Gestão de Pessoas

Do que é feito um líder?

07 jun 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

A gente não cansa de repetir por aqui: liderança é SERVIR ao outro. É fazer as pessoas sentirem-se protegidas para que possam se desenvolver plenamente e trabalhar em sua capacidade máxima, além de servir de exemplo no que se refere ao comprometimento, dedicação e performance. Parece ser uma tarefa dura? E é mesmo!

Não tem receita, manual ou “x lições” para ser um bom líder, pois quando se trata de lidar com pessoas, não existe matemática no mundo que dê conta da diversidade humana.

Mas, depois de alguns anos liderando equipes diferentes, em empresas diferentes, com necessidades e características diferentes, aprendi algumas lições [algumas de forma suave e outras de forma bem dura] que podem te ajudar a tornar o caminho mais leve. Então, aí vão algumas dicas:

1. Seja Perspicaz

Segundo a definição do dicionário, perspicaz é aquele “que possui perspicácia, inteligência e sagacidade; sagaz; que enxerga bem; que vê ao longe”.

Analise os riscos e oportunidades, trace os objetivos do seu time, defina os resultados esperados para um determinado período, elabore um plano e parta para a ação.

É verdade que nem sempre estamos preparados para lidar com os desafios à nossa frente e por isso é tão importante que o líder aprenda continuamente, com as informações obtidas dentro e fora da organização. Esse aprendizado é que dará subsídio para que você enxergue longe e tome as melhores decisões, mesmo em um ambiente de grandes incertezas. A capacidade de aprender continuamente é o que te ajudará a mudar de rota sempre que entender que as soluções anteriores já não são capazes de solucionar os problemas do futuro.

2. Seja Corajoso

Ser transparente com o time é fundamental, e mostrar vulnerabilidade frente à grandes desafios é natural – e humano. Mas demonstrar medo, insegurança e hesitar ao tomar decisões faz com que o time deixe de confiar na direção que o líder propõe e abre espaço para que as pessoas duvidem das instruções dadas, passando a agir por si mesmas. O resultado disso é que cada um vai para um lado – e quase sempre esses lados ficam longe do objetivo pretendido.

Analise cenários. Avalie riscos. Pondere prós e contras. Discuta opções com seu time. Decida o que fazer. Prepare-os para fazer o que tem que ser feito. Assuma as consequências. Não hesite!

3. Nunca pare de aprender!

Nunca houve uma época melhor para aprender como hoje! Vivemos na era do compartilhamento de informações e, generosamente, alguns líderes brilhantes estão na internet, todos os dias, doando tempo e se dedicando a falar sobre gestão, liderança, desafios, erros cometidos e oportunidades aproveitadas. Use o conhecimento e experiência deles para se educar.

Além disso, participar de programas de mentorias com profissionais que são referência pode ajudar a reduzir a sensação de isolamento que às vezes aparece por aí – estar à frente e liderar pessoas está longe de ser fácil e é valioso poder ter alguém com quem dividir e validar ideias.

A liderança é um presente! Estar à frente de uma equipe e orientá-los para alcançar os objetivos é incrível. Esforce-se para estar pronto para assumir a liderança – e para merecer permanecer à frente.

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

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