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Impulsionando Negócios

Para cada problema, duas soluções

15 jun 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

Ser empreendedor no Brasil é uma missão reservada para corajosos! Segundo o relatório Panorama dos Pequenos Negócios 20181 do Sebrae, no Brasil existem 25,4 milhões de pessoas que são donas de pequenos negócios, o que corresponde a aproximadamente 18% da população economicamente ativa. É muita gente batalhando para fazer negócios em um ambiente complicado como o do Brasil.

Problemas como constantes crises (econômicas, políticas, institucionais), dificuldade em registrar marcas e patentes, burocracias de toda ordem para realizar atividades simples como abrir uma empresa ou alterar a atividade, falta de confiabilidade nas transações, falta de pessoas capacitadas para trabalhar, acesso limitado ao crédito ou crédito com custos altíssimos são algumas das barreiras encontradas pelas empresas – em especial as micro, pequenas e médias – para conseguirem manter-se em funcionamento, operando com um bom nível de qualidade, produtividade e rentabilidade.

Mas, da mesma forma encontramos uma série de problemas, é importante analisar e perceber se junto com os problemas podemos encontrar também oportunidades. E, para isso, é importante que nos façamos algumas perguntas, tais como:

  • Como o meu negócio é afetado por esses problemas?
  • Quais vantagens competitivas posso criar para fazer com que meu negócio se destaque em meio a esse ambiente de negócios conturbado?
  • Quais soluções posso criar para lidar com os problemas enfrentados?
  • Sendo capaz de criar soluções para lidar com os problemas, qual a minha capacidade de ser um catalisador para outras empresas e me tornar referência?

Questionamentos como estes nos levam em direção a uma das políticas adotadas por nós na Impulso Consult, que é “para cada problema, duas soluções”. Essa forma de encarar as dificuldades faz com que as empresas não sejam vítimas das circunstâncias, apesar de serem inegavelmente afetadas por elas. E para ilustrar a forma como as empresas podem encontrar as tais “2 soluções para cada problema”, trouxemos aqui alguns aprendizados que a atual crise proporcionou e que podem também ser entendidos como oportunidades de tornar os negócios mais fortes e saudáveis.

1.Regionalização

Se antes as pequenas empresas se apoiavam prioritariamente em uma atuação local, a impossibilidade de abrir as portas fez com que muitos negócios passassem a “voar mais alto”, expandindo seu espaço de atuação para além dos arredores do seu CEP. E a internet foi a aliada mais preciosa para que isso acontecesse!

2. Preços vs Custos

Todos os momentos de crise trazem à tona uma implacável verdade: avaliar continuamente preço e custos é fundamental! Em momentos em que o consumidor demanda uma redução geral dos preços em virtude da redução da renda, ser capaz de analisar criteriosamente os custos e promover as mudanças necessárias para se manter competitivo é mandatório.

3. Fluxo de Caixa

Em um momento em que precisamos colocar o pé no freio e reorganizar o caixa, quantas empresas conseguiram fazer isso com facilidade? Quantas empresas tinham em mãos as informações sobre o seu ciclo financeiro para que pudessem promover renegociações assertivas?

4. Comunicação

As empresas precisaram sair do piloto automático e repensar a forma com que se comunicam com seus consumidores. Se antes os consumidores vinham até as empresas com suas demandas, descobrir uma forma de comunicar que o trabalho continua importante e relevante ficou mais difícil. Mas esse pode – e deve – ser o trampolim para uma nova abordagem comercial, agora mais humana, próxima e preocupada.

5. Publicidade

Muitas empresas têm um ótimo histórico de vendas através de indicação – o que é excelente – e nunca se preocuparam muito com a forma como sua empresa é vista pelos não clientes. Mas quando o desafio de recuperar o faturamento se apresenta, como é que você se comunica com os seus potenciais novos clientes? Como você mostra sua empresa para eles?

Essas e outras lições demonstram que ser capaz de repensar os negócios continuamente para sobreviver pode ser uma das principais habilidades necessárias para empreender – e isso, empreendedores brasileiros tem mostrado que tem de sobra.

E como impulsionar pequenas e médias empresas é a nossa razão de existir, a partir de hoje publicaremos aqui no Blog uma série de artigos sobre empreendedorismo. Vamos falar sobre assuntos do dia-a-dia, ações que as empresas podem fazer para alavancar vendas, como melhorar a gestão de processos de uma forma simplificada e outros assuntos que possam ajudar empreendedores a gerirem seus negócios de forma descomplicada.

