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Gestão de Pessoas

As pessoas que trabalham para você veem valor na sua marca?

21 Maio 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

No artigo anterior, aqui do Blog da Impulso, trouxemos à tona o conceito de employer branding (ou marca do empregadorem tradução livre), que nada mais é do que a utilização de práticas e técnicas vindas da área de marketing, que aplicadas à área de recursos humanos ajudam as empresas a atrair, engajar e reter bons profissionais. Além disso, trouxemos também algumas informações valiosas sobre o contexto em que o conceito de employer branding foi criado. E agora nossa missão é te ajudar a usá-lo a na construção de um time com os melhores profissionais, capazes de contribuir para que o seu negócio seja um sucesso.

Para estruturar o employer branding, e com isso ter mais sucesso na sua estratégia de gestão de pessoas, você precisa concentrar os esforços no que podemos chamar de “jornada do talento”. A jornada é composta por diversos estágios em que o funcionário passa junto à empresa, tais como (i) atração (para uma oportunidade de trabalho), (ii) engajamento com a empresa e suas atividades, (iii) desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais e (iv) retenção (permanência) ou transição (saída da empresa).

Mas antes de falarmos sobre a aplicação do employer branding em cada uma das etapas da “jornada do talento” é fundamental que a empresa “olhe” para dentro, reflita sobre a sua cultura, sobre os seus valores, analise os dados e feedbacks de quem já passou ou está na empresa, e então, formule sua PVT – “Proposta de Valor para o Trabalhador” (em inglês EVP – “Employee Value Proposition”). É desta forma que mostramos o valor da nossa marca para quem trabalha (ou trabalhará) conosco em nossas empresas.

A “Proposta de Valor para o Trabalhador” é a linha mestre que orientará a elaboração da estratégia e a condução dos processos relacionados às etapas da “jornada do talento” acima mencionadas, além de ajudar a empresa a identificar o que ela tem DE MELHOR para oferecer para seus potenciais futuros funcionários. É, em resumo, um levantamento detalhado sobre os diferenciais da empresa e da vaga em relação ao mercado – aquilo que fará o profissional QUERER MUITO estar na sua empresa e não em outra.

A elaboração de uma PVT precisa levar em consideração aspectos como:

1. Carreira: o que a empresa tem a oferecer em termos de progressão profissional, formação e performance. Até onde os profissionais que trabalham contigo podem crescer e se desenvolver? Quanto a sua empresa irá contribuir para a carreira deles?

2. Cultura Organizacional (ou Reputação): clima organizacional, comunicação e valores da empresa. Neste ponto é hora de comunicar muito bem sobre quais são os valores que regem a empresa, em que acredita e em qual é a reputação.  Neste ponto vale lembrar que estamos nos referindo ao O QUE SE FAZ nas empresas, e não ao que GOSTARIAM DE FAZER.

3. Ambiente de trabalho: aqui levamos em consideração as vantagens relacionadas à estrutura física, autonomia para realização do trabalho, alinhamentos sobre performance e acordos de trabalho (como flexibilização de jornada, home office e afins). A compreensão sobre o ambiente ajuda a deixar claro quais são “as regras do jogo” válidas na empresa.

4. Compensações: são aspectos relacionados diretamente à remuneração e incentivos (como bônus, comissões etc).

5. Benefícios: são dados relacionados à oferta de itens relacionados ao bem-estar e segurança custeados pela empresa (mesmo que parcialmente), tais como planos de saúde, seguros, previdências e afins.

Uma vez realizadas as análises dos aspectos acima e elaborada a PVT, é hora de utilizá-la para elaborar as etapas da “jornada do talento”. Mas isso é assunto para o nosso próximo artigo.

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*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

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Nossa dica de hoje é especial para todos aqueles que colocam o coração em tudo que fazem! 😍

Se intensidade é o seu segundo nome, você vai AMAR ouvir a entrevista incrível realizada pela equipe do @podcastatitudeempreendedora com Paulo Correa, CEO da C&A 👚👖👗

Gravado no início da pandemia, Paulo fala sobre como o trabalho remoto promoveu um aumento significativo da colaboração entre as pessoas, sobre a humanização das empresas e sobre quais são os fatores decisivos para contratar um profissional para seu time.

