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Impulsionando Negócios

O lado bom do lado ruim

02 dez 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

O ano de 2020 ficará marcado na memória de todos os empreendedores como “o ano da reinvenção”. Não aquela reinvenção voluntária que acontece quando as estratégias adotadas já não geram mais os efeitos desejados, mas aquela necessária para garantir a sobrevivência das empresas.

Contudo, infelizmente, há uma quantidade enorme de empresas que não conseguiram se reinventar, e por isso, fecharam as portas.

E o que é que diferencia as empresas que estão conseguindo das que não conseguiram passar pela crise? A resposta está no planejamento! As empresas que têm o hábito de ter um planejamento estratégico de médio e longo prazos, geralmente costumam destinar um tempo na agenda, periodicamente, para avaliar o contexto em que estão inseridas, considerando os riscos associados ao negócio de forma ampla. E foram essas empresas que, observando o que acontecia na China (importante fornecedor mundial), conseguiram perceber que se algo de muito errado ocorresse por lá, as coisas por aqui também poderiam se complicar.

Essa consciência tornou possível às empresas mensurar um pouco melhor os riscos que estavam correndo, e desta forma, tiveram a oportunidade de avaliar com clareza o que lhes era possível ou não em termos tecnológicos, financeiros e de gestão de pessoas, pensar em soluções para reduzir os riscos durante a pandemia, e também criar alternativas para operar de forma eficiente, econômica e moderna dentro de um ambiente conturbado e cheio de restrições.

E se pensarmos que eficiência, economia e modernidade são requisitos para garantir a competitividade em qualquer estágio da vida das empresas, é inegável que aquelas empresas que estão conseguindo contornar os problemas ocasionados pela crise sairão dela melhor preparados para criar soluções para seus negócios continuamente, aumentando muito a chance de se tornarem empresas mais sólidas e buscarem por posições de destaque em seus mercados.

Então, apesar de toda a tristeza trazida pela crise e pela bagunça causada no mercado como um todo, é possível ver que existe um lado bom neste cenário ruim, e abaixo a listamos aqueles que, em nossa avalição, foram os mais importantes.

Quem planeja sai na frente: na detecção de riscos, na elaboração de soluções e na resolução dos problemas.

A necessidade é a mãe da criatividade: para criar algo novo você não precisa ser criativo, você só precisa ter uma necessidade real.

Afinal de contas, no exato momento em que as empresas perceberam que não seria possível continuar funcionando da forma tradicional, todas foram obrigadas a inovar de alguma maneira, muitas delas migrando de operação 100% presenciais para o mundo digital com enorme sucesso.

As fronteiras foram expandidas: existe um mercado enorme a ser explorado, não se limite!

Se algumas empresas se contentavam em atender apenas os clientes que estavam localizados próximos às suas lojas, restaurantes e escritórios, com a crise elas descobriram novos públicos consumidores e puderam identificar novas oportunidades de expandir suas operações.

Estando todos longe um dos outros, a proximidade nas relações se tornou um capital precioso: existem milhares de produtos à venda e o cliente vai escolher comprar daquele que proporcionar a ele a melhor experiência – e isso só pode ser garantido se as marcas se relacionarem com o cliente.

O aumento do consumo online e o distanciamento físico entre empresas e clientes fez com que as empresas precisassem investir mais em comunicação para se relacionar com seus clientes, elevando assim os seus padrões de qualidade de atendimento.

Novos tempos, novas demandas: estar atendo às necessidades do consumidor e ouvi-los pode ser a melhor coisa que a sua área de Pesquisa e Desenvolvimento pode fazer.

Com a mudança nos hábitos causadas pelo isolamento, as empresas precisaram revisar seus portfólios de produtos e serviços para se adequar ao novo momento, gerando assim um ambiente de criatividade e inovação, que se for mantido, pode ser o motor de crescimento e diferenciação para elas daqui em diante.

Se a sua empresa está passando pela crise, convidamos você a refletir quais foram as ações que você realizou que podem ser mantidas no pós-crise e que ajudarão a sua empresa a crescer e se destacar no seu mercado, bem como verificar quais são as oportunidades que vocês ainda não aproveitaram mas aproveitarão a partir de agora.

