fbpx
Gestão Estratégica

Partindo para a AÇÃO – Parte I

25 ago 2019 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

No último post aqui do Blog mencionamos os pontos fundamentais indicados por Andy Groove1 para que o seu OKR fosse bem elaborado, e sugerimos que você utilizasse aquelas informações para fazer uma última conferência sobre a assertividade do planejamento que você preparou para seus negócios. Então, entendemos que você planejou, revisou e está certo sobre a sua ESTRATÉGIA.

Com a ESTRATÉGIA bem definida, é hora de AGIR. E para nós da Impulso, a AÇÃO é baseada em dois pilares fundamentais: PESSOAS e EXECUÇÃO. Neste post falaremos sobre o papel das PESSOAS para o atingimento da estratégia. Não vamos aqui explorar toda a complexidade do tema de gestão de pessoas, pois, teremos um mês todo dedicado para o tema, logo ali na frente. Aguardem!

Todas as vezes que falamos sobre OKR mencionamos a importância da boa comunicação e do alinhamento com as equipes para o sucesso do planejamento. E isso se dá basicamente através da figura do gestor/líder.

Considerando o ambiente de negócios atual, cada vez mais incerto e inseguro, é fundamental que os líderes consigam direcionar a força de trabalho para que consigam ter a melhor performance que lhes é possível. E segundo Bossidy & Charam,

Muitos gestores antes bem-conceituados serão considerados insatisfatórios no novo ambiente, e também haverá uma escassez de líderes talentosos que apresentem precisão mental, a coragem e a persistência necessárias para executar bem em um ambiente difícil.” (Bossidy & Charam, 2019, p.xvii)

A PRECISÃO MENTAL pode ser entendida como a capacidade do gestor/líder de entender quando e quais estratégias devem ser mantidas dentro das incertezas e riscos percebidos nos ambientes de negócios. Na prática, significa saber quando dizer não para uma estratégia que pode comprometer o futuro dos negócios. Mas aqui é possível pensar: “mas não deveríamos seguir o nosso OKR?” E a resposta é: “sim, e por isso o OKR considera um prazo de planejamento mais curto, para que você possa acompanhar as mudanças que ocorrem no ambiente de negócios”. Uma estratégia bem pensada é a diretriz das ações, mas o papel do gestor/líder é justamente entender se essa diretriz faz sentido para a empresa ao longo do tempo. Parece simples para você? Ser capaz de avaliar precisamente, sem paixões, as probabilidades de ganhos e perdas [e talvez arriscar a própria pele] é para quem se prepara para isso. E você, está preparado ou vem se preparando para isso?

Outro ponto apontado pelos autores é a CORAGEM: de fazer o que tem que ser feito [e novamente, talvez arriscar a própria pele] para que a estratégia esteja sempre alinhada, as pessoas certas nos lugares certos e os investimentos alocados de forma eficiente, entre outras atribuições. Para fazer o que tem que ser feito o gestor/líder precisa não se acanhar frente aos desafios e não se omitir frente às necessidades de realinhamento, revisão e reprogramação.

O terceiro ponto apontado pelos autores é PERSISTÊNCIA, que é a capacidade de se manter constante na condução dos negócios. Diante de inúmeras novas possiblidades que surgem a cada dia [e que às vezes são oportunidades e às vezes são apenas distrações], manter-se focado é um requisito bastante importante.

Considerando o perfil mencionado acima, talvez esteja mais claro que ter/ser os melhores gestores/líderes não é uma tarefa assim tão elementar. E neste ponto você deve estar se perguntando: “e como saber se eu tenho o gestor/líder certo para conduzir os meus negócios?” E a resposta é simples: saiba que tipo de pessoa você precisa em cada posição.

Para saber que tipo de pessoa você precisa em cada posição é fundamental que você tenha clareza sobre quais as características seus gestores/líderes precisam ter para conduzir sua empresa para o futuro. Não é o que você precisa para faturar/produzir/vender o que você faz hoje, mas para atingir seus objetivos [aqueles do seu OKR]. Feito isso, compare essa descrição com os profissionais que você tem hoje e veja se eles preenchem os requisitos. Feito isso você deve avaliar: a) não atingem, mas tem um potencial de desenvolvimento rápido enorme – neste caso, treine-os ou b) não atingem e não estou certo se conseguem se desenvolver – neste caso, promova as mudanças necessárias.