Paulo é um daqueles líderes intensos, que coloca o coração nas relações, que ouve atentamente e que sabe que, quanto mais os líderes se conhecem mais são capazes de influenciar e conduzir as pessoas a sua volta.

Se você, assim como nós, está sempre buscando ser um gestor ou gestora melhor, com certeza vai curtir essa dica! 🤩😉
Você já parou para pensar sobre quando é a hora de mudar de ideia sobre algo? 🤔💭

Se você tem uma ideia e vem trabalhando duramente nela, mas não tem conseguido atingir os resultados que deseja ou precisa, talvez seja interessante avaliar se não é hora de abandonar o plano inicial e mudar os rumos ⬆️↗️

É sempre frustrante abandonar um projeto que parecia incrível. A sensação de que está fazendo as coisas erradas ou de não saber como atingir os resultados com certeza causam muito desanimo e frustração 😔

Mas é justamente nessa hora – do desanimo e frustração - que você precisa se lembrar que o caminho do empreendedorismo não é linear e que há inúmeras possibilidades a serem aproveitadas, que você só irá descobrir na hora que tirar o foco do problema e começar a focar em buscar novas soluções 💡

Se você tiver um olhar atento [a gente te ajuda com isso, tá?!] você poderá mudar completamente seu produto/serviço, estratégia comercial, metas financeiras, forma de gerir a equipe, e tudo o mais que achar necessário para ser um sucesso! 🤩

Conta pra gente: tem algum projeto aí que merece ser repensado, reformulado ou abandonado?
É super comum as pessoas acharem que a área financeira é a área mais importante da empresa, porque é a que controla o dinheiro. Mas isso não passa de um enorme MITO! 👎🏾

A área financeira é uma área de suporte, que ajuda a empresa a entender se as estratégias comercial e operacional são financeiramente viáveis e rentáveis, que faz as transações financeiras [pagar e receber] e que controla e analisa os números para garantir que tudo está saindo conforme planejado 🔎📈📊

Não existe, em uma empresa, uma área mais importante que as outras. Todas as áreas são importantes!

É fundamental que todas trabalhem juntas, dando informações e suporte umas às outras, para que todas possam oferecer as melhores soluções para os clientes. Afinal, o sucesso é construído em conjunto! 🤝🏆
Todos os dias surgem milhares de ideias. Algumas incríveis, outras bem simples 💡

Muitas ideias incríveis morrem logo após surgirem. Algumas ideias simples tornam-se um sucesso.

O que faz uma ideia ser um sucesso não tem a ver com ser incrível, inédita ou revolucionária. O que faz uma ideia ser um sucesso é a forma como ela é EXECUTADA 💪🏽⚒️

Depois de ter uma ideia, que é O QUE você quer fazer, você precisa investir tempo em estudar e planejar a forma COMO você vai fazer essa ideia funcionar. E, depois disso, trabalhar duramente [e sem pressa] para executar cada passo do seu plano com excelência.

Parece simples. Mas sabemos que não é! 😥

Para executar um plano com excelência é preciso ser apaixonado pelo problema a ser resolvido, e não pela ideia em si.

Então, preocupe-se mais em EXECUTAR COM EXCELÊNCIA do que em ter ideias mirabolantes. Afinal, como sabiamente disse o Andy, “Ideias são fáceis. Execução é tudo.” 🚀👊🏼
Você já parou para pensar sobre...

❓Quem precisa do serviço/produto que você vende?
❓Por que esse potencial cliente precisa desse produto/serviço?
❓Por que esse potencial cliente precisa comprar de você e não do seu concorrente?

Analisar essas questões permite que você avalie se:
• o tipo de produto/serviço que você oferece é o que o seu público realmente deseja/precisa.
• a qualidade oferecida atinge as necessidades e expectativas.
• o preço é competitivo e reflete o valor do produto/serviço.
• a forma de apresentação é atrativa.
• a forma de se comunicar é eficiente [meios de comunicação, vocabulário utilizado, material de propaganda etc.].

Se você costuma avaliar essas questões, então, com certeza está na liderança! 🥇

Se não costuma avaliar porque não sabe muito bem como fazer isso, clica no link na nossa bio e agenda o seu diagnóstico de gestão gratuito, que nós te ajudamos com essa missão!
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