Impulsionando Negócios

A Força do Propósito – Para Pessoas e Empresas

04 jul 2019 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

Propósito é a simples razão pela qual alguém ou alguma coisa existe. É o que motiva as pessoas e empresas a empregarem todos os dias seus melhores esforços para fazerem algo da melhor forma que lhes é possível.

Um propósito claro é o que guia pessoas e empresas em suas vidas, e aqui falamos especificamente sobre a vida profissional e empresarial. Não há nenhuma estratégia de gestão que seja capaz de te fazer prosperar se você não tem um propósito claro e compartilhados entre empresa e equipes. De outro lado, planos de negócios e metas sobre resultados são positivamente afetados quando pessoas e empresas têm clareza do que estão buscando, sabem o caminho que tem a percorrer e, sobretudo, se sentem orgulhosas ao fazê-lo.

Você já pensou sobre:

  • Qual a razão pela qual você e sua empresa existem?
  • Quem se importa com a sua existência e de sua empresa?
  • Quais os impactos você e sua empresa causam no ambiente em que estão inseridos?

Esses são alguns dos questionamentos que devemos fazer para entender sobre o propósito das empresas e das pessoas, e se você consegue responder às perguntas acima, não importa se você tem uma empresa ou trabalha em uma: você tem clareza do seu propósito. Anote ele ai!

Muitas empresas e pessoas imaginam que seus propósitos sejam apenas ter lucros crescentes e melhores salários, e isso certamente é algo que se deseja, mas não é a razão pela qual existimos.

Sabendo que para ter resultados incríveis precisamos empregar nossos melhores esforços, tempo e ideias, faz sentido para você que tanto empenho seja usado para fazer algo que você se orgulhe, sinta orgulho e seja recompensado por isso, ou só algum dinheiro já é suficiente? Saber como você quer ser lembrado no futuro é uma outra forma bacana de analisar a seu propósito.

A esse ponto você já percebeu se você tem clareza do seu propósito, certo? E como é que ocorre o alinhamento do propósito entre pessoas e empresas?

Empresas que tem um propósito bem definido costumam atrair profissionais que também tem um grande senso de propósito em suas próprias vidas, e essa é uma verdade especialmente quando falamos dos millenials – profissionais nascidos entre 1980 e 2000 – que desejam trabalhar em empresas que tenham propósitos similares aos seus e que compartilhem dos mesmos valores e perspectiva de futuro. Diferente das gerações anteriores que procuravam prioritariamente por segurança financeira, os millenials entendem que remuneração e realização pessoal não são mutuamente excludentes e sim possíveis de coexistirem. É uma geração que não quer mais apenas se orgulhar do que conquistou, mas também quer imprimir sua marca no mundo [família, comunidade, empresas] e se orgulhar disso.

Nas empresas onde os propósitos são bem definidos é comum perceber que as pessoas não “estão lá por algumas horas em troca do salário”, mas geralmente tem um grande “senso de pertencimento” e se orgulham do que fazem, o que faz com que o nível de dedicação seja acima do que é percebido em empresas onde o propósito não é claro. E, quando se tem orgulho do trabalho que realiza esse sentimento se dissemina e acaba tornando a empresa um lugar atraente para outros bons profissionais. Em resumo: empresas onde as pessoas têm orgulho de trabalhar são mais propensas a terem equipes com melhores qualificações e mais comprometidas.

Também se percebe uma clara diferença no que se refere à qualidade gestão, pois, os gestores que sabem exatamente para onde devem ir conseguem facilitar o trajeto das suas equipes para que elas persigam os objetivos propostos, o que cria um ambiente mais proativo e menos reativo às demandas das empresa.

Quando há crescimento e desenvolvimento das pessoas e das empresas, quando as pessoas estão orgulhosas e felizes por estarem naquele ambiente compartilhando seus desafios e quando todos entendem que o trabalho que fazem atendem a um propósito maior do que a tarefa em si, então, pessoas e empresas estão em alinhados com seus propósitos. É nesse ponto que qualquer planejamento estratégico e metas se tornam mais factíveis e menos extenuantes: é o ambiente ideal para encarar os desafios impostos por uma economia cada vez mais competitiva.

A fórmula do sucesso não é simples, mas ela começa pelo propósito. Se o seu alicerce [propósito] está bem colocado [claro e conhecido], suas chances de construir algo de sucesso é significativamente maior que a as chances da maioria [dos seus concorrentes].

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consultoria. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post