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Gestão de Pessoas

Muito além da entrevista

06 jan 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

A estratégia no processo de Recrutamento & Seleção

Você muito provavelmente já ouviu alguém dizer que as pessoas são o diferencial competitivo das organizações. Sim, elas são mesmo!

Através do conhecimento que possuem sobre os processos, os mercados e as estratégias para o negócio, as pessoas são capazes de analisar e propor estratégias de inovação e solução de problemas para as empresas. Sob esta perspectiva, as pessoas são o principal diferencial competitivo das empresas, pois elas podem ter as mesmas tecnologias, mas é impossível que duas delas tenham uma equipe com o mesmo conhecimento, perfil e capacidade de execução. E a construção dessas equipes, que promovem o sucesso das empresas, tem início no processo de Recrutamento & Seleção.

Ainda hoje, há quem acredite que o processo de R&S existe apenas como uma mera formalidade para preencher rapidamente uma vaga de trabalho. Contudo quando bem estruturado, é ele que garante que a empresa tenha os melhores profissionais capazes de produzir os melhores resultados, e por isso este é um dos processos mais importantes para qualquer empresa de sucesso.

Sendo o processo de R&S a porta de entrada para profissionais talentosos [ou não] nas empresas, os profissionais de Recrutamento & Seleção e cada etapa do processo devem estar alinhados com o propósito, a cultura e os objetivos estratégicos. Dessa forma é possível atrair e selecionar candidatos com as competências técnicas, comportamentais e que tenham compatibilidade com os valores organizacionais. Caso contrário, a contratação do novo profissional, ao invés de contribuir para a solução de problemas, poderá trazer ainda mais transtornos para o gestor responsável, à equipe da qual faz parte e o negócio como um todo. Além disso, o próprio profissional pode ter o seu desenvolvimento, cumprimento de seus deveres e motivação comprometidos.

Um bom exemplo para ilustrar este processo é a Ambev. A cervejaria sempre foi muito conhecida pela cultura forte de trabalho pesado e pela obsessão por resultados. Há algum tempo, em algumas entrevistas, executivos da companhia chegaram a dizer que a empresa não é para todo mundo. Segundo eles, sempre existiriam pessoas que se identificariam com a cultura da empresa que é famosa pela busca obsessiva por resultados. Nesse período, a Ambev buscava profissionais que se adequassem à essa cultura. Pessoas muito resilientes, com alta capacidade de execução e com foco em resultados sempre estiveram à frente nos processos de seleção. A cultura por resultados sempre foi tão marcante que algumas pessoas que não se identificavam com ela sequer se inscreviam para os processos seletivos. No entanto, nos últimos anos a Ambev, estrategicamente redefiniu sua cultura já que o posicionamento antigo não fazia mais sentido para os rumos que a companhia pretendia tomar e, com isso, a forma de contratar também mudou. Várias ações voltadas à comunicação do novo jeito Ambev foram colocadas em prática e hoje o foco do processo de R&S da cervejaria está em atrair e desenvolver talentos de perfis variados e que sejam compatíveis com essa nova cultura.  

Para que as empresas possam ter um processo de R&S minimamente saudável – e estratégico – são necessárias algumas etapas básicas, tais como:

  • Alinhar as informações sobre a área e as responsabilidades do cargo disponível;
  • Definir as competências técnicas, comportamentais e etapas do processo;
  • Elaborar a descrição da vaga e planejar a divulgação de modo que atinja potenciais candidatos;
  • Identificar e selecionar os candidatos com perfil mais aderente à vaga.

Certa vez, Frederick Taylor, considerado o “pai” da Administração Científica, proferiu a seguinte frase: “The right man on the right place”, que significa “Homem certo no lugar certo”. Taylor faleceu em 1915, mas ainda nos dias de hoje, essa conhecida frase continua fazendo sentido. Quando as empresas têm as pessoas certas nos lugares certos e cuidam do desenvolvimento delas, os resultados estão no aumento da produtividade, na redução de custos com admissão, demissão, integração e treinamento de novos funcionários, na redução do turnover ou taxa de rotatividade de pessoal, na manutenção e fortalecimento das equipes, da cultura e do clima organizacional. O processo de Recrutamento & Seleção, de forma estratégica, faz com que os olhares da empresa e dos funcionários estejam voltados para um objetivo comum. Com as energias aplicadas na mesma direção, o sucesso é certo e todos ganham: a empresa que garante maior rentabilidade e competitividade enquanto as pessoas desfrutam do crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

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Nossa dica de hoje é especial para todos aqueles que colocam o coração em tudo que fazem! 😍

Se intensidade é o seu segundo nome, você vai AMAR ouvir a entrevista incrível realizada pela equipe do @podcastatitudeempreendedora com Paulo Correa, CEO da C&A 👚👖👗

Gravado no início da pandemia, Paulo fala sobre como o trabalho remoto promoveu um aumento significativo da colaboração entre as pessoas, sobre a humanização das empresas e sobre quais são os fatores decisivos para contratar um profissional para seu time.

