fbpx
Gestão de Pessoas

Do que é feito um líder?

07 jun 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

A gente não cansa de repetir por aqui: liderança é SERVIR ao outro. É fazer as pessoas sentirem-se protegidas para que possam se desenvolver plenamente e trabalhar em sua capacidade máxima, além de servir de exemplo no que se refere ao comprometimento, dedicação e performance. Parece ser uma tarefa dura? E é mesmo!

Não tem receita, manual ou “x lições” para ser um bom líder, pois quando se trata de lidar com pessoas, não existe matemática no mundo que dê conta da diversidade humana.

Mas, depois de alguns anos liderando equipes diferentes, em empresas diferentes, com necessidades e características diferentes, aprendi algumas lições [algumas de forma suave e outras de forma bem dura] que podem te ajudar a tornar o caminho mais leve. Então, aí vão algumas dicas:

1. Seja Perspicaz

Segundo a definição do dicionário, perspicaz é aquele “que possui perspicácia, inteligência e sagacidade; sagaz; que enxerga bem; que vê ao longe”.

Analise os riscos e oportunidades, trace os objetivos do seu time, defina os resultados esperados para um determinado período, elabore um plano e parta para a ação.

É verdade que nem sempre estamos preparados para lidar com os desafios à nossa frente e por isso é tão importante que o líder aprenda continuamente, com as informações obtidas dentro e fora da organização. Esse aprendizado é que dará subsídio para que você enxergue longe e tome as melhores decisões, mesmo em um ambiente de grandes incertezas. A capacidade de aprender continuamente é o que te ajudará a mudar de rota sempre que entender que as soluções anteriores já não são capazes de solucionar os problemas do futuro.

2. Seja Corajoso

Ser transparente com o time é fundamental, e mostrar vulnerabilidade frente à grandes desafios é natural – e humano. Mas demonstrar medo, insegurança e hesitar ao tomar decisões faz com que o time deixe de confiar na direção que o líder propõe e abre espaço para que as pessoas duvidem das instruções dadas, passando a agir por si mesmas. O resultado disso é que cada um vai para um lado – e quase sempre esses lados ficam longe do objetivo pretendido.

Analise cenários. Avalie riscos. Pondere prós e contras. Discuta opções com seu time. Decida o que fazer. Prepare-os para fazer o que tem que ser feito. Assuma as consequências. Não hesite!

3. Nunca pare de aprender!

Nunca houve uma época melhor para aprender como hoje! Vivemos na era do compartilhamento de informações e, generosamente, alguns líderes brilhantes estão na internet, todos os dias, doando tempo e se dedicando a falar sobre gestão, liderança, desafios, erros cometidos e oportunidades aproveitadas. Use o conhecimento e experiência deles para se educar.

Além disso, participar de programas de mentorias com profissionais que são referência pode ajudar a reduzir a sensação de isolamento que às vezes aparece por aí – estar à frente e liderar pessoas está longe de ser fácil e é valioso poder ter alguém com quem dividir e validar ideias.

A liderança é um presente! Estar à frente de uma equipe e orientá-los para alcançar os objetivos é incrível. Esforce-se para estar pronto para assumir a liderança – e para merecer permanecer à frente.

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post
A Clínica da Audição, tem duas oportunidades de trabalho para atuar na cidade de Araraquara-SP, para você que é super organizado, adora lidar com pessoas e tem excelente comunicação verbal e escrita!

As vagas disponíveis, são: 

•	Recepcionista 
•	Supervisor de Clínica 

Confira todos os detalhes sobre cada uma das vagas e faça sua inscrição nos links que estão na nossa bio, descritos como “VAGA Recepcionista (Araraquara)” e “VAGA Supervisor de Clínica (Araraquara)”.

Ah, e se você não tem interesse, mas conhece alguém para indicar, compartilhe esse post!
Ei, temos uma vaga incrível na cidade de Matão-SP, para você que está buscando novos desafios na área administrativa.

Confira todos os detalhes:

🏢 EMPRESA: Consigoo
Saiba mais em: https://www.consigoo.com.br/

🔎 ESPERAMOS QUE VOCÊ TENHA
- Ensino Superior concluído ou em andamento
- Será considerado diferencial experiência com documentos e registros de imóveis

📑 QUAIS SERÃO SUAS RESPONSABILIDADES
- Dar suporte aos responsáveis pela empresa realizando contato para agendamento com clientes, checagem e organização de documentos e cadastros em sistema.

