fbpx
Gestão Estratégica

Revisando o seu OKR antes de partir para a AÇÃO

20 ago 2019 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

No último texto aqui do Blog falamos sobre como definir OBJETIVOS e RESULTADOS ESPERADOS para um curto período tempo [um trimestre ou semestre] e deixamos à sua disposição uma planilha para esquematizar o seu OKR de forma fácil e simplificada.

A ideia era que cada um refletisse sobre o que é de fato RELEVANTE para sua jornada, seja você um empreendedor, um empresário ou um colaborador de alguma empresa. Agora, com suas planilhas de ORK em mãos e devidamente preenchidas, propomos que você faça uma última análise, considerando os pontos abaixo aportados por John Doerr e Andy Groove sobre a metodologia OKR1.

Doerr menciona em seu livro alguns pontos fundamentais apontados por Andy Groove2 para fazer com que o OKR funcione, e queremos que você conheça esses pontos para que possa avaliar o quão aderente você está com a metodologia. Seguem abaixo os pontos:

  • Menos é mais: já falamos sobre este ponto no post anterior. Uma boa definição de objetivos deixa claro para todos os envolvidos para quais assuntos/projetos a empresa dirá SIM e para quais ela dirá NÃO. Nesse ponto, é importante ressaltar que quando mencionamos que todos devem estar cientes, pressupõe-se uma COMUNICAÇÃO transparente e assertiva. De acordo com Doerr, esse é um superpoder que garantirá Foco e Compromisso com as Prioridades.
  • Definir metas de baixo para cima: metas que vem de cima [feitas por sócios, diretores e gerentes] dificilmente engajam os times. É fato que as equipes fazem o que precisa ser feito. Mas, já pensou como seria se ao invés de só fazer o que tem que ser feito elas fizessem aquilo que planejaram, acreditam e colocam todos os seus esforços? Se você não trabalha sozinho, pressupõe-se que formar um time seja para você tão relevante quanto saber planejar direitinho o que precisa ser feito. De acordo com Doerr, esse é um superpoder que garantirá Alinhamento e Conexão com as Equipes.
  • Não ditar regras: as empresas precisam e devem definir seus OBJETIVOS com base no seu propósito, e isso geralmente é feito pelos dirigentes [sócios, diretores e gerentes]. Contudo, equipes bem formadas, bem treinadas e bem informadas sobre os OBJETIVOS são absolutamente capazes de elaborar sua relação de RESULTADOS ESPERADOS. Isso aumenta o engajamento, o nível de esforço do time para realizar o que deve ser realizado cresce absurdamente, o trabalho coletivo se sobrepõe ao individual o que cria nas empresas uma força fora do normal para realizar projetos com excelência. As empresas que dão espaço para autonomia, dão espaço também para a sinergia que só o trabalho em grupo consegue.
  • Permaneça flexível: às vezes, ao longo do tempo, os OBJETIVOS passam a ser não tão relevantes ou práticos como quando foram escritos. Nesta hora, esteja pronto para substitui-lo. Como descobrimos se isso aconteceu? Simples: acompanhe os resultados e veja se eles fazem sentido para a empresa.
  • Ouse falhar: tenha objetivos desafiadores, que causem desconforto e que tenham riscos de não serem atingidos. Não é para ser simples. É para levá-lo a um patamar superior ao que você se encontra hoje, e isso só acontece se você se propor a realizar coisas acima da média.
  • Uma ferramenta, não uma arma: OBJETIVOS e RESULTADOS CHAVES são ferramentas para evolução da empresa e não armas para punir quem não conseguir atingir o que for proposto. Andy Groove é explicito em recomendar que OKR e remuneração estejam separados. Uma vez que você propõe grandes desafios, o não atingimento é um risco e não deve influenciar na remuneração das pessoas, uma vez que isso pode desencorajá-las de assumir riscos.
  • Seja paciente e resoluto: OKR é uma metodologia relativamente simples, mas que precisa de tempo para amadurecimento. Em geral, as empresas precisam de alguns trimestres para promover todos os ajustes necessários para que a metodologia se instale.

Com base nos pontos mencionados acima, você consegue olhar para o seu OKR verificar onde ele está aderente ou não com a metodologia? Esta é a melhor forma de você conseguir construir um planejamento estratégico assertivo. Deu certo para a Intel, para o Google, para o Youtube, e dará certo para você também!

Faz sua última revisão! Esteja certo sobre O QUE PRECISA SER FEITO e COMO ISSO SERÁ FEITO.

Nos vemos no próximo post, onde falaremos sobre como definir PLANOS DE AÇÃO de forma eficiente.

