Como planejar estrategicamente para atingir seus resultados | No último post aqui no Blog começamos a falar sobre planejamento e sobre como OKR [Objectives and Key Results – em português Objetivos e Resultados Chaves] pode ser uma excelente metodologia para quem quer conquistar bons resultados.
O mundo está passando por constantes e significativas mudanças, especialmente na forma de se relacionar com o cliente/consumidor, e é natural que empreendedores e empresas estejam sempre analisando oportunidades de melhorar e diferenciar seus produtos e serviços. E isso é ótimo quando vem acompanhado de foco e compromisso com as suas prioridades.
Em muitos casos, priorizar e trabalhar com foco significa saber dizer não para inúmeras “oportunidades”. Você já se deparou com uma excelente oportunidade para fazer algo que você não havia pensado antes, e que por isso não se programou, não destinou orçamento, não tem recursos para fazer, não colocou no seu cronograma de atividades mas se convenceu de que poderia conseguir bons resultados se o fizesse? Pois é, isso acontece todos os dias. O que faz com que essa oportunidade seja de fato interessante ou não é o quanto ela está alinhada com as suas prioridades e o quanto ela contribui para você alcançar o seu propósito.
Como definimos as nossas prioridades?
Considerando a velocidade com que as mudanças ocorrem atualmente, acreditamos que já não faz mais sentido pensar em um planejamento estratégico detalhado para longo prazo, e em muitos casos 12 meses já é um prazo razoavelmente longo. Obviamente, pessoas e empresas têm projetos de longo prazo, mas é inviável concentrar esforços em todos e realizar tudo de uma só vez. A história das organizações mostra que quem quer fazer tudo, acaba não fazendo nada direito. O planejamento fica superficial, a comunicação entre as pessoas envolvidas fica confusa e a execução é insuficiente [ou até ruim mesmo]. No final de tudo há grandes chances de termos feito muito trabalho e conseguirmos pouco resultado.
Mesmo considerando uma empresa que não tenha grandes ambições de crescimento e que apresente um histórico de desempenho razoavelmente linear, quem é que consegue prever como os mercados, economia e consumidores se comportarão no próximo ano? Quais tecnologias surgirão e alterarão a forma de operar de determinado setor econômico?
Então, considerando a necessidade de se adequar às imprevisíveis mudanças no ambiente de negócios e na necessidade de atingir o máximo de resultados, com a menor quantidade de recursos e no menor tempo possível, passa a fazer sentido a estratégia de segmentar os objetivos ao longo do tempo, talvez por trimestres ou semestres.
A estratégia de reduzir a periodicidade dos objetivos deve, sobretudo, respeitar o ambiente de negócios de cada empresa. Não estamos aqui dizendo para você olhar para o próximo trimestre e esquecer do restante do ano e deixar para pensar nisso só depois. Mas, o que queremos dizer é que a definição de objetivos que não considerem as mudanças do ambiente de negócios é pouco útil, tem o risco de ficar obsoleta rapidamente e, sendo assim, pode não servir ao seu propósito.
Com a segmentação dos objetivos para periodicidades menores, passa a ser mais viável concentrar os esforços em alguns poucos e importantes desafios que te ajudarão a “subir um degrau a mais” para a realização do propósito da sua empresa, além de demandar menos recursos [o que pode ser bem interessante considerando a atual situação econômica do Brasil]. Sendo assim, para definir objetivos estratégicos vale a máxima “Menos é Mais”.
Via de regra, 3 ou 4 objetivos estratégicos são mais fáceis de serem entendidos pelas equipes, geram maior engajamento e tornam os planos de ação [o COMO fazer] mais simples de serem definidos e executados.
Mas, como definir os tais 3 ou 4 objetivos? A resposta é: o que é mais importante para o seu negócio? O que é que vai fazer a diferença para a sua empresa? Quais problemas você quer resolver primeiro? Quais resultados você quer impulsionar primeiro?
Então, o nosso check list para você pensar sobre a definição dos seus objetivos é:
- Você tem clareza do seu propósito? Suponho que já tenha, o que é ótimo! Se não tem, clique aqui e dê uma olhada no que falamos sobre o tema.
- Faça a lista DO QUE precisa ser ALCANÇADO para realizar o seu propósito, listando por ordem de prioridade. Aqui não falamos de tarefas, e sim de objetivos significativos.
- De acordo com a sua lista, escolha 3 ou 4 objetivos e defina qual o espaço de tempo você tem para atingi-los.
- Escolhidos os objetivos, vamos relacionar quais são os RESULTADOS ESPERADOS para cada um deles. A definição dos resultados esperados é um bom termômetro para entender se os seus objetivos são de fato prioritários, pois quando você verifica o que conseguirá com esse objetivo você entende se esse resultado vai te ajudar a evoluir ou se é algo interessante mas que pode esperar. Essa definição faz com que você maximize todos os seus investimentos [de tempo, de pessoas trabalhando no projeto e de dinheiro investido].
Usando o exemplo do texto anterior, vamos definir os objetivos do “Time de Pingue-Pongue”.
1. PROPÓSITO: promover saúde através da prática de esporte
2. O QUE PRECISA SER FEITO: os organizadores do time identificaram 3 principais objetivos, mas só tem recursos [pessoas e dinheiro] para trabalhar em um deles.
i. Ter muitos atletas no circuito mundial em 2020.
ii. Ter uma ação de marketing regional para que ganhem visibilidade entre atletas amadores.
iii. Fazer parcerias com empresas do segmento de saúde e alimentação saudável para alavancar a imagem entre atletas amadores.
3. OBJETIVO ESCOLHIDO PARA O PRÓXIMO SEMESTRE: ser líder nacional na classificação de atletas amadores competindo no circuito mundial de pingue-pongue até 2020
4. RESULTADOS ESPERADOS:
i. Ter 10 atletas qualificados [por que sabem que o melhor time tem apenas 7 – com isso serão líderes]
ii. Ter 3 atletas entre os top 100 do mundo [por que sabem que não há times nacionais neste grupo]
iii. Ter 1 atleta entre os top 30 do mundo [por que sabem que ficando neste grupo tomarão uma distância significativa dos demais grupos nacionais]
Com base no OBJETIVO definido para o período X, o time tem 3 RESULTADOS ESPERADOS que precisam atingir, e com base nisso serão definidos os PLANOS DE AÇÃO para cada resultado seja atingido. Até aqui foram realizadas as etapas de PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO mais críticas.
Se você chegou até aqui e quer [re]fazer sua definição de OBJETIVOS e RESULTADOS ESPERADOS, nos envie um e-mail para contato@impulsoconsult.com.br e enviaremos uma planilha para você fazer o seu OKR de forma simples.
*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consultoria. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.