fbpx
Gestão de Pessoas

Cultura Organizacional

11 fev 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

O que impulsiona equipes em busca de resultados incríveis

Leia também:   
Muito além da entrevista: A estratégia no processo de Recrutamento & Seleção
A força do propósito – para pessoas e empresas

No dicionário a palavra cultura é definida como “conjunto de hábitos e conhecimentos, normas de comportamento ou manifestações que caracterizam uma sociedade”. Parece simples, mas é extremamente difícil definir a cultura, isso porque é intrínseca e não pode ser vista ou tocada, apenas percebida. Nesse sentido, Edgar Schein, grande estudioso e criador do conceito de cultura organizacional  pontuou que “a cultura está para um grupo como que a personalidade ou caráter está para o indivíduo”(SCHEIN, 2017), ou seja, podemos ver os resultados de nossas ações, mas não vemos aquilo que motivou cada uma delas. Nossas ações são baseadas no que acreditamos e aprendemos ao longo da vida, assim como em uma empresa, a cultura deve orientar o comportamento de cada membro da equipe.

A cultura organizacional explica a paixão pela empresa, o motivo pelo qual funcionários trabalham por horas a fio além do expediente (sempre que necessário), o nível de cuidado e entrega nas tarefas do dia a dia, desde a operação até a alta gestão. Isso porque a cultura é um conjunto de hábitos, crenças e normas de uma empresa que está apoiada sobre os pilares do propósito e dos valores, que inspira e conduz os funcionários para o cumprimento dos objetivos propostos através de um alto nível de confiança e comprometimento, com o senso de dono e brilho nos olhos. Quando todos entendem as regras do jogo e vestem a camisa do time, a companhia pode chegar a resultados inimagináveis, mesmo que seja aos quarenta e cinco do segundo tempo, como aconteceu com a unidade da Kordsa no Brasil, que em 2019 foi eleita “A Empresa do Ano” no Guia Você/SA.

A unidade da Kordsa no Brasil está localizada em Camaçari (BA) e produz fios de nylon e poliéster que dão sustentação e proteção aos pneus. Em 2012, prestes a fechar as portas, a companhia enfrentava dificuldades financeiras e um índice de engajamento baixíssimo, apontado na pesquisa de clima feita naquela época. Sem dinheiro para grandes investimentos a estratégia para restabelecer a empresa teve como base as pessoas e a partir daí iniciou-se uma revolução na cultura.

Para gerar comprometimento a área de RH foi dividida em cinco pilares principais: Cuidar, Inspirar, Desenvolver e Celebrar, e o novo propósito“inspirados na vida, reforçamos a vida” – encanta os funcionários e faz menção aos filamentos produzidos pela empresa e sua importância para a segurança dos pneus. Além disso, programas de melhoria contínua, atualização de políticas internas, desenvolvimento da liderança e ouvir o que cada um dos funcionários tem a dizer foram algumas das medidas adotadas pela diretoria da empresa. Nesse novo cenário, para manter e garantir o fortalecimento da cultura, a companhia reestruturou também a forma de contratar novos funcionários: as competências técnicas na Kordsa ficam em segundo plano. O que realmente importa é se o candidato tem o perfil compatível com a nova cultura, que segundo João Augusto Teixeira, CEO e responsável por todo processo de mudança, é “de saber ouvir muito, de compartilhar, reforçar vidas e pensar em como fazer a diferença”.

Mudanças na cultura organizacional como a da Kordsa, são um grande desafio para as empresas. O processo acontece à medida que as empresas entendem que os objetivos e o posicionamento mudaram ou a partir de alterações na estrutura da alta gestão.

Outro desafio da cultura organizacional está em sua manutenção, um processo que nunca terá fim, pois para fortalecer cada vez mais e manter viva a cultura é preciso que haja comunicação adequada, líderes preparados e envolvimento de todos os funcionários, novos ou não.

Como dizia Peter Drucker, um dos maiores nomes da Administração Moderna, “a cultura come a estratégia no café da manhã”. De fato, as estratégias de uma empresa só acontecerão se as pessoas acreditarem genuinamente em cada uma delas. Nesse sentido, a cultura além de diferenciar as empresas umas das outras, impulsiona dia a dia as pessoas a darem seu melhor, para a execução da estratégia e o atingimento dos objetivos do negócio.  

SCHEIN, Edgar H. Cultura Organizacional e Liderança. São Paulo: Atlas, 2017.

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post
A Clínica da Audição, tem duas oportunidades de trabalho para atuar na cidade de Araraquara-SP, para você que é super organizado, adora lidar com pessoas e tem excelente comunicação verbal e escrita!

As vagas disponíveis, são: 

•	Recepcionista 
•	Supervisor de Clínica 

Confira todos os detalhes sobre cada uma das vagas e faça sua inscrição nos links que estão na nossa bio, descritos como “VAGA Recepcionista (Araraquara)” e “VAGA Supervisor de Clínica (Araraquara)”.