Esperamos que a nossa retrospectiva ajude você a encontrar o lado bom do lado ruim, e usá-lo para impulsionar seus negócios!

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

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Nossa dica de hoje é especial para todos aqueles que colocam o coração em tudo que fazem! 😍

Se intensidade é o seu segundo nome, você vai AMAR ouvir a entrevista incrível realizada pela equipe do @podcastatitudeempreendedora com Paulo Correa, CEO da C&A 👚👖👗

Gravado no início da pandemia, Paulo fala sobre como o trabalho remoto promoveu um aumento significativo da colaboração entre as pessoas, sobre a humanização das empresas e sobre quais são os fatores decisivos para contratar um profissional para seu time.

Paulo é um daqueles líderes intensos, que coloca o coração nas relações, que ouve atentamente e que sabe que, quanto mais os líderes se conhecem mais são capazes de influenciar e conduzir as pessoas a sua volta.

Se você, assim como nós, está sempre buscando ser um gestor ou gestora melhor, com certeza vai curtir essa dica! 🤩😉
Você já parou para pensar sobre quando é a hora de mudar de ideia sobre algo? 🤔💭

Se você tem uma ideia e vem trabalhando duramente nela, mas não tem conseguido atingir os resultados que deseja ou precisa, talvez seja interessante avaliar se não é hora de abandonar o plano inicial e mudar os rumos ⬆️↗️

É sempre frustrante abandonar um projeto que parecia incrível. A sensação de que está fazendo as coisas erradas ou de não saber como atingir os resultados com certeza causam muito desanimo e frustração 😔

Mas é justamente nessa hora – do desanimo e frustração - que você precisa se lembrar que o caminho do empreendedorismo não é linear e que há inúmeras possibilidades a serem aproveitadas, que você só irá descobrir na hora que tirar o foco do problema e começar a focar em buscar novas soluções 💡

Se você tiver um olhar atento [a gente te ajuda com isso, tá?!] você poderá mudar completamente seu produto/serviço, estratégia comercial, metas financeiras, forma de gerir a equipe, e tudo o mais que achar necessário para ser um sucesso! 🤩

Conta pra gente: tem algum projeto aí que merece ser repensado, reformulado ou abandonado?
É super comum as pessoas acharem que a área financeira é a área mais importante da empresa, porque é a que controla o dinheiro. Mas isso não passa de um enorme MITO! 👎🏾

A área financeira é uma área de suporte, que ajuda a empresa a entender se as estratégias comercial e operacional são financeiramente viáveis e rentáveis, que faz as transações financeiras [pagar e receber] e que controla e analisa os números para garantir que tudo está saindo conforme planejado 🔎📈📊

Não existe, em uma empresa, uma área mais importante que as outras. Todas as áreas são importantes!

É fundamental que todas trabalhem juntas, dando informações e suporte umas às outras, para que todas possam oferecer as melhores soluções para os clientes. Afinal, o sucesso é construído em conjunto! 🤝🏆
Todos os dias surgem milhares de ideias. Algumas incríveis, outras bem simples 💡

Muitas ideias incríveis morrem logo após surgirem. Algumas ideias simples tornam-se um sucesso.

O que faz uma ideia ser um sucesso não tem a ver com ser incrível, inédita ou revolucionária. O que faz uma ideia ser um sucesso é a forma como ela é EXECUTADA 💪🏽⚒️

Depois de ter uma ideia, que é O QUE você quer fazer, você precisa investir tempo em estudar e planejar a forma COMO você vai fazer essa ideia funcionar. E, depois disso, trabalhar duramente [e sem pressa] para executar cada passo do seu plano com excelência.

Parece simples. Mas sabemos que não é! 😥

Para executar um plano com excelência é preciso ser apaixonado pelo problema a ser resolvido, e não pela ideia em si.

Então, preocupe-se mais em EXECUTAR COM EXCELÊNCIA do que em ter ideias mirabolantes. Afinal, como sabiamente disse o Andy, “Ideias são fáceis. Execução é tudo.” 🚀👊🏼
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Analisar essas questões permite que você avalie se:
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