fbpx
Gestão de Pessoas

Técnica & Comportamento

12 maio 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

A importância de desenvolver todas as competências do seu time

É muito comum ouvirmos por aí alguém dizendo que as empresas contratam pessoas em razão das suas competências técnicas e as demitem em razão do seu comportamento. Para confirmar essa afirmação a Page Personnel, um dos maiores players mundiais de recrutamento especializado, fez um estudo que aponta que 9 em cada 10 profissionais são contratados pelo currículo e demitidos por conduta inapropriada, o que nos leva a crer que ainda hoje, mesmo com tantas novas técnicas e estratégias para a realização dos processos seletivos, as empresas ainda não conseguem ser tão assertivas nas contratações no que se refere à essas competências, seja pela dificuldade em avaliar ou em encontrar competências técnicas e comportamentais em um só profissional. Então, é hora pensar em como desenvolver as tais competências em nossos times. E é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

Chamamos de hard skills as habilidades voltadas ao conhecimento técnico das pessoas. São aptidões técnicas, certificações, e todos os processos formais de educação/formação que são possíveis de serem mensurados e inseridos nos currículos, como por exemplo contabilidade, marcenaria, proficiência em idioma estrangeiro ou operação de uma máquina específica. Essas competências podem ser formalmente aprendidas e geralmente são desenvolvidas através de treinamentos, cursos, feiras e eventos. A Amazon, por exemplo, através da dificuldade em preencher vagas em aberto, notou a escassez de bons programadores e profissionais de tecnologia no mercado, e para solucionar o problema criou o Upskilling 2025”, um programa de treinamentos que desenvolverá competências voltadas à tecnologia da informação e engenharia de software em até um terço do próprio quadro de funcionários pelos próximos seis anos.

De outro lado, no início de 2020 a farmacêutica MSD Saúde Humana tinha o objetivo de desenvolver em seus funcionários a criatividade para resolução de problemas, liderança, senso de equipe e comunicação. Para isso, desenvolveu um treinamento em que durante dois meses um grupo de funcionários precisou criar, em conjunto, uma máquina de pinball – um famoso jogo eletrônico. Segundo um dos diretores da companhia a equipe teve uma sinergia de trabalho incrível e tornaram-se multiplicadores, influenciando positivamente outros colegas a ter, dentre outras características, espírito de equipe e pensamento ágil. O objetivo da MSD era desenvolver na equipe algumas soft skills, que são habilidades e competências relacionadas ao comportamento e às características pessoais do ser humano, exatamente por esse motivo, são consideradas intangíveis e mais difíceis de mensurar. O modelo do treinamento que a MSD proporcionou aos funcionários vem sendo replicado por várias empresas,já que a melhor maneira de exercitar competências comportamentais é colocando-as em prática.

Não é uma missão fácil encontrar profissionais que tenham todas as competências – técnicas e comportamentais necessárias para ocupar um cargo, em especial no que se refere às soft skills. Um motivo para isso é que os sistemas de ensino, na maior parte das vezes, preparam os profissionais tecnicamente, mas não tem foco em desenvolver as habilidades comportamentais e sociais, que são justamente àquelas que fortalecem nosso lado humano e nos diferenciam das máquinas. São as soft skills – hoje ainda não tão valorizadas quanto deveriam – que diferenciam as pessoas umas das outras (e os técnicos uns dos outros), ou seja, fazem das equipes o diferencial de competitivo das empresas.

O que vimos nos exemplos da Amazon e da MSD são empresas investindo em desenvolver em suas equipes as competências – técnicas ou comportamentais – que lhes faltam. Mas, você saberia dizer qual delas é mais importante? A resposta é: as duas! As hard skills e as soft skills não se dissociam, mas se complementam de forma a criar um potencial de geração de resultados acima da média – comparado com equipes que carecem de alguma delas. Tão importante quanto saber programar um software – partindo da demanda inicial que é puramente técnica – é conseguir entender as necessidades do usuário, criar melhores alternativas que otimizem a usabilidade do sistema, que torne as interfaces mais simples para os usuários e, portanto, gere valor adicional ao produto. Perceba que programar um software é algo complexo, mas utilizar as competências comportamentais para fazer do trabalho técnico algo que gere valor para além da demanda inicial é ainda mais complexo.

Assim, entendemos que as hard e as soft skills juntas compõe o perfil dos profissionais que fazem a diferença nos resultados das empresas, e que tais competências dependem de um movimento contínuo de desenvolvimento, já que as técnicas estão sempre em atualização e os comportamentos podem sempre ser aperfeiçoados e fortalecidos em cada um de nós. Sendo assim, é possível afirmar que as empresas que se destacam em seus mercados são aquelas que investem continuamente em suas equipes e proporcionam um ambiente favorável ao desenvolvimento das pessoas, garantindo assim uma constante elevação dos níveis de qualidade na realização das atividades que culminam em excelentes resultados.

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post
A Clínica da Audição, tem duas oportunidades de trabalho para atuar na cidade de Araraquara-SP, para você que é super organizado, adora lidar com pessoas e tem excelente comunicação verbal e escrita!

