Impulsionando Negócios

Para cada problema, duas soluções

15 jun 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

Para cada problema duas soluções | Ser empreendedor no Brasil é uma missão reservada para corajosos! Segundo o relatório Panorama dos Pequenos Negócios 20181 do Sebrae, no Brasil existem 25,4 milhões de pessoas que são donas de pequenos negócios, o que corresponde a aproximadamente 18% da população economicamente ativa. É muita gente batalhando para fazer negócios em um ambiente complicado como o do Brasil.

Problemas como constantes crises (econômicas, políticas, institucionais), dificuldade em registrar marcas e patentes, burocracias de toda ordem para realizar atividades simples como abrir uma empresa ou alterar a atividade, falta de confiabilidade nas transações, falta de pessoas capacitadas para trabalhar, acesso limitado ao crédito ou crédito com custos altíssimos são algumas das barreiras encontradas pelas empresas – em especial as micro, pequenas e médias – para conseguirem manter-se em funcionamento, operando com um bom nível de qualidade, produtividade e rentabilidade.

Mas, da mesma forma encontramos uma série de problemas, é importante analisar e perceber se junto com os problemas podemos encontrar também oportunidades. E, para isso, é importante que nos façamos algumas perguntas, tais como:

  • Como o meu negócio é afetado por esses problemas?
  • Quais vantagens competitivas posso criar para fazer com que meu negócio se destaque em meio a esse ambiente de negócios conturbado?
  • Quais soluções posso criar para lidar com os problemas enfrentados?
  • Sendo capaz de criar soluções para lidar com os problemas, qual a minha capacidade de ser um catalisador para outras empresas e me tornar referência?

Questionamentos como estes nos levam em direção a uma das políticas adotadas por nós na Impulso Consult, que é “para cada problema, duas soluções”. Essa forma de encarar as dificuldades faz com que as empresas não sejam vítimas das circunstâncias, apesar de serem inegavelmente afetadas por elas. E para ilustrar a forma como as empresas podem encontrar as tais “2 soluções para cada problema”, trouxemos aqui alguns aprendizados que a atual crise proporcionou e que podem também ser entendidos como oportunidades de tornar os negócios mais fortes e saudáveis.

1.Regionalização

Se antes as pequenas empresas se apoiavam prioritariamente em uma atuação local, a impossibilidade de abrir as portas fez com que muitos negócios passassem a “voar mais alto”, expandindo seu espaço de atuação para além dos arredores do seu CEP. E a internet foi a aliada mais preciosa para que isso acontecesse!

2. Preços vs Custos

Todos os momentos de crise trazem à tona uma implacável verdade: avaliar continuamente preço e custos é fundamental! Em momentos em que o consumidor demanda uma redução geral dos preços em virtude da redução da renda, ser capaz de analisar criteriosamente os custos e promover as mudanças necessárias para se manter competitivo é mandatório.

3. Fluxo de Caixa

Em um momento em que precisamos colocar o pé no freio e reorganizar o caixa, quantas empresas conseguiram fazer isso com facilidade? Quantas empresas tinham em mãos as informações sobre o seu ciclo financeiro para que pudessem promover renegociações assertivas?

4. Comunicação

As empresas precisaram sair do piloto automático e repensar a forma com que se comunicam com seus consumidores. Se antes os consumidores vinham até as empresas com suas demandas, descobrir uma forma de comunicar que o trabalho continua importante e relevante ficou mais difícil. Mas esse pode – e deve – ser o trampolim para uma nova abordagem comercial, agora mais humana, próxima e preocupada.

5. Publicidade

Muitas empresas têm um ótimo histórico de vendas através de indicação – o que é excelente – e nunca se preocuparam muito com a forma como sua empresa é vista pelos não clientes. Mas quando o desafio de recuperar o faturamento se apresenta, como é que você se comunica com os seus potenciais novos clientes? Como você mostra sua empresa para eles?

Essas e outras lições demonstram que ser capaz de repensar os negócios continuamente para sobreviver pode ser uma das principais habilidades necessárias para empreender – e isso, empreendedores brasileiros tem mostrado que tem de sobra.

E como impulsionar pequenas e médias empresas é a nossa razão de existir, a partir de hoje publicaremos aqui no Blog uma série de artigos sobre empreendedorismo. Vamos falar sobre assuntos do dia-a-dia, ações que as empresas podem fazer para alavancar vendas, como melhorar a gestão de processos de uma forma simplificada e outros assuntos que possam ajudar empreendedores a gerirem seus negócios de forma descomplicada.

1https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SP/Pesquisas/Panorama_dos_Pequenos_Negocios_2018_AF.pdf

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

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