fbpx
Gestão de Pessoas

Se você quer ter as melhores pessoas no seu time, precisa cuidar da sua marca

18 Maio 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

Nos últimos artigos publicados aqui no Blog da Impulso temos falado essencialmente sobre PESSOAS. Para nós, elas são o fator decisivo para o sucesso de qualquer negócio. Não importa se você tem um pequeno café no seu bairro ou uma indústria em plena expansão, são as pessoas que estão ao seu lado que farão a diferença: da mesma forma que o bom atendimento fará seu cliente querer voltar,  e o mal atendimento fará com que ele nunca mais apareça, funcionários que reclamam o tempo todo do trabalho ou da empresa podem influenciar todos ao seu redor a nutrir antipatia pela marca e isso faz com que um produto incrível não saia da prateleira das lojas. Enfim, para nós aqui na Impulso é muito claro que as pessoas que estão conosco decidem tanto quanto nós (empreendedores, sócios e gestores) o futuro dos nossos negócios.

Recentemente abordamos aqui temas relacionados à cultura organizacional, bem como a importância de desenvolver em nossas equipes (por menores que elas sejam) habilidades e competências que garantam que elas sejam capazes de ter uma performance acima da média, e com isso gerar resultados significativos para nossos negócios. Isto porque entendemos que sem uma cultura forte e pessoas bem preparadas e treinadas o progresso é inviável.

Esses esforços (em ter uma cultura organizacional forte e desenvolvimento de pessoas) são super necessários para garantir a sustentabilidade dos negócios. Mas o caminho fica ainda melhor (e por que não dizer até mais fácil?) quando as pessoas QUEREM MUITO estar conosco, fazer parte do nosso time e compartilhar dos nossos sonhos e valores. E para dar uma ajudinha para que as empresas consigam encontrar pessoas que QUEIRAM MUITO estar lá, IDENTIFIQUEM-SE com a cultura da empresa, e que DESEJEM SE DESENVOLVER para serem capazes de fazer sempre mais surgiu o EMPLOYER BRANDING

Você já ouviu falar sobre isso?

O termo EMPLOYER BRANDING (“marca do empregador” em tradução livre) foi utilizado pela primeira vez na década de 90, e consiste na ideia da utilização de práticas e técnicas vindas da área de marketing, que aplicadas à área de recursos humanos ajudam as empresas a atrair, engajar e reter bons profissionais. Isto é, da mesma forma que a área de marketing utiliza diferentes mecanismos para informar aos consumidores  os valores, benefícios e vantagens da empresa em relação aos concorrentes, as áreas de recursos humanos (internas ou externas – em casos de consultorias como a Impulso Consult) utilizam-se de técnicas para comunicar valores, benefícios e vantagens para potenciais futuros funcionários. Isso faz com que eles percebam de forma rápida, antes mesmo de se candidatar a um emprego em determinado lugar, que aquele é o lugar onde eles realmente GOSTARIAM de estar/pertencer.

O conceito de employer branding nasceu junto com o momento da entrada da geração Y ou millenials (profissionais nascidos entre 1981 e 2000) no mercado de trabalho, o que resultou em uma mudança significativa na forma de gerir as pessoas nas empresas. Segundo Inês Veloso1, os millenials “são a geração do 8 ou 80, capaz do impossível, dão sentido à palavra inovação e transformam empreendedorismo em disrupção. Os unicórnios deixam de ser animais do imaginário para serem empresas, com modelos de abordagem ao mercado baseados no risco e na tentativa. Errar rápido para ser bem-sucedido ainda mais rápido. Questionam o modelo de liderança, organizações matriciais, introduzem conceitos como lean e ágil nas startups e que rapidamente são replicados e absorvidos pelas organizações (ditas) tradicionais”.

E as transformações não pararam com os millenials. A geração que veio a seguir trouxe ainda mais complexidade para a gestão, e segundo Inês Veloso os profissionais da geração Z “não querem só trabalhar, querem viver uma experiência, procurando empresas próximas da sua forma de entender o mundo: conectado, transparente e audiovisual. […] são, em traços gerais, irreverentes, exploradores, apaixonados, inovadores e, potencialmente, mais focados em si”.

Então, se a Inês Veloso estiver mesmo certa (e nós aqui concordamos com cada palavra), não faz mais sentido tentar atrair esses profissionais apenas com a promessa de um bom salário. Esses profissionais desejam (muito) mais do trabalho do que “apenas” uma boa remuneração.

Aposto que você está pensando sobre como está complexo contratar e gerir pessoas (em qualquer tipo e tamanho de empresa), certo? A gente concorda com você! Mas como simplificar a gestão é a nossa especialidade, vamos te ajudar com isso. Fique por aqui porque nos próximos artigos contaremos um pouco mais sobre como é estruturado o employer branding e sobre como você pode utilizá-lo a seu favor.

1 VELOSO, Inês. Qual é o seu employer branding? O papel da marca na guerra do talento e na estratégia das empresas. Coimbra: Conjuntura Actual Editora, 2018.

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post
Você saberia responder rapidamente quais são os maiores problemas a sua empresa enfrenta hoje? 🤔🤨

É uma pergunta simples e a resposta geralmente está na ponta da língua. As respostas mais comuns são faturamento baixo, falta de dinheiro, equipe desmotivada e desorganização.

Mas, e se te perguntarmos o que é que está causando esses problemas? Seria fácil de responder? Talvez nem tão fácil assim, certo?!

Para entender mais sobre como resolver os muitos problemas que aparecem todos os dias, é fundamental que você 👇🏽

✔️ Separe uns minutinhos do seu dia para analisar um problema específico.

✔️ Faça uma lista das prováveis causas desse problema.

