fbpx
Gestão Estratégica

Revisando o seu OKR antes de partir para a AÇÃO

20 ago 2019 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

No último texto aqui do Blog falamos sobre como definir OBJETIVOS e RESULTADOS ESPERADOS para um curto período tempo [um trimestre ou semestre] e deixamos à sua disposição uma planilha para esquematizar o seu OKR de forma fácil e simplificada.

A ideia era que cada um refletisse sobre o que é de fato RELEVANTE para sua jornada, seja você um empreendedor, um empresário ou um colaborador de alguma empresa. Agora, com suas planilhas de ORK em mãos e devidamente preenchidas, propomos que você faça uma última análise, considerando os pontos abaixo aportados por John Doerr e Andy Groove sobre a metodologia OKR1.

Doerr menciona em seu livro alguns pontos fundamentais apontados por Andy Groove2 para fazer com que o OKR funcione, e queremos que você conheça esses pontos para que possa avaliar o quão aderente você está com a metodologia. Seguem abaixo os pontos:

  • Menos é mais: já falamos sobre este ponto no post anterior. Uma boa definição de objetivos deixa claro para todos os envolvidos para quais assuntos/projetos a empresa dirá SIM e para quais ela dirá NÃO. Nesse ponto, é importante ressaltar que quando mencionamos que todos devem estar cientes, pressupõe-se uma COMUNICAÇÃO transparente e assertiva. De acordo com Doerr, esse é um superpoder que garantirá Foco e Compromisso com as Prioridades.
  • Definir metas de baixo para cima: metas que vem de cima [feitas por sócios, diretores e gerentes] dificilmente engajam os times. É fato que as equipes fazem o que precisa ser feito. Mas, já pensou como seria se ao invés de só fazer o que tem que ser feito elas fizessem aquilo que planejaram, acreditam e colocam todos os seus esforços? Se você não trabalha sozinho, pressupõe-se que formar um time seja para você tão relevante quanto saber planejar direitinho o que precisa ser feito. De acordo com Doerr, esse é um superpoder que garantirá Alinhamento e Conexão com as Equipes.
  • Não ditar regras: as empresas precisam e devem definir seus OBJETIVOS com base no seu propósito, e isso geralmente é feito pelos dirigentes [sócios, diretores e gerentes]. Contudo, equipes bem formadas, bem treinadas e bem informadas sobre os OBJETIVOS são absolutamente capazes de elaborar sua relação de RESULTADOS ESPERADOS. Isso aumenta o engajamento, o nível de esforço do time para realizar o que deve ser realizado cresce absurdamente, o trabalho coletivo se sobrepõe ao individual o que cria nas empresas uma força fora do normal para realizar projetos com excelência. As empresas que dão espaço para autonomia, dão espaço também para a sinergia que só o trabalho em grupo consegue.
  • Permaneça flexível: às vezes, ao longo do tempo, os OBJETIVOS passam a ser não tão relevantes ou práticos como quando foram escritos. Nesta hora, esteja pronto para substitui-lo. Como descobrimos se isso aconteceu? Simples: acompanhe os resultados e veja se eles fazem sentido para a empresa.
  • Ouse falhar: tenha objetivos desafiadores, que causem desconforto e que tenham riscos de não serem atingidos. Não é para ser simples. É para levá-lo a um patamar superior ao que você se encontra hoje, e isso só acontece se você se propor a realizar coisas acima da média.
  • Uma ferramenta, não uma arma: OBJETIVOS e RESULTADOS CHAVES são ferramentas para evolução da empresa e não armas para punir quem não conseguir atingir o que for proposto. Andy Groove é explicito em recomendar que OKR e remuneração estejam separados. Uma vez que você propõe grandes desafios, o não atingimento é um risco e não deve influenciar na remuneração das pessoas, uma vez que isso pode desencorajá-las de assumir riscos.
  • Seja paciente e resoluto: OKR é uma metodologia relativamente simples, mas que precisa de tempo para amadurecimento. Em geral, as empresas precisam de alguns trimestres para promover todos os ajustes necessários para que a metodologia se instale.

