fbpx
Gestão de Pessoas

Tenha compromisso com o longo prazo

04 jun 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

Há duas citações que são ótimas para ilustrar o papel do líder. A primeira foi feita por John Quincy Adams, um ex-presidente norte-americano, que certa vez mencionou que “se suas ações inspiram outros a sonhar mais, aprender mais, fazer mais e se tornarem melhores, então você é um líder”. A outra é uma velha conhecida, cuja fonte não sabemos qual é, que diz que “as palavras convencem, mas o exemplo arrasta”

Ambas nos levam de volta ao que falamos no post anterior sobre o papel fundamental do líder: prover segurança aos liderados! E essa segurança vem da possibilidade de poder se expressar, de dar sua contribuição e de ter liberdade para criar soluções sem que haja o risco de interpretações equivocadas ou mesmo de serem ignorados e/ ou desconsiderados no desenvolvimento de suas funções.

E para começarmos nossa reflexão sobre quais as nossas ações que inspiram e lideram nossas equipes em direção aos objetivos de nossas empresas, temos duas perguntas para você. A primeira é: as suas ações têm influenciado as pessoas à sua volta?

Se sim, partimos para a segunda pergunta, que é: tem influenciado positiva ou negativamente? O que queremos saber é se você tem conseguido fazer sua equipe sentir-se como parte importante do seu negócio, pois sendo parte eles passam também a ser CO-RESPONSÁVEIS por construir soluções para os negócios.

Mas se a sua resposta para a primeira pergunta foi “não”, e você não sabe como influenciar seu time e está interessado em mudar o jogo, a boa notícia que temos para você é que é simples virar esse jogo. Não precisa de curso, graduação, pós-graduação ou investir horas de estudo. Basta ter empatia pelas pessoas que estão ao seu lado. Concentre-se em entender que as pessoas reagem de forma diferente à diferentes estímulos, escute o que elas têm a dizer e deixe de lado julgamentos relacionados aos erros cometidos. São ações simples que demonstram às pessoas do seu time que você está do lado deles. Vocês são um time – estão do mesmo lado!

Para pequenas empresas ter alguém que realmente está comprometido com sucesso negócios é tão ou mais vital do que para grandes empresas. Imagine você um consultório médico onde há alguns poucos profissionais de enfermagem e recepção. Se a relação entre os médicos e os profissionais que os assessoram for de desconfiança, fiscalização e cobranças descabidas, tudo o que eles terão delas é pontualidade e obediência. Nada mais. Não terão alguém que trate com cuidado e carinho os pacientes doentes, que cuidem para que o ambiente seja acolhedor, que faça a gestão da agenda diária, de forma a proporcionar melhores condições de atendimento para médicos e pacientes. A falta destes pequenos cuidados implica em perda de pacientes, alto nível de reclamações, aumento do estresse para os médicos, que estão com a vida das pessoas sob sua responsabilidade. Faz sentido abrir um negócio, investir tempo e dinheiro, contratar pessoas e não poder contar com potencial máximo delas? Não faz sentido!

Esperamos que com os exemplos acima você possa perceber que uma boa liderança é o que faz com que alguns negócios permaneçam por muito tempo como expoentes enquanto outros surgem e desaparecem sem que sequer notemos.

E que criar um ambiente de confiança e cooperação é fundamental para manter a solidez das empresas no longo prazo.

É simples fazer isso? Nem sempre. Mas a gente te ajuda! Na próxima semana traremos mais exemplos sobre ações práticas que podem ajudar você a desenvolver ainda mais suas habilidades de liderança.

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post
A Clínica da Audição, tem duas oportunidades de trabalho para atuar na cidade de Araraquara-SP, para você que é super organizado, adora lidar com pessoas e tem excelente comunicação verbal e escrita!

As vagas disponíveis, são: 

•	Recepcionista 
•	Supervisor de Clínica 

Confira todos os detalhes sobre cada uma das vagas e faça sua inscrição nos links que estão na nossa bio, descritos como “VAGA Recepcionista (Araraquara)” e “VAGA Supervisor de Clínica (Araraquara)”.

Ah, e se você não tem interesse, mas conhece alguém para indicar, compartilhe esse post!
Ei, temos uma vaga incrível na cidade de Matão-SP, para você que está buscando novos desafios na área administrativa.

