fbpx
Gestão Comercial

Prospectar é preciso I

30 jun 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

A jornada em busca do cliente

No artigo anterior falamos sobre o fato de que ser relevante para os clientes é uma condição de sobrevivência para quaisquer empresas. E para terem a relevância necessária para alavancar os negócios as empresas precisam se posicionar e serem vistas como capazes de impactar o mundo positivamente, serem solucionadoras de problemas, operarem nos canais digitais e fomentarem parcerias de longo prazo. Mas, ainda que atendam todos esses requisitos, há um processo fundamental a ser desenvolvido para que as empresas alcancem os clientes: a prospecção. E é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.

A prospecção consiste em entrar em contato com potenciais clientes, ou seja, pessoas e empresas que tem maior propensão para adquirir os produtos e serviços oferecidos. E um dos pontos fundamentais para o sucesso do processo de prospecção é saber exatamente quem é a sua persona e/ou seu público-alvo.

A persona é a representação do cliente ideal para o seu negócio e exemplifica com riqueza de detalhes o perfil desejado. Por exemplo: no caso de uma escola de música para crianças, a persona pode ser “Enzo, 12 anos, mora na área central de São Joaquim das Palmeiras, estuda no colégio Objetivo. Gosta de atividades artísticas, já pratica atividades extra curriculares, seus pais possuem orçamento disponível para cursos livres e buscam atividades lúdicas para os filhos”. A definição da persona ajuda a entender qual a motivação para a compra, quem decide sobre o que e quando comprar, bem como ajuda a definir quais os argumentos a serem apresentados para eles. Já o público-alvo é definido através de dados mais genéricos como localização geográfica, gênero, condição econômica e afins. Ambos podem ser eficientes para determinar quem são e onde estão os potenciais clientes, e devem ser definidos de acordo com o tipo de solução oferecida pela sua empresa.

Uma vez definido quem são os potenciais clientes (persona e/ou público-alvo), é hora de pesquisar sobre cada um deles antes de entrar em contato. O processo de pesquisa garante que o contato seja mais assertivo e que você tenha as informações mais relevantes sobre a pessoa/empresa em mãos, evitando que você perca tempo entrando em contato com pessoas e empresas que não se encaixem no seu perfil ou que tenham baixa probabilidade de demonstrar interesse pelo seu produto/serviço.

Após a pesquisa, forme sua base de dados contendo o nome da pessoa que deve ser contatada (dê preferência aos decisores), telefone, e-mail, e outras informações relevantes sobre a pessoa/empresa. Mas, sobretudo, saiba exatamente como você e sua empresa poderão ser úteis para a pessoa/empresa contatada.

Na hora de entrar em contato, esteja com o seu pitch bem treinado. Tanto na abordagem telefônica ou na abordagem por e-mail, é fundamental que você consiga despertar o interesse do seu interlocutor, então, capriche na hora de se apresentar e apresentar suas soluções.

Bem, uma vez definidos os processos acima, é importante que você estabeleça metas para o processo de prospecção e acompanhe a realização delas. Pode ser algo simples, como número de ligações e e-mails enviados, número de reuniões agendadas ou outros. Esse tipo de acompanhamento é super importante e ajudará a dimensionar futuras ações de marketing e esforços da área comercial.

E agora que você já sabe como estruturar o processo de prospecção, acompanhe o nosso próximo artigo, onde vamos falar um pouco sobre as formas de prospectar.

Fique por aqui e não perca a chance de aumentar os resultados da sua equipe de vendas!

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post
A Clínica da Audição, tem duas oportunidades de trabalho para atuar na cidade de Araraquara-SP, para você que é super organizado, adora lidar com pessoas e tem excelente comunicação verbal e escrita!

As vagas disponíveis, são: 

•	Recepcionista 
•	Supervisor de Clínica 

Confira todos os detalhes sobre cada uma das vagas e faça sua inscrição nos links que estão na nossa bio, descritos como “VAGA Recepcionista (Araraquara)” e “VAGA Supervisor de Clínica (Araraquara)”.

Ah, e se você não tem interesse, mas conhece alguém para indicar, compartilhe esse post!
Ei, temos uma vaga incrível na cidade de Matão-SP, para você que está buscando novos desafios na área administrativa.

