fbpx
Impulsionando Negócios

O que fazer com uma boa ideia?

22 jun 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

 “Tive uma ideia ótima!

Essa é uma das frases mais comuns na vida dos empreendedores. O grande problema é que nem sempre ela vem acompanhada de ação. Ou melhor, de um conjunto ordenado de ações que possibilitem que ela se torne um produto ou serviço útil e atrativo para clientes. Então, nossa missão hoje é ajudá-los a avaliar quando uma ideia é realmente boa – e nesse caso pode ser transformada em produtos e serviços, e então, virar dinheiro – ou quando ela é apenas algo interessante mas, que por diversos motivos, acaba sendo só um ruído na nossa vida e, por isso, não vale muito.

A seguir apresentamos alguns critérios que podem ser utilizados para avaliar se uma ideia é boa (e vale o nosso esforço) ou não.

O primeiro critério a ser analisado é SE ELA NOS LEVA EM DIREÇÃO AO NOSSO PROPÓSITO. Se essa ideia não nos ajuda a seguir em direção ao nosso propósito, então, automaticamente nos tira da rota e nos leva para longe do que desejamos para nós e para o nosso negócio. E, sendo assim, por que deveria ser considerada boa?

Outro critério que deve ser avaliado é se a ideia pode ser considerada ÚTIL. Uma ideia é útil quando ela resolve algum problema que parecia sem solução, é mais eficiente do que as soluções já existentes ou melhora significativamente a vida de alguém a ponto de pessoas ou empresas desejarem pagar por ela.

Passado pelo crivo do propósito e da utilidade, vamos ao critério da FACTIBILIDADE. Isto é, a ideia pode ser colocada em prática, ação ou produção? E neste ponto vale considerar que a ideia precisa ser factível para VOCÊ e/ou SUA EMPRESA. Não adianta ter uma ideia que demande a utilização de uma tecnologia que você ou sua empresa não possuem e nem tem capacidade de possuir, ou então que dependa de conhecimentos que você ou sua empresa não possuem e não conseguem desenvolver.

O próximo critério a ser analisado é se GERA RESULTADOS POSITIVOS MENSURÁVEIS. É óbvio que todo empreendedor que tem uma boa ideia para seus negócios tem a intenção de gerar resultados positivos. Mas, é fato que algumas boas ideias acabam não se mostrando econômica e financeiramente viáveis, seja porque demandam um investimento muito alto, porque o público consumidor é muito pequeno e o produto/serviço demanda uma determinada escala, ou mesmo porque o preço a ser cobrado é superior ao valor percebido pelo consumidor. Se você não consegue estabelecer indicadores (números) ou eles se mostram negativos, por que prosseguir?

Se você consegue analisar sua ideia e perceber que ela te ajuda a alcançar o seu propósito, é útil, factível e capaz de gerar resultados positivos mensuráveis, é chegada a hora de montar um plano de ação e seguir em frente, pois as chances desta ideia ser realmente boa é grande. Com um plano bem elaborado, contendo uma lista detalhada do que precisa ser feito, a ideia sai do papel e passa a ter valor.

Mas, de outro lado, se você teve dificuldade para identificar quaisquer uns dos critérios acima, vale a pena avaliar com cautela se você deveria seguir com ela, pois, nem toda boa ideia é boa para nós. O que queremos dizer com isso é que é possível que ao analisarmos uma ideia percebamos que ela faz sentido para empresas em outro estágio, com outro perfil ou que atuem em mercados diferentes. Neste caso, a ideia acaba se mostrando apenas um ruído – algo que chama nossa atenção, toma um pouco do nosso tempo, mas não tem função prática para nós. Neste caso, o melhor a fazer é seguir em frente, sem a tal da “boa ideia”.

Sabendo que o empreendedor é, por natureza, alguém que está todo o tempo com o “modo criatividade” ativado, é normal que apareçam inúmeras “boas ideias” ao longo dos dias. E então, em meio a tantas possibilidades, é fundamental que saibamos usar o “NÃO” como nosso aliado, dizendo “SIM” apenas àquelas oportunidades que, de fato, contribuam para a evolução do negócio. Dizendo NÃO à pretensas boas ideias, você deixa o caminho livre para poder dizer SIM para o que realmente vale a pena.

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post
A Clínica da Audição, tem duas oportunidades de trabalho para atuar na cidade de Araraquara-SP, para você que é super organizado, adora lidar com pessoas e tem excelente comunicação verbal e escrita!

As vagas disponíveis, são: 

•	Recepcionista 
•	Supervisor de Clínica 

Confira todos os detalhes sobre cada uma das vagas e faça sua inscrição nos links que estão na nossa bio, descritos como “VAGA Recepcionista (Araraquara)” e “VAGA Supervisor de Clínica (Araraquara)”.

