fbpx
Finanças Corporativas

Para onde vai o dinheiro da sua empresa?

23 jul 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

As diferenças fundamentais entre gasto, investimento, custo e despesas

Quando as empresas precisam analisar os resultados de seus negócios, geralmente as atenções se voltam para o fluxo de caixa. E a principal razão para que isso aconteça é o fato de que a disponibilidade de dinheiro é, no final do dia, a única coisa que de fato interessa para qualquer empresa.

No entanto, mesmo considerando que a análise e gestão do fluxo de caixa sejam extremamente importantes para a saúde dos negócios, é inviável utilizá-lo como principal, ou mesmo única, fonte de informações para análise da performance empresarial. Isso porque o fluxo contempla as entradas e saídas de dinheiro, mas nem de longe explica a dinâmica dos negócios e o motivo pelos quais cada entrada e desembolso acontece daquela forma.

Se nos artigos anteriores falamos longamente sobre o processo de prospecção, que se realizado com qualidade e consistência tem grandes chances de se transformar em vendas e, portanto, em receitas e recebimentos, neste artigo vamos concentrar nossa atenção nos diferentes tipos de desembolsos realizados pelas empresas.

Quando se fala em desembolso, nos referimos à toda saída de dinheiro do caixa da empresa. Contudo, há diferentes tipos de desembolsos e é importante termos em mente que cada um deles tem um impacto diferente sobre os resultados dos negócios. Os conceitos que vamos explorar aqui são gastos, investimento, custos e despesas.

Vale comentar que, como a função deste artigo é explicar, exemplificar e simplificar os conceitos para melhorar a gestão das empresas, não nos apegaremos aos rigores da literatura. Sendo assim, recomendamos para quem quiser aprofundar-se no tema a leitura do livro “Contabilidade de Custos” do Professor Eliseu Martins1.

Quando uma empresa compra qualquer produto ou serviço ela realiza um gasto, e esse gasto pode se referir a um investimento, custo ou despesa.Este gasto não se torna um desembolso no exato momento em que ocorre, pois, o pagamento deste produto ou serviço pode acontecer em qualquer momento que não o da aquisição. Ou seja, pode ser pago antecipada ou futuramente.

Um gasto pode ser considerado investimento quando o produto ou serviço comprado passa a fazer parte do ativo permanente da empresa, devido ao fato de possuírem uma vida útil longa e/ou por gerarem benefícios em períodos futuros para as empresas. Por exemplo, pense em gastos com máquinas e mão-de-obra. As máquinas são bens que tem uma vida útil longa e que por longos períodos gerarão benefícios para a empresa. Sob essa lógica, os serviços de instalação destas máquinas também devem ser considerados investimentos, pois, são parte fundamental para que elas funcionem.

Já os custos, diferentemente dos investimentos, são gastos relativos a bens e serviços utilizados imediata e diretamente na produção de outros bens e serviços. Numa indústria de bolachas, por exemplo, a lista de custos é composta por itens como farinha, açúcares, aromatizantes, conservantes, energia elétrica e o salário dos operadores das máquinas, entre outras. Ou seja, itens utilizados no momento da produção e que são transformados em outros itens que serão vendidos pela empresa.

As despesas, por sua vez, são todos aqueles gastos realizados, direta ou indiretamente, para o funcionamento da empresa e obtenção de receitas. Ou seja, se referem a produtos e serviços não envolvidos diretamente no processo de fabricação ou prestação de serviços, mas que são realizados com o intuito de fazer a empresa funcionar. Gastos como materiais de escritório, produtos de limpeza e o cafezinho são exemplos clássicos de despesas: são importantes para a empresa funcionar, mas não geram benefícios futuros, como os investimentos, e nem são aplicados diretamente na produção do bens e serviços que serão vendidos.

Considerando as diferenças entre custo, despesa e investimento é possível refinar nossas análises sobre os resultados das empresas, em busca de otimização dos mesmos. Vamos a um exemplo simplificado: uma empresa verifica em seu fluxo de caixa que os desembolsos estão maiores que as entradas e decide que precisa cortar gastos. O ponto crucial passa a ser qual gasto cortar. Considerando o fato de que investimentos geram benefícios futuros, custos são aplicados diretamente no processo produtivo e despesas são gastos imediatos envolvidos no funcionamento da empresa, por onde você começaria os cortes? E no caso de uma empresa de alimentos que possui R$ 1.000,00 disponível e a área industrial solicita um equipamento novo, a área administrativa solicita a confecção de novos cartões de visitas e a área de pesquisa e desenvolvimento sugere a utilização de um ingrediente que deixará o produto mais saboroso. Para qual área você destinaria os tais R$ 1.000,00?

Para te ajudar a refinar a sua análise sobre alocação dos recursos da sua empresa, nos próximos artigos vamos explorar mais a fundo cada um dos tipos de gastos, para que você possa tomar decisões que sejam capazes de maximizar os resultados do seu negócio.

Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. São Paulo: Atlas, 2009.

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post
Você saberia responder rapidamente quais são os maiores problemas a sua empresa enfrenta hoje? 🤔🤨

É uma pergunta simples e a resposta geralmente está na ponta da língua. As respostas mais comuns são faturamento baixo, falta de dinheiro, equipe desmotivada e desorganização.

Mas, e se te perguntarmos o que é que está causando esses problemas? Seria fácil de responder? Talvez nem tão fácil assim, certo?!

Para entender mais sobre como resolver os muitos problemas que aparecem todos os dias, é fundamental que você 👇🏽

✔️ Separe uns minutinhos do seu dia para analisar um problema específico.

✔️ Faça uma lista das prováveis causas desse problema.

✔️Ao lado de cada causa, liste as ações que estão ao seu alcance para contornar o problema que está instalado, e as ações que precisam ser feitas para evitar que ele volte a acontecer.