Confira todos os detalhes:

🏢 EMPRESA: Consigoo
Saiba mais em: https://www.consigoo.com.br/

🔎 ESPERAMOS QUE VOCÊ TENHA
- Ensino Superior concluído ou em andamento
- Será considerado diferencial experiência com documentos e registros de imóveis

📑 QUAIS SERÃO SUAS RESPONSABILIDADES
- Dar suporte aos responsáveis pela empresa realizando contato para agendamento com clientes, checagem e organização de documentos e cadastros em sistema.

E aí, tem interesse? Candidate-se através do link que está na nossa bio em 'VAGA Aux. Administrativo (Matão)' até o dia 15/09 

Ou compartilhe com seus amigos 📲
Se você é super organizado, tem boa comunicação verbal e escrita e é atento aos detalhes, temos uma vaga disponível na área de VENDAS, em um dos nossos clientes em Ribeirão Preto-SP para você:

🛒 VAGA:
Vendedor

🏢 EMPRESA:
Sciarretta Materiais para Construção

🔍 O QUE ESPERAMOS DE VOCÊ:
- Conhecimento das ferramentas do Office
- Conhecimento sobre materiais de construção e experiência anterior com vendas serão considerados diferenciais
- Residir em Ribeirão Preto ou Brodowski

📑 AS ATIVIDADES DO CARGO INCLUEM:
- Atendimento ao cliente presencialmente na loja e através de plataforma digital.
- Elaboração, envio e acompanhamento de orçamentos.
- Prospecção ativa de clientes.

Se interessou? Candidate-se através do link que está na bio 'VAGA Vendedor Ribeirão Preto' até o dia 06/09:

Ah, e se você não tem interesse, mas conhece alguém para indicar, compartilhe!
Dificuldade, aceitação, adaptação, persistência e superação. Isso é tudo que você vai encontrar na Dica da Impulso de hoje. 

Embaladas pelos esportes [afinal, estamos em tempos de Olimpíadas], nossa dica é o filme espanhol “100 metros” disponível na @netflixbrasil 🥇🤸🏽🏄🏻‍♀️🏊🏼‍♂️🏃🏻

Baseado em fatos, o filme retrata a história de Rámon, um executivo que descobre possuir esclerose múltipla, e decide enfrentar a doença ao mesmo tempo em que se prepara para disputar uma prova de Ironman 🏃🏻🏊🏼‍♂️🚴🏼

🚨 Alerta: esse filme vai fazer você sair do sofá e encarar suas metas mais ousadas sem medo do que pode acontecer no caminho! 🤨🤩

Esperamos que você se divirta e se inspire nesta história, que ao mesmo tempo que comove, mostra o poder da determinação de quem não se entrega às adversidades.

Bom filme! 🍿🎬
Se você leu o post anterior e quer aprimorar sua habilidade para delegar, confere aqui nossas 4 dicas 👇🏽👇🏼👇🏾

1️⃣ Treine sua equipe pensando no futuro!
Pense em todas as demandas de trabalho que estão sob sua responsabilidade e que podem ser passadas para alguém da sua equipe. Avalie quem é a melhor pessoa para assumir tais tarefas e o que é que essa pessoa precisa aprender, depois faça um programa de treinamento para prepará-la.

2️⃣ Ofereça instruções detalhadas, de forma escrita e verbal.
Quando for delegar uma atividade, garanta que a pessoa que vai assumir a atividade entendeu corretamente o que precisa ser feito, os prazos, o resultado esperado etc. Como informação nunca é demais, é bacana explicar os detalhes e oferecer um checklist ou instruções de trabalho por escrito. Desta forma, a pessoa que assumiu a atividade consegue lembrar de todos os detalhes.

3️⃣ Mantenha uma rotina de follow up.
Esteja atento e atenta para verificar se a pessoa que acabou de assumir uma determinada tarefa está tendo algum tipo de dificuldade para realizar o que lhe foi pedido. Isso evita que a pessoa perca tempo lidando com dificuldades que poderiam ser superadas com uma simples instrução de alguém mais familiarizado com o assunto.

4️⃣ Ofereça feedback assertivo e constante.
Após as entregas, diga claramente o que precisa ser melhorado. Assim, a pessoa tem a chance de evoluir! 

Gostou das nossas dicas? Então, compartilha esse post com aquele amigo ou amiga que precisa de dicas para delegar! 😉 😉
@impulsoconsult
Fale com a gente!
Saiba como podemos ajudar a impulsionar os resultados da sua empresa
WhatsApp