✔️Ao lado de cada causa, liste as ações que estão ao seu alcance para contornar o problema que está instalado, e as ações que precisam ser feitas para evitar que ele volte a acontecer.

✔️ Monte um calendário simples, colocando prazos para realização de cada uma das ações. Lembre-se que você não precisa resolver tudo de uma vez, nesta semana. Você precisa fazer um pouco por dia, todos os dias!

Apenas quando você tem clareza sobre o que está acontecendo é que você consegue ter clareza sobre o que precisa ser feito para se livrar dos problemas! 

Se você precisar de ajuda para fazer o seu plano de ação para se livrar dos problemas de gestão da sua empresa, clica no link na nossa bio e agenda o seu diagnóstico de gestão. É GRATUITO! 👊🏼🚀
Pareto foi um sociólogo, cientista político e economista italiano, que no início do século 20 realizou análises constatando que 80% das consequências observadas em seus experimentos era originadas por 20% das causas. Em razão de seus experimentos surgiu o Princípio de Pareto ou Lei 80/20 🧔🏻🔎📄📚

Então, se 80% dos resultados são gerados por 20% dos esforços realizados, é fundamental que você identifique quais são esses 20% responsáveis por maior parte dos seus resultados, e tenha foco total em realizá-los da melhor forma possível 💪🏽🏅

Para aplicar o Princípio de Pareto no seu negócio, e assim ter foco no que realmente gera resultados, é fundamental que você faça um acompanhamento detalhado da performance da sua empresa, para entender:

❓ De onde vem o seu faturamento? Quais produtos/serviços são as estrelas do seu negócio e garantem a maior parte do seu faturamento?
❓ Quais são suas ações de marketing que tem maior retorno?
❓ De onde vem a maior parte dos seus clientes?

Se você analisar os dados, vai perceber que há alguns pontos super fortes no seu negócio que merecem atenção especial, pois, são eles que farão sua empresa decolar! 🚀

Se você não está conseguindo identificar esses pontos fortes porque não tem dados suficientes, clica no link na nossa bio e agenda o seu diagnóstico de gestão gratuito, e nós te ajudamos a organizar seus dados e a planejar para fazer seus 20% de esforço virarem 80% de resultado! 👊🏼👊🏼
Se você é um Desenvolvedor de Software criativo, que gosta de solucionar problemas, tem excelente comunicação verbal e escrita e adora analisar dados, um de nossos clientes, a TECHS, tem uma super vaga para atuar em Araraquara-SP. 

Confira os requisitos e atribuições e candidate-se:

👩🏽‍💻 VAGA: 
Desenvolvedor de Software 

🔍 O QUE ESTAMOS BUSCANDO:
- Conhecimento em Linguagem de Programação C# ou .NET 
- Conhecimento em Linguagem Banco de Dados Transact SQL

🏅 SERÁ UM DIFERENCIAL SE VOCÊ TIVER:
- Experiência anterior com desenvolvimento ambiente WEB

📄 QUAIS SERÃO SUAS RESPONSABILIDADES: 
- Monitoramento, manutenção e performance de Sistema ERP
- Análise de cenários, proposição para solução de problemas e atualizações de sistemas

Se você tem interesse, candidate-se através do link que está na nossa bio em 'VAGA Desenvolvedor de Software' até o dia 25/05. 

Ah, e se você não tem interesse, mas conhece alguém para indicar, fique à vontade para compartilhar!

🤝 Sobre nosso cliente: 
A Techs é especialista em desenvolver soluções e fornecer produtos e serviços de TI, nas áreas de: acesso internet, redes, desenvolvimento e hospedagem de sites, e na produção de softwares e sistemas.

Saiba mais em: 
https://www.techs.net.br/
Nossa dica de hoje é especial para todos aqueles que colocam o coração em tudo que fazem! 😍

Se intensidade é o seu segundo nome, você vai AMAR ouvir a entrevista incrível realizada pela equipe do @podcastatitudeempreendedora com Paulo Correa, CEO da C&A 👚👖👗

Gravado no início da pandemia, Paulo fala sobre como o trabalho remoto promoveu um aumento significativo da colaboração entre as pessoas, sobre a humanização das empresas e sobre quais são os fatores decisivos para contratar um profissional para seu time.

Paulo é um daqueles líderes intensos, que coloca o coração nas relações, que ouve atentamente e que sabe que, quanto mais os líderes se conhecem mais são capazes de influenciar e conduzir as pessoas a sua volta.

Se você, assim como nós, está sempre buscando ser um gestor ou gestora melhor, com certeza vai curtir essa dica! 🤩😉
Você já parou para pensar sobre quando é a hora de mudar de ideia sobre algo? 🤔💭

Se você tem uma ideia e vem trabalhando duramente nela, mas não tem conseguido atingir os resultados que deseja ou precisa, talvez seja interessante avaliar se não é hora de abandonar o plano inicial e mudar os rumos ⬆️↗️

É sempre frustrante abandonar um projeto que parecia incrível. A sensação de que está fazendo as coisas erradas ou de não saber como atingir os resultados com certeza causam muito desanimo e frustração 😔

Mas é justamente nessa hora – do desanimo e frustração - que você precisa se lembrar que o caminho do empreendedorismo não é linear e que há inúmeras possibilidades a serem aproveitadas, que você só irá descobrir na hora que tirar o foco do problema e começar a focar em buscar novas soluções 💡

Se você tiver um olhar atento [a gente te ajuda com isso, tá?!] você poderá mudar completamente seu produto/serviço, estratégia comercial, metas financeiras, forma de gerir a equipe, e tudo o mais que achar necessário para ser um sucesso! 🤩

Conta pra gente: tem algum projeto aí que merece ser repensado, reformulado ou abandonado?
@impulsoconsult
Fale com a gente!
Saiba como podemos ajudar a impulsionar os resultados da sua empresa