos a estratégia para restabelecer a empresa teve como base as pessoas e a partir daí iniciou-se uma revolução na cultura.

Para gerar comprometimento a área de RH foi dividida em cinco pilares principais: Cuidar, Inspirar, Desenvolver e Celebrar, e o novo propósito“inspirados na vida, reforçamos a vida” – encanta os funcionários e faz menção aos filamentos produzidos pela empresa e sua importância para a segurança dos pneus. Além disso, programas de melhoria contínua, atualização de políticas internas, desenvolvimento da liderança e ouvir o que cada um dos funcionários tem a dizer foram algumas das medidas adotadas pela diretoria da empresa. Nesse novo cenário, para manter e garantir o fortalecimento da cultura, a companhia reestruturou também a forma de contratar novos funcionários: as competências técnicas na Kordsa ficam em segundo plano. O que realmente importa é se o candidato tem o perfil compatível com a nova cultura, que segundo João Augusto Teixeira, CEO e responsável por todo processo de mudança, é “de saber ouvir muito, de compartilhar, reforçar vidas e pensar em como fazer a diferença”.

Mudanças na cultura organizacional como a da Kordsa, são um grande desafio para as empresas. O processo acontece à medida que as empresas entendem que os objetivos e o posicionamento mudaram ou a partir de alterações na estrutura da alta gestão.

Outro desafio da cultura organizacional está em sua manutenção, um processo que nunca terá fim, pois para fortalecer cada vez mais e manter viva a cultura é preciso que haja comunicação adequada, líderes preparados e envolvimento de todos os funcionários, novos ou não.

Como dizia Peter Drucker, um dos maiores nomes da Administração Moderna, “a cultura come a estratégia no café da manhã”. De fato, as estratégias de uma empresa só acontecerão se as pessoas acreditarem genuinamente em cada uma delas. Nesse sentido, a cultura além de diferenciar as empresas umas das outras, impulsiona dia a dia as pessoas a darem seu melhor, para a execução da estratégia e o atingimento dos objetivos do negócio.  

SCHEIN, Edgar H. Cultura Organizacional e Liderança. São Paulo: Atlas, 2017.

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

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