Confira todos os detalhes:

🏢 EMPRESA: Consigoo
Saiba mais em: https://www.consigoo.com.br/

🔎 ESPERAMOS QUE VOCÊ TENHA
- Ensino Superior concluído ou em andamento
- Será considerado diferencial experiência com documentos e registros de imóveis

📑 QUAIS SERÃO SUAS RESPONSABILIDADES
- Dar suporte aos responsáveis pela empresa realizando contato para agendamento com clientes, checagem e organização de documentos e cadastros em sistema.

E aí, tem interesse? Candidate-se através do link que está na nossa bio em 'VAGA Aux. Administrativo (Matão)' até o dia 15/09 

Ou compartilhe com seus amigos 📲
Se você é super organizado, tem boa comunicação verbal e escrita e é atento aos detalhes, temos uma vaga disponível na área de VENDAS, em um dos nossos clientes em Ribeirão Preto-SP para você:

🛒 VAGA:
Vendedor

🏢 EMPRESA:
Sciarretta Materiais para Construção

🔍 O QUE ESPERAMOS DE VOCÊ:
- Conhecimento das ferramentas do Office
- Conhecimento sobre materiais de construção e experiência anterior com vendas serão considerados diferenciais
- Residir em Ribeirão Preto ou Brodowski

📑 AS ATIVIDADES DO CARGO INCLUEM:
- Atendimento ao cliente presencialmente na loja e através de plataforma digital.
- Elaboração, envio e acompanhamento de orçamentos.
- Prospecção ativa de clientes.

Se interessou? Candidate-se através do link que está na bio 'VAGA Vendedor Ribeirão Preto' até o dia 06/09:

Ah, e se você não tem interesse, mas conhece alguém para indicar, compartilhe!
Dificuldade, aceitação, adaptação, persistência e superação. Isso é tudo que você vai encontrar na Dica da Impulso de hoje. 

Embaladas pelos esportes [afinal, estamos em tempos de Olimpíadas], nossa dica é o filme espanhol “100 metros” disponível na @netflixbrasil 🥇🤸🏽🏄🏻‍♀️🏊🏼‍♂️🏃🏻

Baseado em fatos, o filme retrata a história de Rámon, um executivo que descobre possuir esclerose múltipla, e decide enfrentar a doença ao mesmo tempo em que se prepara para disputar uma prova de Ironman 🏃🏻🏊🏼‍♂️🚴🏼

🚨 Alerta: esse filme vai fazer você sair do sofá e encarar suas metas mais ousadas sem medo do que pode acontecer no caminho! 🤨🤩

Esperamos que você se divirta e se inspire nesta história, que ao mesmo tempo que comove, mostra o poder da determinação de quem não se entrega às adversidades.

Bom filme! 🍿🎬
Se você leu o post anterior e quer aprimorar sua habilidade para delegar, confere aqui nossas 4 dicas 👇🏽👇🏼👇🏾

1️⃣ Treine sua equipe pensando no futuro!
Pense em todas as demandas de trabalho que estão sob sua responsabilidade e que podem ser passadas para alguém da sua equipe. Avalie quem é a melhor pessoa para assumir tais tarefas e o que é que essa pessoa precisa aprender, depois faça um programa de treinamento para prepará-la.

2️⃣ Ofereça instruções detalhadas, de forma escrita e verbal.
Quando for delegar uma atividade, garanta que a pessoa que vai assumir a atividade entendeu corretamente o que precisa ser feito, os prazos, o resultado esperado etc. Como informação nunca é demais, é bacana explicar os detalhes e oferecer um checklist ou instruções de trabalho por escrito. Desta forma, a pessoa que assumiu a atividade consegue lembrar de todos os detalhes.

3️⃣ Mantenha uma rotina de follow up.
Esteja atento e atenta para verificar se a pessoa que acabou de assumir uma determinada tarefa está tendo algum tipo de dificuldade para realizar o que lhe foi pedido. Isso evita que a pessoa perca tempo lidando com dificuldades que poderiam ser superadas com uma simples instrução de alguém mais familiarizado com o assunto.

4️⃣ Ofereça feedback assertivo e constante.
Após as entregas, diga claramente o que precisa ser melhorado. Assim, a pessoa tem a chance de evoluir! 

Gostou das nossas dicas? Então, compartilha esse post com aquele amigo ou amiga que precisa de dicas para delegar! 😉 😉
@impulsoconsult
Fale com a gente!
Saiba como podemos ajudar a impulsionar os resultados da sua empresa
WhatsApp