Com base nos pontos mencionados acima, você consegue olhar para o seu OKR verificar onde ele está aderente ou não com a metodologia? Esta é a melhor forma de você conseguir construir um planejamento estratégico assertivo. Deu certo para a Intel, para o Google, para o Youtube, e dará certo para você também!

Faz sua última revisão! Esteja certo sobre O QUE PRECISA SER FEITO e COMO ISSO SERÁ FEITO.

Nos vemos no próximo post, onde falaremos sobre como definir PLANOS DE AÇÃO de forma eficiente.

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso ConsultoriaFique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

1 O texto menciona trechos contidos nas páginas 33 e 34 do Livro “Measure What Matters” escrito por John Doerr, publicado em 2018 pela Editora Penguin Business.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post
Se você é criativo, atento aos detalhes e tem muuuita disposição, temos uma super vaga de Estágio em Marketing para você, em um dos nossos clientes, para atuar na cidade de Araraquara-SP.

Confira os detalhes da vaga:

💼 VAGA: Estágio Marketing

🏢 EMPRESA: Ateliê Brindes e Laços di Josi
Saiba mais em: https://lacosdijosi.com.br/

🔎 O QUE ESPERAMOS DE VOCÊ
- Ensino superior em andamento nos cursos de Publicidade e Propaganda ou Marketing
- Conhecimento em Corel Draw será considerado diferencial 

📄 QUAIS SERÃO SUAS RESPONSABILIDADES
- Criação de artes para brindes e impressão 
- Contato com clientes por telefone e redes sociais 
- Contato com fornecedores para realizar pesquisas de novos produtos e cotações

E aí, tem interesse? Candidate-se enviando o seu currículo para vagas@impulsoconsult.com.br, com o título “Estágio Marketing Araraquara” no campo do assunto, até o dia 30/06.

Ah, e se você não tem interesse, mas conhece alguém para indicar, fique à vontade para compartilhar!
Você gosta de se comunicar e faz isso muito bem? Gosta de encarar desafios e busca sempre os melhores resultados? Se você respondeu “sim” para essas perguntas, um de nossos clientes, a Consigoo, tem a vaga perfeita para você! Confira todos os detalhes e candidate-se:

💼 VAGA: Comercial Externo

🏢 EMPRESA: Consigoo 
Saiba mais em: https://www.consigoo.com.br/

🔍 ESPERAMOS QUE VOCÊ TENHA:
- Ensino Médio Completo 
- Possuir CNH 
- Será considerado diferencial experiência anterior com venda de máquinas de cartão e/ou produtos financeiros

📄 QUAIS SERÃO SUAS RESPONSABILIDADES
- Identificar e prospectar potenciais clientes [estabelecimentos comerciais] 
- Realizar visitas, apresentações, negociações e fechamento de vendas com potenciais clientes 

💰 SALÁRIO E BENEFÍCIOS
- Salário Fixo [regime de contratação CLT]
- Ajuda de Custo
- Bonificação conforme atingimento das metas estabelecidas

Se você tem interesse, candidate-se através do link que está na nossa bio “VAGA Comercial Externo (Matão)”.

Ah, e se você não tem interesse, mas conhece alguém para indicar, fique à vontade para compartilhar!
A maior parte dos problemas de gestão enfrentados pelas pequenas empresas se referem a falta de processos, erros na execução de atividades simples e falta de acompanhamento. São problemas que, geralmente, poderiam ser evitados com ações simples. 

Mas, se poderiam ser evitados com ações simples, por que é que tantas empresas sofrem com eles? 🤔

A resposta é simples: falta motivação!

Falta motivação para repetir as instruções quantas vezes forem necessárias, para fazer acompanhamentos periódicos, e para olhar centenas de vezes para o mesmo processo em busca de oportunidades de melhorias.