As vagas disponíveis, são: 

•	Recepcionista 
•	Supervisor de Clínica 

Confira todos os detalhes sobre cada uma das vagas e faça sua inscrição nos links que estão na nossa bio, descritos como “VAGA Recepcionista (Araraquara)” e “VAGA Supervisor de Clínica (Araraquara)”.

Ah, e se você não tem interesse, mas conhece alguém para indicar, compartilhe esse post!
Ei, temos uma vaga incrível na cidade de Matão-SP, para você que está buscando novos desafios na área administrativa.

Confira todos os detalhes:

🏢 EMPRESA: Consigoo
Saiba mais em: https://www.consigoo.com.br/

🔎 ESPERAMOS QUE VOCÊ TENHA
- Ensino Superior concluído ou em andamento
- Será considerado diferencial experiência com documentos e registros de imóveis

📑 QUAIS SERÃO SUAS RESPONSABILIDADES
- Dar suporte aos responsáveis pela empresa realizando contato para agendamento com clientes, checagem e organização de documentos e cadastros em sistema.

E aí, tem interesse? Candidate-se através do link que está na nossa bio em 'VAGA Aux. Administrativo (Matão)' até o dia 15/09 

Ou compartilhe com seus amigos 📲
Se você é super organizado, tem boa comunicação verbal e escrita e é atento aos detalhes, temos uma vaga disponível na área de VENDAS, em um dos nossos clientes em Ribeirão Preto-SP para você:

🛒 VAGA:
Vendedor

🏢 EMPRESA:
Sciarretta Materiais para Construção

🔍 O QUE ESPERAMOS DE VOCÊ:
- Conhecimento das ferramentas do Office
- Conhecimento sobre materiais de construção e experiência anterior com vendas serão considerados diferenciais
- Residir em Ribeirão Preto ou Brodowski

📑 AS ATIVIDADES DO CARGO INCLUEM:
- Atendimento ao cliente presencialmente na loja e através de plataforma digital.
- Elaboração, envio e acompanhamento de orçamentos.
- Prospecção ativa de clientes.

Se interessou? Candidate-se através do link que está na bio 'VAGA Vendedor Ribeirão Preto' até o dia 06/09:

Ah, e se você não tem interesse, mas conhece alguém para indicar, compartilhe!
Dificuldade, aceitação, adaptação, persistência e superação. Isso é tudo que você vai encontrar na Dica da Impulso de hoje. 

Embaladas pelos esportes [afinal, estamos em tempos de Olimpíadas], nossa dica é o filme espanhol “100 metros” disponível na @netflixbrasil 🥇🤸🏽🏄🏻‍♀️🏊🏼‍♂️🏃🏻

Baseado em fatos, o filme retrata a história de Rámon, um executivo que descobre possuir esclerose múltipla, e decide enfrentar a doença ao mesmo tempo em que se prepara para disputar uma prova de Ironman 🏃🏻🏊🏼‍♂️🚴🏼

🚨 Alerta: esse filme vai fazer você sair do sofá e encarar suas metas mais ousadas sem medo do que pode acontecer no caminho! 🤨🤩

Esperamos que você se divirta e se inspire nesta história, que ao mesmo tempo que comove, mostra o poder da determinação de quem não se entrega às adversidades.

Bom filme! 🍿🎬
Se você leu o post anterior e quer aprimorar sua habilidade para delegar, confere aqui nossas 4 dicas 👇🏽👇🏼👇🏾

1️⃣ Treine sua equipe pensando no futuro!
Pense em todas as demandas de trabalho que estão sob sua responsabilidade e que podem ser passadas para alguém da sua equipe. Avalie quem é a melhor pessoa para assumir tais tarefas e o que é que essa pessoa precisa aprender, depois faça um programa de treinamento para prepará-la.

2️⃣ Ofereça instruções detalhadas, de forma escrita e verbal.
Quando for delegar uma atividade, garanta que a pessoa que vai assumir a atividade entendeu corretamente o que precisa ser feito, os prazos, o resultado esperado etc. Como informação nunca é demais, é bacana explicar os detalhes e oferecer um checklist ou instruções de trabalho por escrito. Desta forma, a pessoa que assumiu a atividade consegue lembrar de todos os detalhes.

3️⃣ Mantenha uma rotina de follow up.
Esteja atento e atenta para verificar se a pessoa que acabou de assumir uma determinada tarefa está tendo algum tipo de dificuldade para realizar o que lhe foi pedido. Isso evita que a pessoa perca tempo lidando com dificuldades que poderiam ser superadas com uma simples instrução de alguém mais familiarizado com o assunto.

4️⃣ Ofereça feedback assertivo e constante.
Após as entregas, diga claramente o que precisa ser melhorado. Assim, a pessoa tem a chance de evoluir! 

Gostou das nossas dicas? Então, compartilha esse post com aquele amigo ou amiga que precisa de dicas para delegar! 😉 😉
@impulsoconsult
Fale com a gente!
Saiba como podemos ajudar a impulsionar os resultados da sua empresa
WhatsApp