Com a equipe de gestão/liderança bem formada, eles devem ser capazes de comunicar com clareza e assertividade aos times quais são as diretrizes constantes no seu OKR e serem estimulados a desenvolverem ações sinérgicas para atingirem os objetivos e resultados chaves colocados lá. Para isso, é fundamental que gestores/líderes conheçam suas equipes, saibam das potencialidades de cada um, para que possam estimular cada talento de forma máxima. Equipes que tem clareza sobre o que precisa ser feito, tem autonomia para dizer como seus processos podem contribuir e que são estimuladas a fazerem aquilo em que são melhores tendem a apresentar performance muito acima da média de equipes que são “mandadas” a realizarem atividades com as quais não concordam ou não tem afinidade. A regra aqui, como diria Arnaldo Cézar Coelho, é clara: CONHEÇA e OUÇA sua equipe. Se você os contratou porque eles sabem como fazer algo, deixe que eles o façam! O papel do líder é conduzir as equipes quando a situação for difícil [é isso que o time espera] e não dizer a eles todo o tempo o que fazer. Conduzir é diferente de mandar. Esteja atento!

Até aqui você já deve ter percebido o papel das pessoas para o sucesso dos negócios. Ainda que o seu negócio seja uma indústria altamente automatizada ou que você trabalhe com uma tecnologia de última geração, as pessoas [e suas ideias, e suas formas criativas de solucionar problemas e suas paixões pelos bons resultados] ainda são um dos ativos mais importantes de qualquer organização. São as pessoas que desenvolvem soluções para seus clientes, e não as máquinas. Quer clientes bem atendidos? Tenha as melhores e mais motivadas pessoas no seu time!

Não importa quão incrível seja o seu OKR se sua equipe não o conhece profundamente, se eles não sabem por que estão fazendo algo ou se eles não podem colocar seus melhores esforços em suas tarefas cotidianas. Se essa é a sua realidade, não espere mais que um resultado mediano [se houver resultado].

De outro lado, se você tem líderes/gestores que inspirem confiança em suas equipes, se sua empresa tem uma comunicação transparente e assertiva sobre quais objetivos precisam ser alcançados e quais resultados precisam ser obtidos e permite que as pessoas trabalhem com o que são boas, então, sua empresa está e estará sempre à frente da maioria das empresas que conhecemos por ai.

Esperamos que com esse texto você possa analisar a composição da sua equipe, avaliar se eles estão alinhados com as estratégias do seu negócio e se estão desempenhando o máximo que podem. Com isso, você estará PREPARADO PARA AGIR.

Bibliografia

1 DOERR, John. Measure What Matters: OKR – the simple idea that drives 10x growth. United Skates of America: Penguin Business, 2018.

2 BOSSIDY, Larry e CHARAM, Ram. Execução: a disciplina para atingir resultados. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso ConsultoriaFique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post
Você saberia responder rapidamente quais são os maiores problemas a sua empresa enfrenta hoje? 🤔🤨

É uma pergunta simples e a resposta geralmente está na ponta da língua. As respostas mais comuns são faturamento baixo, falta de dinheiro, equipe desmotivada e desorganização.

Mas, e se te perguntarmos o que é que está causando esses problemas? Seria fácil de responder? Talvez nem tão fácil assim, certo?!

Para entender mais sobre como resolver os muitos problemas que aparecem todos os dias, é fundamental que você 👇🏽

✔️ Separe uns minutinhos do seu dia para analisar um problema específico.

✔️ Faça uma lista das prováveis causas desse problema.

✔️Ao lado de cada causa, liste as ações que estão ao seu alcance para contornar o problema que está instalado, e as ações que precisam ser feitas para evitar que ele volte a acontecer.

✔️ Monte um calendário simples, colocando prazos para realização de cada uma das ações. Lembre-se que você não precisa resolver tudo de uma vez, nesta semana. Você precisa fazer um pouco por dia, todos os dias!

Apenas quando você tem clareza sobre o que está acontecendo é que você consegue ter clareza sobre o que precisa ser feito para se livrar dos problemas! 

Se você precisar de ajuda para fazer o seu plano de ação para se livrar dos problemas de gestão da sua empresa, clica no link na nossa bio e agenda o seu diagnóstico de gestão. É GRATUITO! 👊🏼🚀
Pareto foi um sociólogo, cientista político e economista italiano, que no início do século 20 realizou análises constatando que 80% das consequências observadas em seus experimentos era originadas por 20% das causas. Em razão de seus experimentos surgiu o Princípio de Pareto ou Lei 80/20 🧔🏻🔎📄📚

Então, se 80% dos resultados são gerados por 20% dos esforços realizados, é fundamental que você identifique quais são esses 20% responsáveis por maior parte dos seus resultados, e tenha foco total em realizá-los da melhor forma possível 💪🏽🏅

Para aplicar o Princípio de Pareto no seu negócio, e assim ter foco no que realmente gera resultados, é fundamental que você faça um acompanhamento detalhado da performance da sua empresa, para entender:

❓ De onde vem o seu faturamento? Quais produtos/serviços são as estrelas do seu negócio e garantem a maior parte do seu faturamento?
❓ Quais são suas ações de marketing que tem maior retorno?
❓ De onde vem a maior parte dos seus clientes?