Se esse é o seu caso e você precisa de motivação para melhorar a gestão da sua empresa, que tal adotar duas estratégias infalíveis para garantir ânimo extra para turbinar a gestão da sua empresa? 🤩

1️⃣ Crie uma rotina para gerir! 
Separe um tempo no seu calendário para lidar com os temas de gestão que são mais importantes para sua empresa. São atividades como qualquer outra, que precisam ser realizadas em dias e horários determinados.

2️⃣ Concentre atividades parecidas no mesmo dia!
É mais produtivo tirar um dia para cuidar de assuntos que estão relacionados, porque você estará com a atenção voltada para um único assunto, elevando a qualidade da sua análise.

Gostou das nossas estratégias para aumentar a motivação? Então salve esse post para se lembrar sempre que o desamino aparecer por aí! 👊🏼
Você saberia responder rapidamente quais são os maiores problemas a sua empresa enfrenta hoje? 🤔🤨

É uma pergunta simples e a resposta geralmente está na ponta da língua. As respostas mais comuns são faturamento baixo, falta de dinheiro, equipe desmotivada e desorganização.

Mas, e se te perguntarmos o que é que está causando esses problemas? Seria fácil de responder? Talvez nem tão fácil assim, certo?!

Para entender mais sobre como resolver os muitos problemas que aparecem todos os dias, é fundamental que você 👇🏽

✔️ Separe uns minutinhos do seu dia para analisar um problema específico.

✔️ Faça uma lista das prováveis causas desse problema.

✔️Ao lado de cada causa, liste as ações que estão ao seu alcance para contornar o problema que está instalado, e as ações que precisam ser feitas para evitar que ele volte a acontecer.

✔️ Monte um calendário simples, colocando prazos para realização de cada uma das ações. Lembre-se que você não precisa resolver tudo de uma vez, nesta semana. Você precisa fazer um pouco por dia, todos os dias!

Apenas quando você tem clareza sobre o que está acontecendo é que você consegue ter clareza sobre o que precisa ser feito para se livrar dos problemas! 

Se você precisar de ajuda para fazer o seu plano de ação para se livrar dos problemas de gestão da sua empresa, clica no link na nossa bio e agenda o seu diagnóstico de gestão. É GRATUITO! 👊🏼🚀
Pareto foi um sociólogo, cientista político e economista italiano, que no início do século 20 realizou análises constatando que 80% das consequências observadas em seus experimentos era originadas por 20% das causas. Em razão de seus experimentos surgiu o Princípio de Pareto ou Lei 80/20 🧔🏻🔎📄📚

Então, se 80% dos resultados são gerados por 20% dos esforços realizados, é fundamental que você identifique quais são esses 20% responsáveis por maior parte dos seus resultados, e tenha foco total em realizá-los da melhor forma possível 💪🏽🏅

Para aplicar o Princípio de Pareto no seu negócio, e assim ter foco no que realmente gera resultados, é fundamental que você faça um acompanhamento detalhado da performance da sua empresa, para entender:

❓ De onde vem o seu faturamento? Quais produtos/serviços são as estrelas do seu negócio e garantem a maior parte do seu faturamento?
❓ Quais são suas ações de marketing que tem maior retorno?
❓ De onde vem a maior parte dos seus clientes?

Se você analisar os dados, vai perceber que há alguns pontos super fortes no seu negócio que merecem atenção especial, pois, são eles que farão sua empresa decolar! 🚀

Se você não está conseguindo identificar esses pontos fortes porque não tem dados suficientes, clica no link na nossa bio e agenda o seu diagnóstico de gestão gratuito, e nós te ajudamos a organizar seus dados e a planejar para fazer seus 20% de esforço virarem 80% de resultado! 👊🏼👊🏼
@impulsoconsult
Fale com a gente!
Saiba como podemos ajudar a impulsionar os resultados da sua empresa