fbpx
Impulsionando Negócios

Como ser (ou continuar sendo) relevante para nossos clientes?

29 jun 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

Conecte-se com seus clientes e faça melhores negócios

Nos últimos anos os mercados vêm mudando numa velocidade absurda, e a crise causada mundialmente pelo COVID-19 acelerou ainda mais as transformações que já estavam em curso. Algumas tendências de mercado tornaram-se “o novo normal”, fazendo com que tenhamos que reavaliar a nossa forma de fazer negócios, mantendo, mais do que nunca, o cliente no centro da estratégia.

A alteração nas dinâmicas de trabalho com a inclusão do home office no dia-a-dia, o desenvolvimento de novos produtos e serviços para se adequarem à nova realidade e demandas dos consumidores, a alteração nas formas de vender e comprar devido a desmistificação do uso dos canais online, e a alteração brutal do comportamento do consumidor através da preferência por consumir produtos e serviços oferecidos por empresas que adotaram posturas mais engajadas e comprometidas durante a crise são algumas dessas tendências que, aparentemente, se tornaram o “novo normal”. E todas essas alterações trouxeram à pauta das empresas a seguinte questão: como ser (ou continuar sendo) relevante para seus clientes em um ambiente em transformação? Isso porque, mais do que nunca, as decisões de compra passam a ser pautadas por outros aspectos que não apenas utilidade e preço, logo, farão melhores (e mais) negócios aqueles que conseguirem conectar-se melhor com os clientes.

E para facilitar esse processo de desenvolvimento de melhores conexões entre vendedores e potenciais clientes, elencamos alguns aspectos que farão toda a diferença neste processo.

1. Impacte positivamente o mundo – e não apenas o seu caixa!

Mais do que ter um produto e/ou serviço útil, as pessoas querem comprar de quem tem um propósito, de empresas que se preocupem com tudo o que está ao redor delas (funcionários, meio ambiente, comunidade etc.) e não daquelas que estão apenas preocupadas com o próprio lucro. E uma excelente forma de fazer isso é compartilhando seus princípios, valores, ações socialmente relevantes e afins. Desta forma, a empresa pode ser percebida pelo cliente como uma parceira que provê soluções, ao invés de ser apenas mais uma empresa vendendo algo.

Mas atenção: pregue apenas aquilo que pratica! A verdade está a apenas um clique de distância, por isso, é importante que a imagem que a empresa transmite seja verdadeira.

2. Concentre seus esforços em solucionar problemas

Seja obcecado pelo seu cliente! Busque aprender tudo sobre os problemas dele e se empenhe em criar soluções que sejam mais eficientes, mais práticas, que sejam mais ágeis, que ofereçam mais comodidade, que gerem economia e que de alguma forma ajude-os a evoluir. Procure saber quais são as possíveis transformações pelas quais o segmento de atuação do seu cliente pode vir a passar e tente se antecipar, oferecendo soluções para que ele saia na frente. Essa obsessão pelo cliente é o que fará o seu negócio – produtos e serviços – evoluir e gerar bons retornos.

3. Abrace a tecnologia e crie experiências incríveis para o cliente

Com a grande quantidade de empresas operando nos canais digitais, pode haver a (falsa) impressão de que esse canal esteja lotado e que uma nova empresa será apenas “mais uma na multidão”, o que pode desencorajar os esforços de venda neste canal. Mas saiba que sairão na frente aqueles que conseguirem estabelecer um balanço perfeito entre automação (das ferramentas de vendas online) e humanização (do atendimento oferecido), e com isso proporcionar uma excelente experiência de consumo. Busque esse balanço incansavelmente, pois, ele fará a diferença nos resultados.

4. Fomente parcerias de longo prazo

Toda empresa quer parceiros de longo prazo, mas poucas empresas se dedicam a fomentar essa parceria através do oferecimento de apoio ao cliente que não estejam incluídos na venda. Se você vende produtos para lojas físicas, experimente oferecer uma consultoria sobre como posicionar os produtos no PDV, como montar ofertas para redes sociais, como criar ações comerciais ou sobre como gerir melhor o estoque, por exemplo. São pequenas ações, de muita importância, que ajudam o cliente a ter um negócio mais rentável, adicionam valor à relação entre as empresas e mantem o cliente ao seu lado no longo prazo.

Em resumo, para se manter relevante e criar conexões duradouras é necessário que sejamos altamente adaptáveis, capazes de perceber as oportunidades que surgem nas mudanças de cenário e que mantenhamos o cliente sempre no centro da nossa estratégia de negócios, pois é garantindo o sucesso de nossos clientes que garantimos o sucesso dos nossos próprios negócios.

