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Gestão de Pessoas

Do que é feito um líder?

07 jun 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

A gente não cansa de repetir por aqui: liderança é SERVIR ao outro. É fazer as pessoas sentirem-se protegidas para que possam se desenvolver plenamente e trabalhar em sua capacidade máxima, além de servir de exemplo no que se refere ao comprometimento, dedicação e performance. Parece ser uma tarefa dura? E é mesmo!

Não tem receita, manual ou “x lições” para ser um bom líder, pois quando se trata de lidar com pessoas, não existe matemática no mundo que dê conta da diversidade humana.

Mas, depois de alguns anos liderando equipes diferentes, em empresas diferentes, com necessidades e características diferentes, aprendi algumas lições [algumas de forma suave e outras de forma bem dura] que podem te ajudar a tornar o caminho mais leve. Então, aí vão algumas dicas:

1. Seja Perspicaz

Segundo a definição do dicionário, perspicaz é aquele “que possui perspicácia, inteligência e sagacidade; sagaz; que enxerga bem; que vê ao longe”.

Analise os riscos e oportunidades, trace os objetivos do seu time, defina os resultados esperados para um determinado período, elabore um plano e parta para a ação.

É verdade que nem sempre estamos preparados para lidar com os desafios à nossa frente e por isso é tão importante que o líder aprenda continuamente, com as informações obtidas dentro e fora da organização. Esse aprendizado é que dará subsídio para que você enxergue longe e tome as melhores decisões, mesmo em um ambiente de grandes incertezas. A capacidade de aprender continuamente é o que te ajudará a mudar de rota sempre que entender que as soluções anteriores já não são capazes de solucionar os problemas do futuro.

2. Seja Corajoso

Ser transparente com o time é fundamental, e mostrar vulnerabilidade frente à grandes desafios é natural – e humano. Mas demonstrar medo, insegurança e hesitar ao tomar decisões faz com que o time deixe de confiar na direção que o líder propõe e abre espaço para que as pessoas duvidem das instruções dadas, passando a agir por si mesmas. O resultado disso é que cada um vai para um lado – e quase sempre esses lados ficam longe do objetivo pretendido.

Analise cenários. Avalie riscos. Pondere prós e contras. Discuta opções com seu time. Decida o que fazer. Prepare-os para fazer o que tem que ser feito. Assuma as consequências. Não hesite!

3. Nunca pare de aprender!

Nunca houve uma época melhor para aprender como hoje! Vivemos na era do compartilhamento de informações e, generosamente, alguns líderes brilhantes estão na internet, todos os dias, doando tempo e se dedicando a falar sobre gestão, liderança, desafios, erros cometidos e oportunidades aproveitadas. Use o conhecimento e experiência deles para se educar.

Além disso, participar de programas de mentorias com profissionais que são referência pode ajudar a reduzir a sensação de isolamento que às vezes aparece por aí – estar à frente e liderar pessoas está longe de ser fácil e é valioso poder ter alguém com quem dividir e validar ideias.

A liderança é um presente! Estar à frente de uma equipe e orientá-los para alcançar os objetivos é incrível. Esforce-se para estar pronto para assumir a liderança – e para merecer permanecer à frente.

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

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Nossa dica de hoje é especial para todos aqueles que colocam o coração em tudo que fazem! 😍

Se intensidade é o seu segundo nome, você vai AMAR ouvir a entrevista incrível realizada pela equipe do @podcastatitudeempreendedora com Paulo Correa, CEO da C&A 👚👖👗

Gravado no início da pandemia, Paulo fala sobre como o trabalho remoto promoveu um aumento significativo da colaboração entre as pessoas, sobre a humanização das empresas e sobre quais são os fatores decisivos para contratar um profissional para seu time.

Paulo é um daqueles líderes intensos, que coloca o coração nas relações, que ouve atentamente e que sabe que, quanto mais os líderes se conhecem mais são capazes de influenciar e conduzir as pessoas a sua volta.

Se você, assim como nós, está sempre buscando ser um gestor ou gestora melhor, com certeza vai curtir essa dica! 🤩😉
Você já parou para pensar sobre quando é a hora de mudar de ideia sobre algo? 🤔💭

Se você tem uma ideia e vem trabalhando duramente nela, mas não tem conseguido atingir os resultados que deseja ou precisa, talvez seja interessante avaliar se não é hora de abandonar o plano inicial e mudar os rumos ⬆️↗️

É sempre frustrante abandonar um projeto que parecia incrível. A sensação de que está fazendo as coisas erradas ou de não saber como atingir os resultados com certeza causam muito desanimo e frustração 😔

Mas é justamente nessa hora – do desanimo e frustração - que você precisa se lembrar que o caminho do empreendedorismo não é linear e que há inúmeras possibilidades a serem aproveitadas, que você só irá descobrir na hora que tirar o foco do problema e começar a focar em buscar novas soluções 💡

Se você tiver um olhar atento [a gente te ajuda com isso, tá?!] você poderá mudar completamente seu produto/serviço, estratégia comercial, metas financeiras, forma de gerir a equipe, e tudo o mais que achar necessário para ser um sucesso! 🤩

Conta pra gente: tem algum projeto aí que merece ser repensado, reformulado ou abandonado?
É super comum as pessoas acharem que a área financeira é a área mais importante da empresa, porque é a que controla o dinheiro. Mas isso não passa de um enorme MITO! 👎🏾

A área financeira é uma área de suporte, que ajuda a empresa a entender se as estratégias comercial e operacional são financeiramente viáveis e rentáveis, que faz as transações financeiras [pagar e receber] e que controla e analisa os números para garantir que tudo está saindo conforme planejado 🔎📈📊

Não existe, em uma empresa, uma área mais importante que as outras. Todas as áreas são importantes!

É fundamental que todas trabalhem juntas, dando informações e suporte umas às outras, para que todas possam oferecer as melhores soluções para os clientes. Afinal, o sucesso é construído em conjunto! 🤝🏆
Todos os dias surgem milhares de ideias. Algumas incríveis, outras bem simples 💡

Muitas ideias incríveis morrem logo após surgirem. Algumas ideias simples tornam-se um sucesso.

O que faz uma ideia ser um sucesso não tem a ver com ser incrível, inédita ou revolucionária. O que faz uma ideia ser um sucesso é a forma como ela é EXECUTADA 💪🏽⚒️

Depois de ter uma ideia, que é O QUE você quer fazer, você precisa investir tempo em estudar e planejar a forma COMO você vai fazer essa ideia funcionar. E, depois disso, trabalhar duramente [e sem pressa] para executar cada passo do seu plano com excelência.

Parece simples. Mas sabemos que não é! 😥

Para executar um plano com excelência é preciso ser apaixonado pelo problema a ser resolvido, e não pela ideia em si.

Então, preocupe-se mais em EXECUTAR COM EXCELÊNCIA do que em ter ideias mirabolantes. Afinal, como sabiamente disse o Andy, “Ideias são fáceis. Execução é tudo.” 🚀👊🏼
Você já parou para pensar sobre...

❓Quem precisa do serviço/produto que você vende?
❓Por que esse potencial cliente precisa desse produto/serviço?
❓Por que esse potencial cliente precisa comprar de você e não do seu concorrente?

Analisar essas questões permite que você avalie se:
• o tipo de produto/serviço que você oferece é o que o seu público realmente deseja/precisa.
• a qualidade oferecida atinge as necessidades e expectativas.
• o preço é competitivo e reflete o valor do produto/serviço.
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Se você costuma avaliar essas questões, então, com certeza está na liderança! 🥇

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