E aí, tem interesse? Candidate-se através do link que está na nossa bio em 'VAGA Aux. Administrativo (Matão)' até o dia 15/09 

Ou compartilhe com seus amigos 📲
Se você é super organizado, tem boa comunicação verbal e escrita e é atento aos detalhes, temos uma vaga disponível na área de VENDAS, em um dos nossos clientes em Ribeirão Preto-SP para você:

🛒 VAGA:
Vendedor

🏢 EMPRESA:
Sciarretta Materiais para Construção

🔍 O QUE ESPERAMOS DE VOCÊ:
- Conhecimento das ferramentas do Office
- Conhecimento sobre materiais de construção e experiência anterior com vendas serão considerados diferenciais
- Residir em Ribeirão Preto ou Brodowski

📑 AS ATIVIDADES DO CARGO INCLUEM:
- Atendimento ao cliente presencialmente na loja e através de plataforma digital.
- Elaboração, envio e acompanhamento de orçamentos.
- Prospecção ativa de clientes.

Se interessou? Candidate-se através do link que está na bio 'VAGA Vendedor Ribeirão Preto' até o dia 06/09:

Ah, e se você não tem interesse, mas conhece alguém para indicar, compartilhe!
Dificuldade, aceitação, adaptação, persistência e superação. Isso é tudo que você vai encontrar na Dica da Impulso de hoje. 

Embaladas pelos esportes [afinal, estamos em tempos de Olimpíadas], nossa dica é o filme espanhol “100 metros” disponível na @netflixbrasil 🥇🤸🏽🏄🏻‍♀️🏊🏼‍♂️🏃🏻

Baseado em fatos, o filme retrata a história de Rámon, um executivo que descobre possuir esclerose múltipla, e decide enfrentar a doença ao mesmo tempo em que se prepara para disputar uma prova de Ironman 🏃🏻🏊🏼‍♂️🚴🏼

🚨 Alerta: esse filme vai fazer você sair do sofá e encarar suas metas mais ousadas sem medo do que pode acontecer no caminho! 🤨🤩

Esperamos que você se divirta e se inspire nesta história, que ao mesmo tempo que comove, mostra o poder da determinação de quem não se entrega às adversidades.

Bom filme! 🍿🎬
Se você leu o post anterior e quer aprimorar sua habilidade para delegar, confere aqui nossas 4 dicas 👇🏽👇🏼👇🏾

1️⃣ Treine sua equipe pensando no futuro!
Pense em todas as demandas de trabalho que estão sob sua responsabilidade e que podem ser passadas para alguém da sua equipe. Avalie quem é a melhor pessoa para assumir tais tarefas e o que é que essa pessoa precisa aprender, depois faça um programa de treinamento para prepará-la.

2️⃣ Ofereça instruções detalhadas, de forma escrita e verbal.
Quando for delegar uma atividade, garanta que a pessoa que vai assumir a atividade entendeu corretamente o que precisa ser feito, os prazos, o resultado esperado etc. Como informação nunca é demais, é bacana explicar os detalhes e oferecer um checklist ou instruções de trabalho por escrito. Desta forma, a pessoa que assumiu a atividade consegue lembrar de todos os detalhes.

3️⃣ Mantenha uma rotina de follow up.
Esteja atento e atenta para verificar se a pessoa que acabou de assumir uma determinada tarefa está tendo algum tipo de dificuldade para realizar o que lhe foi pedido. Isso evita que a pessoa perca tempo lidando com dificuldades que poderiam ser superadas com uma simples instrução de alguém mais familiarizado com o assunto.

4️⃣ Ofereça feedback assertivo e constante.
Após as entregas, diga claramente o que precisa ser melhorado. Assim, a pessoa tem a chance de evoluir! 

Gostou das nossas dicas? Então, compartilha esse post com aquele amigo ou amiga que precisa de dicas para delegar! 😉 😉
@impulsoconsult
Fale com a gente!
Saiba como podemos ajudar a impulsionar os resultados da sua empresa
WhatsApp