Ah, e se você não tem interesse, mas conhece alguém para indicar, compartilhe esse post!
Ei, temos uma vaga incrível na cidade de Matão-SP, para você que está buscando novos desafios na área administrativa.

Confira todos os detalhes:

🏢 EMPRESA: Consigoo
Saiba mais em: https://www.consigoo.com.br/

🔎 ESPERAMOS QUE VOCÊ TENHA
- Ensino Superior concluído ou em andamento
- Será considerado diferencial experiência com documentos e registros de imóveis

📑 QUAIS SERÃO SUAS RESPONSABILIDADES
- Dar suporte aos responsáveis pela empresa realizando contato para agendamento com clientes, checagem e organização de documentos e cadastros em sistema.

E aí, tem interesse? Candidate-se através do link que está na nossa bio em 'VAGA Aux. Administrativo (Matão)' até o dia 15/09 

Ou compartilhe com seus amigos 📲
Se você é super organizado, tem boa comunicação verbal e escrita e é atento aos detalhes, temos uma vaga disponível na área de VENDAS, em um dos nossos clientes em Ribeirão Preto-SP para você:

🛒 VAGA:
Vendedor

🏢 EMPRESA:
Sciarretta Materiais para Construção

🔍 O QUE ESPERAMOS DE VOCÊ:
- Conhecimento das ferramentas do Office
- Conhecimento sobre materiais de construção e experiência anterior com vendas serão considerados diferenciais
- Residir em Ribeirão Preto ou Brodowski

📑 AS ATIVIDADES DO CARGO INCLUEM:
- Atendimento ao cliente presencialmente na loja e através de plataforma digital.
- Elaboração, envio e acompanhamento de orçamentos.
- Prospecção ativa de clientes.

Se interessou? Candidate-se através do link que está na bio 'VAGA Vendedor Ribeirão Preto' até o dia 06/09:

Ah, e se você não tem interesse, mas conhece alguém para indicar, compartilhe!
Dificuldade, aceitação, adaptação, persistência e superação. Isso é tudo que você vai encontrar na Dica da Impulso de hoje. 

Embaladas pelos esportes [afinal, estamos em tempos de Olimpíadas], nossa dica é o filme espanhol “100 metros” disponível na @netflixbrasil 🥇🤸🏽🏄🏻‍♀️🏊🏼‍♂️🏃🏻

Baseado em fatos, o filme retrata a história de Rámon, um executivo que descobre possuir esclerose múltipla, e decide enfrentar a doença ao mesmo tempo em que se prepara para disputar uma prova de Ironman 🏃🏻🏊🏼‍♂️🚴🏼

🚨 Alerta: esse filme vai fazer você sair do sofá e encarar suas metas mais ousadas sem medo do que pode acontecer no caminho! 🤨🤩

Esperamos que você se divirta e se inspire nesta história, que ao mesmo tempo que comove, mostra o poder da determinação de quem não se entrega às adversidades.

Bom filme! 🍿🎬
Se você leu o post anterior e quer aprimorar sua habilidade para delegar, confere aqui nossas 4 dicas 👇🏽👇🏼👇🏾

1️⃣ Treine sua equipe pensando no futuro!
Pense em todas as demandas de trabalho que estão sob sua responsabilidade e que podem ser passadas para alguém da sua equipe. Avalie quem é a melhor pessoa para assumir tais tarefas e o que é que essa pessoa precisa aprender, depois faça um programa de treinamento para prepará-la.

2️⃣ Ofereça instruções detalhadas, de forma escrita e verbal.
Quando for delegar uma atividade, garanta que a pessoa que vai assumir a atividade entendeu corretamente o que precisa ser feito, os prazos, o resultado esperado etc. Como informação nunca é demais, é bacana explicar os detalhes e oferecer um checklist ou instruções de trabalho por escrito. Desta forma, a pessoa que assumiu a atividade consegue lembrar de todos os detalhes.

3️⃣ Mantenha uma rotina de follow up.
Esteja atento e atenta para verificar se a pessoa que acabou de assumir uma determinada tarefa está tendo algum tipo de dificuldade para realizar o que lhe foi pedido. Isso evita que a pessoa perca tempo lidando com dificuldades que poderiam ser superadas com uma simples instrução de alguém mais familiarizado com o assunto.

4️⃣ Ofereça feedback assertivo e constante.
Após as entregas, diga claramente o que precisa ser melhorado. Assim, a pessoa tem a chance de evoluir! 

Gostou das nossas dicas? Então, compartilha esse post com aquele amigo ou amiga que precisa de dicas para delegar! 😉 😉
@impulsoconsult
Fale com a gente!
Saiba como podemos ajudar a impulsionar os resultados da sua empresa
WhatsApp