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso ConsultoriaFique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

1 O texto menciona trechos contidos nas páginas 33 e 34 do Livro “Measure What Matters” escrito por John Doerr, publicado em 2018 pela Editora Penguin Business.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post
Tem mais chance de ir longe quem aprende observando, quem se inspira na jornada de pessoas que já chegaram aonde se deseja chegar 🤓🥇🏆
.
Quem são os profissionais e empreendedores que te inspiram? Marca aqui nos comentários o @ daquela(s) empresa(s) e profissionais que te inspiram a correr atrás dos seus sonhos! 👇🏿👇🏾👇🏼
.
Por aqui nós temos uma lista ENORME de empresas e pessoas que nos inspiram a fazer mais e melhor. A gente te conta lá nos stories quem são! Confere lá! 😉
Muitas empresas imaginam que locais que oferecem ambientes modernos e divertidos, promovem eventos e festas e que permitem o uso de roupas mais descontraídas estão no topo da lista de desejo dos melhores funcionários. E isso é - em partes - verdade 🤩🎢🎮
.
Mas, o que atrai os melhores funcionários é a percepção de que tudo o que é feito na empresa é pensado para que eles se sintam bem, felizes e produtivos. E isso inclui remuneração justa, tratamento acolhedor e acompanhamento contínuo, fazendo com que o mobiliário, eventos, brindes sejam apenas a “cereja do bolo” 🍒
.
Se você está sempre em busca das melhores pessoas para trabalhar na sua empresa, coloque todo seu esforço em criar uma sólida cultura de valorização das pessoas. E, para isso, recomendamos que você 👇🏿👇🏼
.
1. Inspire-se nas melhores práticas de outras empresas, buscando entender quais são as ações realizadas por elas que fazem sentido para sua empresa 🔎🏭
.
2. Adeque as boas práticas de mercado à sua realidade 💭📈
.
3. Crie sua própria cultura de valorização da sua equipe 🏆🥇
.
4. Trabalhe duro e diariamente para desenvolver sua equipe e fazer com que eles sintam orgulho de pertencerem ao seu time 🤩👨🏽‍💻
.
Conta pra gente: sua empresa tem uma cultura sólida de valorização de pessoas? 🤔
Você acredita que as pessoas são fundamentais para o sucesso do seu negócio? 👨🏽‍💻👩🏼‍🔧👩🏻‍💼👨🏾‍🏭
.
Se você tem funcionários, já parou para pensar se eles formam uma verdadeira equipe ou se são apenas um grupo de pessoas trabalhando? 🧐🤔
.
No artigo publicado hoje no Blog da Impulso a gente te conta como formar uma verdadeira equipe de sucesso para ajudar sua empresa a alcançar resultados incríveis! 📈🚀
.
Acesse nosso blog clicando 'ACESSAR Conteúdos do Blog' no link que está na bio 👆🏻
Ter um time incrível é o sonho de todo gestor, especialmente se você é empreendedor e está em busca de um aliado para te apoiar no processo de crescimento da sua empresa 🚀💪🏼
.
E para te ajudar a escolher o melhor profissional para o seu time, nossa recomendação é que você observe os seguintes pontos 👇🏼🔎
.
1. Tenha uma descrição clara das atividades a serem realizadas ✍🏼
Saber as atribuições do profissional a ser contratado é fundamental para que você entenda qual é o perfil comportamental e experiência profissional desejados para ocupar a vaga. Isso ajuda você a fazer uma divulgação que atraia os profissionais certos para a sua empresa.
.
2. Estabeleça uma política salarial baseada nas atribuições e responsabilidades 💰
Uma remuneração justa e compatível com as responsabilidades do profissional é fundamental para que, ao longo do tempo, ele não se sinta desvalorizado (ou explorado).
.
3. Busque profissionais que se identifiquem com o propósito da sua empresa 🤩
É fundamental que os profissionais entendam claramente o propósito das empresas e compartilhem dos mesmos valores. Caso contrário, há grandes chances de o profissional não contribuir da forma necessária.
. 
4. Se tiver que escolher entre perfil comportamental e o técnico, fique com comportamental ⚖️
Competências técnicas e comportamentais são importantes e devem ser avaliadas durante o processo de seleção, mas, lembre-se que as competências técnicas podem ser desenvolvidas com mais facilidade, através de treinamentos, workshops, mentorias etc. Foco naquilo que é mais importante para a empresa no momento, mas na dúvida, prefira contratar pelas competências comportamentais!
.
Gostou das nossas dicas? Envie para aquele seu amigo que vive contratando, mas nunca dá certo!
Quase sempre, quando se está abrindo um negócio, o empreendedor se vê obrigado a cuidar de todas as áreas do negócio. É ele quem atende o cliente, vende, organiza as atividades do dia a dia, faz o pagamento das contas, etc.
.
Só que isso só é possível por um curto espaço de tempo. Porque à medida que a empresa cresce, a quantidade de tarefas passa a ser tão grande que o tempo já não é mais suficiente. E nesse momento você se vê em uma encruzilhada: fazer tudo sozinho com pouca qualidade ou contratar alguém (com muito esforço) e garantir um atendimento excelente para mais clientes.
.
Se as suas atividades estão organizadas e você está sem tempo, não hesite: contrate ajuda! Contratar uma equipe pode ser preocupante, afinal de contas, você passa a ter mais um obrigação para pagar. Mas, ter pessoas cuidando da sua empresa e dos seus clientes, permitirá que você tenha mais tempo para se concentrar em fazer seu negócio crescer.
.
Se depois de ler esse post você percebeu que é hora de contratar alguém para sua equipe, mas não sabe bem onde encontrar o melhor profissional e nem como descobrir se ele é a pessoa certa para trabalhar na sua empresa, manda um direct ou uma mensagem pelo WhatsApp (o link está na bio), que a gente te ajuda com isso.
.
Como diz o ditado “sozinho você vai mais rápido, em equipe você vai mais longe”. E a gente quer que a sua empresa tenha muito sucesso, e vá muito longe com uma equipe incrível!
@impulsoconsult
Fale com a gente!
Saiba como podemos ajudar a impulsionar os resultados da sua empresa