Paulo é um daqueles líderes intensos, que coloca o coração nas relações, que ouve atentamente e que sabe que, quanto mais os líderes se conhecem mais são capazes de influenciar e conduzir as pessoas a sua volta.

Se você, assim como nós, está sempre buscando ser um gestor ou gestora melhor, com certeza vai curtir essa dica! 🤩😉
Você já parou para pensar sobre quando é a hora de mudar de ideia sobre algo? 🤔💭

Se você tem uma ideia e vem trabalhando duramente nela, mas não tem conseguido atingir os resultados que deseja ou precisa, talvez seja interessante avaliar se não é hora de abandonar o plano inicial e mudar os rumos ⬆️↗️

É sempre frustrante abandonar um projeto que parecia incrível. A sensação de que está fazendo as coisas erradas ou de não saber como atingir os resultados com certeza causam muito desanimo e frustração 😔

Mas é justamente nessa hora – do desanimo e frustração - que você precisa se lembrar que o caminho do empreendedorismo não é linear e que há inúmeras possibilidades a serem aproveitadas, que você só irá descobrir na hora que tirar o foco do problema e começar a focar em buscar novas soluções 💡

Se você tiver um olhar atento [a gente te ajuda com isso, tá?!] você poderá mudar completamente seu produto/serviço, estratégia comercial, metas financeiras, forma de gerir a equipe, e tudo o mais que achar necessário para ser um sucesso! 🤩

Conta pra gente: tem algum projeto aí que merece ser repensado, reformulado ou abandonado?
É super comum as pessoas acharem que a área financeira é a área mais importante da empresa, porque é a que controla o dinheiro. Mas isso não passa de um enorme MITO! 👎🏾

A área financeira é uma área de suporte, que ajuda a empresa a entender se as estratégias comercial e operacional são financeiramente viáveis e rentáveis, que faz as transações financeiras [pagar e receber] e que controla e analisa os números para garantir que tudo está saindo conforme planejado 🔎📈📊

Não existe, em uma empresa, uma área mais importante que as outras. Todas as áreas são importantes!

É fundamental que todas trabalhem juntas, dando informações e suporte umas às outras, para que todas possam oferecer as melhores soluções para os clientes. Afinal, o sucesso é construído em conjunto! 🤝🏆
Todos os dias surgem milhares de ideias. Algumas incríveis, outras bem simples 💡

Muitas ideias incríveis morrem logo após surgirem. Algumas ideias simples tornam-se um sucesso.

O que faz uma ideia ser um sucesso não tem a ver com ser incrível, inédita ou revolucionária. O que faz uma ideia ser um sucesso é a forma como ela é EXECUTADA 💪🏽⚒️

Depois de ter uma ideia, que é O QUE você quer fazer, você precisa investir tempo em estudar e planejar a forma COMO você vai fazer essa ideia funcionar. E, depois disso, trabalhar duramente [e sem pressa] para executar cada passo do seu plano com excelência.

Parece simples. Mas sabemos que não é! 😥

Para executar um plano com excelência é preciso ser apaixonado pelo problema a ser resolvido, e não pela ideia em si.

Então, preocupe-se mais em EXECUTAR COM EXCELÊNCIA do que em ter ideias mirabolantes. Afinal, como sabiamente disse o Andy, “Ideias são fáceis. Execução é tudo.” 🚀👊🏼
Você já parou para pensar sobre...

❓Quem precisa do serviço/produto que você vende?
❓Por que esse potencial cliente precisa desse produto/serviço?
❓Por que esse potencial cliente precisa comprar de você e não do seu concorrente?

Analisar essas questões permite que você avalie se:
• o tipo de produto/serviço que você oferece é o que o seu público realmente deseja/precisa.
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Se você costuma avaliar essas questões, então, com certeza está na liderança! 🥇

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