1https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SP/Pesquisas/Panorama_dos_Pequenos_Negocios_2018_AF.pdf

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

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Nossa dica de hoje é especial para todos aqueles que colocam o coração em tudo que fazem! 😍

Se intensidade é o seu segundo nome, você vai AMAR ouvir a entrevista incrível realizada pela equipe do @podcastatitudeempreendedora com Paulo Correa, CEO da C&A 👚👖👗

Gravado no início da pandemia, Paulo fala sobre como o trabalho remoto promoveu um aumento significativo da colaboração entre as pessoas, sobre a humanização das empresas e sobre quais são os fatores decisivos para contratar um profissional para seu time.

Paulo é um daqueles líderes intensos, que coloca o coração nas relações, que ouve atentamente e que sabe que, quanto mais os líderes se conhecem mais são capazes de influenciar e conduzir as pessoas a sua volta.

Se você, assim como nós, está sempre buscando ser um gestor ou gestora melhor, com certeza vai curtir essa dica! 🤩😉
Você já parou para pensar sobre quando é a hora de mudar de ideia sobre algo? 🤔💭

Se você tem uma ideia e vem trabalhando duramente nela, mas não tem conseguido atingir os resultados que deseja ou precisa, talvez seja interessante avaliar se não é hora de abandonar o plano inicial e mudar os rumos ⬆️↗️

É sempre frustrante abandonar um projeto que parecia incrível. A sensação de que está fazendo as coisas erradas ou de não saber como atingir os resultados com certeza causam muito desanimo e frustração 😔

Mas é justamente nessa hora – do desanimo e frustração - que você precisa se lembrar que o caminho do empreendedorismo não é linear e que há inúmeras possibilidades a serem aproveitadas, que você só irá descobrir na hora que tirar o foco do problema e começar a focar em buscar novas soluções 💡

Se você tiver um olhar atento [a gente te ajuda com isso, tá?!] você poderá mudar completamente seu produto/serviço, estratégia comercial, metas financeiras, forma de gerir a equipe, e tudo o mais que achar necessário para ser um sucesso! 🤩

Conta pra gente: tem algum projeto aí que merece ser repensado, reformulado ou abandonado?
É super comum as pessoas acharem que a área financeira é a área mais importante da empresa, porque é a que controla o dinheiro. Mas isso não passa de um enorme MITO! 👎🏾

A área financeira é uma área de suporte, que ajuda a empresa a entender se as estratégias comercial e operacional são financeiramente viáveis e rentáveis, que faz as transações financeiras [pagar e receber] e que controla e analisa os números para garantir que tudo está saindo conforme planejado 🔎📈📊

Não existe, em uma empresa, uma área mais importante que as outras. Todas as áreas são importantes!

É fundamental que todas trabalhem juntas, dando informações e suporte umas às outras, para que todas possam oferecer as melhores soluções para os clientes. Afinal, o sucesso é construído em conjunto! 🤝🏆
Todos os dias surgem milhares de ideias. Algumas incríveis, outras bem simples 💡

Muitas ideias incríveis morrem logo após surgirem. Algumas ideias simples tornam-se um sucesso.

O que faz uma ideia ser um sucesso não tem a ver com ser incrível, inédita ou revolucionária. O que faz uma ideia ser um sucesso é a forma como ela é EXECUTADA 💪🏽⚒️

Depois de ter uma ideia, que é O QUE você quer fazer, você precisa investir tempo em estudar e planejar a forma COMO você vai fazer essa ideia funcionar. E, depois disso, trabalhar duramente [e sem pressa] para executar cada passo do seu plano com excelência.

Parece simples. Mas sabemos que não é! 😥

Para executar um plano com excelência é preciso ser apaixonado pelo problema a ser resolvido, e não pela ideia em si.

Então, preocupe-se mais em EXECUTAR COM EXCELÊNCIA do que em ter ideias mirabolantes. Afinal, como sabiamente disse o Andy, “Ideias são fáceis. Execução é tudo.” 🚀👊🏼
Você já parou para pensar sobre...

❓Quem precisa do serviço/produto que você vende?
❓Por que esse potencial cliente precisa desse produto/serviço?
❓Por que esse potencial cliente precisa comprar de você e não do seu concorrente?

Analisar essas questões permite que você avalie se:
• o tipo de produto/serviço que você oferece é o que o seu público realmente deseja/precisa.
• a qualidade oferecida atinge as necessidades e expectativas.
• o preço é competitivo e reflete o valor do produto/serviço.
• a forma de apresentação é atrativa.
• a forma de se comunicar é eficiente [meios de comunicação, vocabulário utilizado, material de propaganda etc.].

Se você costuma avaliar essas questões, então, com certeza está na liderança! 🥇

Se não costuma avaliar porque não sabe muito bem como fazer isso, clica no link na nossa bio e agenda o seu diagnóstico de gestão gratuito, que nós te ajudamos com essa missão!
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