Impulsionando Negócios

O que é gestão empresarial?

21 mar 2023 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

Gestão refere-se às práticas e estratégias utilizadas para administrar uma empresa, com o objetivo de maximizar a eficiência, produtividade e lucratividade, e assim ser capaz de lidar com os crescentes desafios de mercado aos quais as empresas estão expostas.

Uma boa gestão requer habilidades de liderança, conhecimento de mercado e uma abordagem centrada no cliente, e pode (deve!) ser separada em diferentes áreas, tais como:

  1. Planejamento Estratégico: é o momento em que são definidos os objetivos e metas da empresa, bem como o plano de ação para alcançar os resultados pretendidos.
  • Gestão Financeira: consiste em monitorar a performance da empresa através dos números, tanto relacionado ao resultado econômico (demonstrativos de resultados) quanto do resultado financeiro (gestão do fluxo de caixa.
  • Gestão de Pessoas: consiste em garantir que a empresa tenha as melhores pessoas, com competências técnicas e comportamentais adequadas e bem treinadas, para conduzir a empresa até seus objetivos.
  • Gestão Comercial & Marketing: consiste em saber como promover e vender os produtos e serviços da empresa, atraindo novos clientes e mantendo o encantamento dos clientes atuais.
  • Gestão da Inovação: é a capacidade de inovar e se adaptar às mudanças do mercado para garantir a sobrevivência de uma empresa no longo prazo. Consiste em experimentar novas ideias e tecnologias, bem como a ajustar suas estratégias e operações aos novos desafios e oportunidades.

Conte pra gente: quais áreas de gestão da sua empresa precisam de mais atenção neste momento?

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post