Ah, e se você não tem interesse, mas conhece alguém para indicar, compartilhe esse post!
Ei, temos uma vaga incrível na cidade de Matão-SP, para você que está buscando novos desafios na área administrativa.

Confira todos os detalhes:

🏢 EMPRESA: Consigoo
Saiba mais em: https://www.consigoo.com.br/

🔎 ESPERAMOS QUE VOCÊ TENHA
- Ensino Superior concluído ou em andamento
- Será considerado diferencial experiência com documentos e registros de imóveis

📑 QUAIS SERÃO SUAS RESPONSABILIDADES
- Dar suporte aos responsáveis pela empresa realizando contato para agendamento com clientes, checagem e organização de documentos e cadastros em sistema.

E aí, tem interesse? Candidate-se através do link que está na nossa bio em 'VAGA Aux. Administrativo (Matão)' até o dia 15/09 

Ou compartilhe com seus amigos 📲
Se você é super organizado, tem boa comunicação verbal e escrita e é atento aos detalhes, temos uma vaga disponível na área de VENDAS, em um dos nossos clientes em Ribeirão Preto-SP para você:

🛒 VAGA:
Vendedor

🏢 EMPRESA:
Sciarretta Materiais para Construção

🔍 O QUE ESPERAMOS DE VOCÊ:
- Conhecimento das ferramentas do Office
- Conhecimento sobre materiais de construção e experiência anterior com vendas serão considerados diferenciais
- Residir em Ribeirão Preto ou Brodowski

📑 AS ATIVIDADES DO CARGO INCLUEM:
- Atendimento ao cliente presencialmente na loja e através de plataforma digital.
- Elaboração, envio e acompanhamento de orçamentos.
- Prospecção ativa de clientes.

Se interessou? Candidate-se através do link que está na bio 'VAGA Vendedor Ribeirão Preto' até o dia 06/09:

Ah, e se você não tem interesse, mas conhece alguém para indicar, compartilhe!
Dificuldade, aceitação, adaptação, persistência e superação. Isso é tudo que você vai encontrar na Dica da Impulso de hoje. 

Embaladas pelos esportes [afinal, estamos em tempos de Olimpíadas], nossa dica é o filme espanhol “100 metros” disponível na @netflixbrasil 🥇🤸🏽🏄🏻‍♀️🏊🏼‍♂️🏃🏻

Baseado em fatos, o filme retrata a história de Rámon, um executivo que descobre possuir esclerose múltipla, e decide enfrentar a doença ao mesmo tempo em que se prepara para disputar uma prova de Ironman 🏃🏻🏊🏼‍♂️🚴🏼

🚨 Alerta: esse filme vai fazer você sair do sofá e encarar suas metas mais ousadas sem medo do que pode acontecer no caminho! 🤨🤩

Esperamos que você se divirta e se inspire nesta história, que ao mesmo tempo que comove, mostra o poder da determinação de quem não se entrega às adversidades.

Bom filme! 🍿🎬
Se você leu o post anterior e quer aprimorar sua habilidade para delegar, confere aqui nossas 4 dicas 👇🏽👇🏼👇🏾

1️⃣ Treine sua equipe pensando no futuro!
Pense em todas as demandas de trabalho que estão sob sua responsabilidade e que podem ser passadas para alguém da sua equipe. Avalie quem é a melhor pessoa para assumir tais tarefas e o que é que essa pessoa precisa aprender, depois faça um programa de treinamento para prepará-la.

2️⃣ Ofereça instruções detalhadas, de forma escrita e verbal.
Quando for delegar uma atividade, garanta que a pessoa que vai assumir a atividade entendeu corretamente o que precisa ser feito, os prazos, o resultado esperado etc. Como informação nunca é demais, é bacana explicar os detalhes e oferecer um checklist ou instruções de trabalho por escrito. Desta forma, a pessoa que assumiu a atividade consegue lembrar de todos os detalhes.

3️⃣ Mantenha uma rotina de follow up.
Esteja atento e atenta para verificar se a pessoa que acabou de assumir uma determinada tarefa está tendo algum tipo de dificuldade para realizar o que lhe foi pedido. Isso evita que a pessoa perca tempo lidando com dificuldades que poderiam ser superadas com uma simples instrução de alguém mais familiarizado com o assunto.

4️⃣ Ofereça feedback assertivo e constante.
Após as entregas, diga claramente o que precisa ser melhorado. Assim, a pessoa tem a chance de evoluir! 

Gostou das nossas dicas? Então, compartilha esse post com aquele amigo ou amiga que precisa de dicas para delegar! 😉 😉
@impulsoconsult
Fale com a gente!
Saiba como podemos ajudar a impulsionar os resultados da sua empresa
WhatsApp