Gestão de Pessoas

Novos dados, novas formas de gerir

08 jul 2021 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

No post anterior aqui do blog falamos um pouco sobre o que é People Analytics e quais são os passos para implementar o uso de dados na sua empresa. Mas, como é que esses dados podem ajudar a fazer gestão das pessoas no dia a dia?

Já falamos inúmeras vezes que, para nós da Impulso, as pessoas são o que toda empresa tem de mais importante. As pessoas são a força que suporta os processos e levam às empresas a terem resultados incríveis, não importa o tamanho ou segmento.

No entanto, falar de pessoas por vezes é muito subjetivo, é lidar com o intangível. Afinal seres humanos estão em constante transformação e são diferentes uns dos outros: o comportamento, os desejos, fatores motivadores, objetivos de vida, enfim, somos diferentes em todos os aspectos. Alinhar os desejos das pessoas com os objetivos da companhia é o que faz com que a gestão de pessoas seja estratégica, e isso se torna muito mais fácil e confiável com a utilização de dados sobre as pessoas. E é aí que o People Analytics entra em ação.

Na era da transformação digital é impensável não utilizar a tecnologia a nosso favor. Porém, sabemos que é extremamente difícil romper a barreira do convencional. Nas empresas, tradicionalmente, as decisões relacionadas às pessoas acontecem com base apenas em “achismos” e são em sua maioria reativas, ou seja, acontecem para solucionar um problema que já está instalado.  Com o uso de dados, é possível conhecer o perfil dos profissionais da empresa enquanto grupo e individualmente, e com isso, as decisões são mais assertivas e planejadas, o que impulsiona a performance dos funcionários e consequentemente da empresa.

Mas, o people analytics não é somente sobre ter dados e sim sobre saber utilizá-los. É transformar informações em planos de ação mais assertivos, como fez a Nielsen*.

Em 2016 no evento Talent Connect, o vice-presidente da Nielsen apresentou o resultado de um trabalho baseado em people analytics. Na época a empresa contava com aproximadamente 40 mil funcionários e altos índices de rotatividade, mas, o motivo que levava as pessoas a pedirem demissão, até então, ninguém sabia explicar. A partir da análise de algumas variáveis dos funcionários como idade, sexo, nível de cargo etc., dentro de alguns meses houve dois grandes insights: o primeiro é que o primeiro ano de trabalho do funcionário na Nielsen era o mais importante e o segundo é que a retenção de funcionários tendia a ser maior com mudanças laterais de cargo do que com promoções. A partir dessas descobertas, a empresa identificou quais funcionários tinham maior probabilidade de deixar a empresa dentro de um período de seis meses e promoveu ações pontuais de feedback com esses funcionários e outras ações com as demais pessoas das equipes e com isso, reduziu pela metade o índice de rotatividade.  

Assim como a Nielsen, empresas que utilizam o people analytics compreendem o comportamento das pessoas com base em dados, utilizando-os tanto para lidar com o cenário atual, quanto para entender as tendências para o futuro, fundamentando assim suas tomadas de decisão, evitando ações baseadas em opiniões de alguns poucos profissionais.

Os dados são, sem dúvida, muito valiosos e transformam a forma de fazer gestão. Contudo, o “people” – do people analytics – não deve em hipótese alguma ser deixado de lado. Isso quer dizer que, por mais que os dados ajudem, as informações qualitativas, baseadas no conhecimento dos gestores e processos do dia a dia devem complementar a análise para qualquer tomada de decisão. Afinal, o humano nunca sai de moda e como você já deve ter ouvido por aí, no final do dia é sempre gente lidando com gente!

E se de um lado a presença e acompanhamento dos gestores é indispensável, do outro, todos os funcionários da empresa devem ser envolvidos no processo de people analytics. Todo mundo precisa saber o que está sendo analisado, como os dados estão sendo coletados e por quê. É uma questão que vai muito além de mera formalidade, tem a ver com respeito e ética, mas isso é assunto para o próximo artigo.

Nos acompanhe para saber mais!

*Conheça a Nielsen: https://www.nielsen.com/br/pt/

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

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