Gestão de Pessoas

Muito além da entrevista

06 jan 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

A estratégia no processo de Recrutamento & Seleção

Você muito provavelmente já ouviu alguém dizer que as pessoas são o diferencial competitivo das organizações. Sim, elas são mesmo!

Através do conhecimento que possuem sobre os processos, os mercados e as estratégias para o negócio, as pessoas são capazes de analisar e propor estratégias de inovação e solução de problemas para as empresas. Sob esta perspectiva, as pessoas são o principal diferencial competitivo das empresas, pois elas podem ter as mesmas tecnologias, mas é impossível que duas delas tenham uma equipe com o mesmo conhecimento, perfil e capacidade de execução. E a construção dessas equipes, que promovem o sucesso das empresas, tem início no processo de Recrutamento & Seleção.

Ainda hoje, há quem acredite que o processo de R&S existe apenas como uma mera formalidade para preencher rapidamente uma vaga de trabalho. Contudo quando bem estruturado, é ele que garante que a empresa tenha os melhores profissionais capazes de produzir os melhores resultados, e por isso este é um dos processos mais importantes para qualquer empresa de sucesso.

Sendo o processo de R&S a porta de entrada para profissionais talentosos [ou não] nas empresas, os profissionais de Recrutamento & Seleção e cada etapa do processo devem estar alinhados com o propósito, a cultura e os objetivos estratégicos. Dessa forma é possível atrair e selecionar candidatos com as competências técnicas, comportamentais e que tenham compatibilidade com os valores organizacionais. Caso contrário, a contratação do novo profissional, ao invés de contribuir para a solução de problemas, poderá trazer ainda mais transtornos para o gestor responsável, à equipe da qual faz parte e o negócio como um todo. Além disso, o próprio profissional pode ter o seu desenvolvimento, cumprimento de seus deveres e motivação comprometidos.

Um bom exemplo para ilustrar este processo é a Ambev. A cervejaria sempre foi muito conhecida pela cultura forte de trabalho pesado e pela obsessão por resultados. Há algum tempo, em algumas entrevistas, executivos da companhia chegaram a dizer que a empresa não é para todo mundo. Segundo eles, sempre existiriam pessoas que se identificariam com a cultura da empresa que é famosa pela busca obsessiva por resultados. Nesse período, a Ambev buscava profissionais que se adequassem à essa cultura. Pessoas muito resilientes, com alta capacidade de execução e com foco em resultados sempre estiveram à frente nos processos de seleção. A cultura por resultados sempre foi tão marcante que algumas pessoas que não se identificavam com ela sequer se inscreviam para os processos seletivos. No entanto, nos últimos anos a Ambev, estrategicamente redefiniu sua cultura já que o posicionamento antigo não fazia mais sentido para os rumos que a companhia pretendia tomar e, com isso, a forma de contratar também mudou. Várias ações voltadas à comunicação do novo jeito Ambev foram colocadas em prática e hoje o foco do processo de R&S da cervejaria está em atrair e desenvolver talentos de perfis variados e que sejam compatíveis com essa nova cultura.  

Para que as empresas possam ter um processo de R&S minimamente saudável – e estratégico – são necessárias algumas etapas básicas, tais como:

  • Alinhar as informações sobre a área e as responsabilidades do cargo disponível;
  • Definir as competências técnicas, comportamentais e etapas do processo;
  • Elaborar a descrição da vaga e planejar a divulgação de modo que atinja potenciais candidatos;
  • Identificar e selecionar os candidatos com perfil mais aderente à vaga.

Certa vez, Frederick Taylor, considerado o “pai” da Administração Científica, proferiu a seguinte frase: “The right man on the right place”, que significa “Homem certo no lugar certo”. Taylor faleceu em 1915, mas ainda nos dias de hoje, essa conhecida frase continua fazendo sentido. Quando as empresas têm as pessoas certas nos lugares certos e cuidam do desenvolvimento delas, os resultados estão no aumento da produtividade, na redução de custos com admissão, demissão, integração e treinamento de novos funcionários, na redução do turnover ou taxa de rotatividade de pessoal, na manutenção e fortalecimento das equipes, da cultura e do clima organizacional. O processo de Recrutamento & Seleção, de forma estratégica, faz com que os olhares da empresa e dos funcionários estejam voltados para um objetivo comum. Com as energias aplicadas na mesma direção, o sucesso é certo e todos ganham: a empresa que garante maior rentabilidade e competitividade enquanto as pessoas desfrutam do crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post