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post
Nossa dica de hoje é especial para todos aqueles que colocam o coração em tudo que fazem! 😍

Se intensidade é o seu segundo nome, você vai AMAR ouvir a entrevista incrível realizada pela equipe do @podcastatitudeempreendedora com Paulo Correa, CEO da C&A 👚👖👗

Gravado no início da pandemia, Paulo fala sobre como o trabalho remoto promoveu um aumento significativo da colaboração entre as pessoas, sobre a humanização das empresas e sobre quais são os fatores decisivos para contratar um profissional para seu time.

Paulo é um daqueles líderes intensos, que coloca o coração nas relações, que ouve atentamente e que sabe que, quanto mais os líderes se conhecem mais são capazes de influenciar e conduzir as pessoas a sua volta.

Se você, assim como nós, está sempre buscando ser um gestor ou gestora melhor, com certeza vai curtir essa dica! 🤩😉
Você já parou para pensar sobre quando é a hora de mudar de ideia sobre algo? 🤔💭

Se você tem uma ideia e vem trabalhando duramente nela, mas não tem conseguido atingir os resultados que deseja ou precisa, talvez seja interessante avaliar se não é hora de abandonar o plano inicial e mudar os rumos ⬆️↗️

É sempre frustrante abandonar um projeto que parecia incrível. A sensação de que está fazendo as coisas erradas ou de não saber como atingir os resultados com certeza causam muito desanimo e frustração 😔

Mas é justamente nessa hora – do desanimo e frustração - que você precisa se lembrar que o caminho do empreendedorismo não é linear e que há inúmeras possibilidades a serem aproveitadas, que você só irá descobrir na hora que tirar o foco do problema e começar a focar em buscar novas soluções 💡

Se você tiver um olhar atento [a gente te ajuda com isso, tá?!] você poderá mudar completamente seu produto/serviço, estratégia comercial, metas financeiras, forma de gerir a equipe, e tudo o mais que achar necessário para ser um sucesso! 🤩

Conta pra gente: tem algum projeto aí que merece ser repensado, reformulado ou abandonado?
É super comum as pessoas acharem que a área financeira é a área mais importante da empresa, porque é a que controla o dinheiro. Mas isso não passa de um enorme MITO! 👎🏾

A área financeira é uma área de suporte, que ajuda a empresa a entender se as estratégias comercial e operacional são financeiramente viáveis e rentáveis, que faz as transações financeiras [pagar e receber] e que controla e analisa os números para garantir que tudo está saindo conforme planejado 🔎📈📊

Não existe, em uma empresa, uma área mais importante que as outras. Todas as áreas são importantes!

É fundamental que todas trabalhem juntas, dando informações e suporte umas às outras, para que todas possam oferecer as melhores soluções para os clientes. Afinal, o sucesso é construído em conjunto! 🤝🏆
Todos os dias surgem milhares de ideias. Algumas incríveis, outras bem simples 💡

Muitas ideias incríveis morrem logo após surgirem. Algumas ideias simples tornam-se um sucesso.

O que faz uma ideia ser um sucesso não tem a ver com ser incrível, inédita ou revolucionária. O que faz uma ideia ser um sucesso é a forma como ela é EXECUTADA 💪🏽⚒️

Depois de ter uma ideia, que é O QUE você quer fazer, você precisa investir tempo em estudar e planejar a forma COMO você vai fazer essa ideia funcionar. E, depois disso, trabalhar duramente [e sem pressa] para executar cada passo do seu plano com excelência.

Parece simples. Mas sabemos que não é! 😥

Para executar um plano com excelência é preciso ser apaixonado pelo problema a ser resolvido, e não pela ideia em si.

Então, preocupe-se mais em EXECUTAR COM EXCELÊNCIA do que em ter ideias mirabolantes. Afinal, como sabiamente disse o Andy, “Ideias são fáceis. Execução é tudo.” 🚀👊🏼
Você já parou para pensar sobre...

❓Quem precisa do serviço/produto que você vende?
❓Por que esse potencial cliente precisa desse produto/serviço?
❓Por que esse potencial cliente precisa comprar de você e não do seu concorrente?

Analisar essas questões permite que você avalie se:
• o tipo de produto/serviço que você oferece é o que o seu público realmente deseja/precisa.
• a qualidade oferecida atinge as necessidades e expectativas.
• o preço é competitivo e reflete o valor do produto/serviço.
• a forma de apresentação é atrativa.
• a forma de se comunicar é eficiente [meios de comunicação, vocabulário utilizado, material de propaganda etc.].

Se você costuma avaliar essas questões, então, com certeza está na liderança! 🥇

Se não costuma avaliar porque não sabe muito bem como fazer isso, clica no link na nossa bio e agenda o seu diagnóstico de gestão gratuito, que nós te ajudamos com essa missão!
@impulsoconsult
Fale com a gente!
Saiba como podemos ajudar a impulsionar os resultados da sua empresa