✔️ Monte um calendário simples, colocando prazos para realização de cada uma das ações. Lembre-se que você não precisa resolver tudo de uma vez, nesta semana. Você precisa fazer um pouco por dia, todos os dias!

Apenas quando você tem clareza sobre o que está acontecendo é que você consegue ter clareza sobre o que precisa ser feito para se livrar dos problemas! 

Se você precisar de ajuda para fazer o seu plano de ação para se livrar dos problemas de gestão da sua empresa, clica no link na nossa bio e agenda o seu diagnóstico de gestão. É GRATUITO! 👊🏼🚀
Pareto foi um sociólogo, cientista político e economista italiano, que no início do século 20 realizou análises constatando que 80% das consequências observadas em seus experimentos era originadas por 20% das causas. Em razão de seus experimentos surgiu o Princípio de Pareto ou Lei 80/20 🧔🏻🔎📄📚

Então, se 80% dos resultados são gerados por 20% dos esforços realizados, é fundamental que você identifique quais são esses 20% responsáveis por maior parte dos seus resultados, e tenha foco total em realizá-los da melhor forma possível 💪🏽🏅

Para aplicar o Princípio de Pareto no seu negócio, e assim ter foco no que realmente gera resultados, é fundamental que você faça um acompanhamento detalhado da performance da sua empresa, para entender:

❓ De onde vem o seu faturamento? Quais produtos/serviços são as estrelas do seu negócio e garantem a maior parte do seu faturamento?
❓ Quais são suas ações de marketing que tem maior retorno?
❓ De onde vem a maior parte dos seus clientes?

Se você analisar os dados, vai perceber que há alguns pontos super fortes no seu negócio que merecem atenção especial, pois, são eles que farão sua empresa decolar! 🚀

Se você não está conseguindo identificar esses pontos fortes porque não tem dados suficientes, clica no link na nossa bio e agenda o seu diagnóstico de gestão gratuito, e nós te ajudamos a organizar seus dados e a planejar para fazer seus 20% de esforço virarem 80% de resultado! 👊🏼👊🏼
Se você é um Desenvolvedor de Software criativo, que gosta de solucionar problemas, tem excelente comunicação verbal e escrita e adora analisar dados, um de nossos clientes, a TECHS, tem uma super vaga para atuar em Araraquara-SP. 

Confira os requisitos e atribuições e candidate-se:

👩🏽‍💻 VAGA: 
Desenvolvedor de Software 

🔍 O QUE ESTAMOS BUSCANDO:
- Conhecimento em Linguagem de Programação C# ou .NET 
- Conhecimento em Linguagem Banco de Dados Transact SQL

🏅 SERÁ UM DIFERENCIAL SE VOCÊ TIVER:
- Experiência anterior com desenvolvimento ambiente WEB

📄 QUAIS SERÃO SUAS RESPONSABILIDADES: 
- Monitoramento, manutenção e performance de Sistema ERP
- Análise de cenários, proposição para solução de problemas e atualizações de sistemas

Se você tem interesse, candidate-se através do link que está na nossa bio em 'VAGA Desenvolvedor de Software' até o dia 25/05. 

Ah, e se você não tem interesse, mas conhece alguém para indicar, fique à vontade para compartilhar!

🤝 Sobre nosso cliente: 
A Techs é especialista em desenvolver soluções e fornecer produtos e serviços de TI, nas áreas de: acesso internet, redes, desenvolvimento e hospedagem de sites, e na produção de softwares e sistemas.

Saiba mais em: 
https://www.techs.net.br/
Nossa dica de hoje é especial para todos aqueles que colocam o coração em tudo que fazem! 😍

Se intensidade é o seu segundo nome, você vai AMAR ouvir a entrevista incrível realizada pela equipe do @podcastatitudeempreendedora com Paulo Correa, CEO da C&A 👚👖👗

Gravado no início da pandemia, Paulo fala sobre como o trabalho remoto promoveu um aumento significativo da colaboração entre as pessoas, sobre a humanização das empresas e sobre quais são os fatores decisivos para contratar um profissional para seu time.

Paulo é um daqueles líderes intensos, que coloca o coração nas relações, que ouve atentamente e que sabe que, quanto mais os líderes se conhecem mais são capazes de influenciar e conduzir as pessoas a sua volta.

Se você, assim como nós, está sempre buscando ser um gestor ou gestora melhor, com certeza vai curtir essa dica! 🤩😉
Você já parou para pensar sobre quando é a hora de mudar de ideia sobre algo? 🤔💭

Se você tem uma ideia e vem trabalhando duramente nela, mas não tem conseguido atingir os resultados que deseja ou precisa, talvez seja interessante avaliar se não é hora de abandonar o plano inicial e mudar os rumos ⬆️↗️

É sempre frustrante abandonar um projeto que parecia incrível. A sensação de que está fazendo as coisas erradas ou de não saber como atingir os resultados com certeza causam muito desanimo e frustração 😔

Mas é justamente nessa hora – do desanimo e frustração - que você precisa se lembrar que o caminho do empreendedorismo não é linear e que há inúmeras possibilidades a serem aproveitadas, que você só irá descobrir na hora que tirar o foco do problema e começar a focar em buscar novas soluções 💡

Se você tiver um olhar atento [a gente te ajuda com isso, tá?!] você poderá mudar completamente seu produto/serviço, estratégia comercial, metas financeiras, forma de gerir a equipe, e tudo o mais que achar necessário para ser um sucesso! 🤩

Conta pra gente: tem algum projeto aí que merece ser repensado, reformulado ou abandonado?
@impulsoconsult
Fale com a gente!
Saiba como podemos ajudar a impulsionar os resultados da sua empresa