Gestão de Pessoas

Tenha compromisso com o longo prazo

04 jun 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

Há duas citações que são ótimas para ilustrar o papel do líder. A primeira foi feita por John Quincy Adams, um ex-presidente norte-americano, que certa vez mencionou que “se suas ações inspiram outros a sonhar mais, aprender mais, fazer mais e se tornarem melhores, então você é um líder”. A outra é uma velha conhecida, cuja fonte não sabemos qual é, que diz que “as palavras convencem, mas o exemplo arrasta”

Ambas nos levam de volta ao que falamos no post anterior sobre o papel fundamental do líder: prover segurança aos liderados! E essa segurança vem da possibilidade de poder se expressar, de dar sua contribuição e de ter liberdade para criar soluções sem que haja o risco de interpretações equivocadas ou mesmo de serem ignorados e/ ou desconsiderados no desenvolvimento de suas funções.

E para começarmos nossa reflexão sobre quais as nossas ações que inspiram e lideram nossas equipes em direção aos objetivos de nossas empresas, temos duas perguntas para você. A primeira é: as suas ações têm influenciado as pessoas à sua volta?

Se sim, partimos para a segunda pergunta, que é: tem influenciado positiva ou negativamente? O que queremos saber é se você tem conseguido fazer sua equipe sentir-se como parte importante do seu negócio, pois sendo parte eles passam também a ser CO-RESPONSÁVEIS por construir soluções para os negócios.

Mas se a sua resposta para a primeira pergunta foi “não”, e você não sabe como influenciar seu time e está interessado em mudar o jogo, a boa notícia que temos para você é que é simples virar esse jogo. Não precisa de curso, graduação, pós-graduação ou investir horas de estudo. Basta ter empatia pelas pessoas que estão ao seu lado. Concentre-se em entender que as pessoas reagem de forma diferente à diferentes estímulos, escute o que elas têm a dizer e deixe de lado julgamentos relacionados aos erros cometidos. São ações simples que demonstram às pessoas do seu time que você está do lado deles. Vocês são um time – estão do mesmo lado!

Para pequenas empresas ter alguém que realmente está comprometido com sucesso negócios é tão ou mais vital do que para grandes empresas. Imagine você um consultório médico onde há alguns poucos profissionais de enfermagem e recepção. Se a relação entre os médicos e os profissionais que os assessoram for de desconfiança, fiscalização e cobranças descabidas, tudo o que eles terão delas é pontualidade e obediência. Nada mais. Não terão alguém que trate com cuidado e carinho os pacientes doentes, que cuidem para que o ambiente seja acolhedor, que faça a gestão da agenda diária, de forma a proporcionar melhores condições de atendimento para médicos e pacientes. A falta destes pequenos cuidados implica em perda de pacientes, alto nível de reclamações, aumento do estresse para os médicos, que estão com a vida das pessoas sob sua responsabilidade. Faz sentido abrir um negócio, investir tempo e dinheiro, contratar pessoas e não poder contar com potencial máximo delas? Não faz sentido!

Esperamos que com os exemplos acima você possa perceber que uma boa liderança é o que faz com que alguns negócios permaneçam por muito tempo como expoentes enquanto outros surgem e desaparecem sem que sequer notemos.

E que criar um ambiente de confiança e cooperação é fundamental para manter a solidez das empresas no longo prazo.

É simples fazer isso? Nem sempre. Mas a gente te ajuda! Na próxima semana traremos mais exemplos sobre ações práticas que podem ajudar você a desenvolver ainda mais suas habilidades de liderança.

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

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