Se você analisar os dados, vai perceber que há alguns pontos super fortes no seu negócio que merecem atenção especial, pois, são eles que farão sua empresa decolar! 🚀

Se você não está conseguindo identificar esses pontos fortes porque não tem dados suficientes, clica no link na nossa bio e agenda o seu diagnóstico de gestão gratuito, e nós te ajudamos a organizar seus dados e a planejar para fazer seus 20% de esforço virarem 80% de resultado! 👊🏼👊🏼
Se você é um Desenvolvedor de Software criativo, que gosta de solucionar problemas, tem excelente comunicação verbal e escrita e adora analisar dados, um de nossos clientes, a TECHS, tem uma super vaga para atuar em Araraquara-SP. 

Confira os requisitos e atribuições e candidate-se:

👩🏽‍💻 VAGA: 
Desenvolvedor de Software 

🔍 O QUE ESTAMOS BUSCANDO:
- Conhecimento em Linguagem de Programação C# ou .NET 
- Conhecimento em Linguagem Banco de Dados Transact SQL

🏅 SERÁ UM DIFERENCIAL SE VOCÊ TIVER:
- Experiência anterior com desenvolvimento ambiente WEB

📄 QUAIS SERÃO SUAS RESPONSABILIDADES: 
- Monitoramento, manutenção e performance de Sistema ERP
- Análise de cenários, proposição para solução de problemas e atualizações de sistemas

Se você tem interesse, candidate-se através do link que está na nossa bio em 'VAGA Desenvolvedor de Software' até o dia 25/05. 

Ah, e se você não tem interesse, mas conhece alguém para indicar, fique à vontade para compartilhar!

🤝 Sobre nosso cliente: 
A Techs é especialista em desenvolver soluções e fornecer produtos e serviços de TI, nas áreas de: acesso internet, redes, desenvolvimento e hospedagem de sites, e na produção de softwares e sistemas.

Saiba mais em: 
https://www.techs.net.br/
Nossa dica de hoje é especial para todos aqueles que colocam o coração em tudo que fazem! 😍

Se intensidade é o seu segundo nome, você vai AMAR ouvir a entrevista incrível realizada pela equipe do @podcastatitudeempreendedora com Paulo Correa, CEO da C&A 👚👖👗

Gravado no início da pandemia, Paulo fala sobre como o trabalho remoto promoveu um aumento significativo da colaboração entre as pessoas, sobre a humanização das empresas e sobre quais são os fatores decisivos para contratar um profissional para seu time.

Paulo é um daqueles líderes intensos, que coloca o coração nas relações, que ouve atentamente e que sabe que, quanto mais os líderes se conhecem mais são capazes de influenciar e conduzir as pessoas a sua volta.

Se você, assim como nós, está sempre buscando ser um gestor ou gestora melhor, com certeza vai curtir essa dica! 🤩😉
Você já parou para pensar sobre quando é a hora de mudar de ideia sobre algo? 🤔💭

Se você tem uma ideia e vem trabalhando duramente nela, mas não tem conseguido atingir os resultados que deseja ou precisa, talvez seja interessante avaliar se não é hora de abandonar o plano inicial e mudar os rumos ⬆️↗️

É sempre frustrante abandonar um projeto que parecia incrível. A sensação de que está fazendo as coisas erradas ou de não saber como atingir os resultados com certeza causam muito desanimo e frustração 😔

Mas é justamente nessa hora – do desanimo e frustração - que você precisa se lembrar que o caminho do empreendedorismo não é linear e que há inúmeras possibilidades a serem aproveitadas, que você só irá descobrir na hora que tirar o foco do problema e começar a focar em buscar novas soluções 💡

Se você tiver um olhar atento [a gente te ajuda com isso, tá?!] você poderá mudar completamente seu produto/serviço, estratégia comercial, metas financeiras, forma de gerir a equipe, e tudo o mais que achar necessário para ser um sucesso! 🤩

Conta pra gente: tem algum projeto aí que merece ser repensado, reformulado ou abandonado?
@impulsoconsult
Fale com a gente!
Saiba como podemos ajudar a impulsionar os resultados da sua empresa