fbpx
Gestão de Pessoas

Como formar equipes que levam a resultados incríveis

25 nov 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

Já mencionamos em alguns dos nossos artigos que consideramos as pessoas as peças-chaves para o sucesso de quaisquer negócios. Sem as pessoas, as empresas são apenas abstrações sobre formas de se ganhar dinheiro.

Quando nos referimos às pessoas, no plural, falamos não do trabalho individualizado de cada uma, mas sim da sinergia vinda da união do talento e do esforço de cada pessoa que compõe a equipe. Porque é ela – a equipe – que faz com que seja possível alcançar os resultados desejados.

Se você acredita que ter uma equipe é ter vários funcionários trabalhando diariamente para cumprir com as atividades, trago más notícias: esse conjunto de pessoas pode ser apenas um grupo, e não um time.

Segundo o dicionário Aurélio, um grupo é “um conjunto de pessoas ou objetos reunidos no mesmo lugar”. Já uma equipe é um “conjunto de pessoas que realizam, em conjunto, uma mesma tarefa ou trabalho”. Percebeu a diferença?

A diferença entre um grupo e uma equipe está na força da ação conjunta. Enquanto as pessoas do grupo trabalham para que cada um, isoladamente, tenha sucesso, as pessoas que trabalham em equipe têm foco nos objetivos comuns do grupo – da empresa. Então, é óbvio que se você quer que sua empresa alcance resultados incríveis, você precisa de uma super equipe! O ponto crucial é: o que fazer para formar uma equipe de verdade, e não apenas um grupo?

O PRIMEIRO PASSO

Tudo começa garantindo que você tem as pessoas certas nos lugares certos! E, para isso, sempre que houver a necessidade de contratar um novo funcionário, você deve caprichar no processo de recrutamento e seleção (R&S), avaliando cuidadosamente quais são as características técnicas e comportamentais que as pessoas que ocuparão a vaga precisam ter. Desta forma, você tem mais chances de escolher a pessoa certa! E, se tiver um bom candidato que tenha o perfil comportamental perfeito, mas não seja tecnicamente excelente, fique com ele! Afinal de contas, a parte técnica você pode ensinar, mas o comportamento não. Saiba mais sobre as etapas do processo de R&S no nosso artigo Muito Além da Entrevista.

O PROPÓSITO ACIMA DE TUDO

Tenha um propósito estabelecido e comunique-o para a sua equipe com muita clareza, para que ele seja o direcionador no dia a dia. Quando as equipes trabalham sabendo exatamente qual é a razão de fazerem o que fazem, elas se sentem parte da empresa e entendem que juntas são capazes de fazer muito mais do que fariam sozinhas.

DEFININDO PAPÉIS E RESPONSABILIDADES

Além de definir o perfil técnico e comportamental, é fundamental estabelecer as responsabilidades de cada membro da equipe e comunicar isso para todos com clareza. Isso dá à equipe o correto direcionamento sobre o trabalho que precisa ser feito, criando um ambiente colaborativo ao invés de competitivo.

Perceba: até aqui você aprendeu como escolher as melhores pessoas para a equipe e sobre a importância de comunicar a elas o propósito da empresa e o papel de cada um para que ele seja atingido. Agora é a hora entender o que fazer para extrair o melhor de cada pessoa do time, de modo que o talento de cada um seja combustível para que a equipe como um todo!

EXTRAINDO O MELHOR DE CADA UM 

É preciso muita disposição para conhecer os anseios e motivações de cada membro da equipe, e assim conseguir estimular cada um a atingir a sua melhor performance.

E se é importante que cada membro da equipe trabalhe para dar o melhor de si, é imprescindível que você saiba reconhecer o bom desempenho e os resultados alcançados individualmente e em conjunto, demonstrando o quanto cada membro é importante para o SUCESSO DO TODO. Isso faz com que as pessoas sintam que seu trabalho é valorizado e que faz real diferença para a empresa. Desta forma, você criará um ambiente verdadeiramente colaborativo, onde as pessoas se sintam inspiradas a criar soluções inovadoras para fazer com que o seu negócio tenha resultados incríveis.

A esta altura, esperamos que você já esteja convencido de que formar uma equipe com cuidado e trabalhar para extrair o melhor de cada um todos os dias é fundamental para que sua empresa tenha excelentes resultados, e possa se tornar referência no seu mercado.

Como Michael Jordan disse em certa ocasião, “somente o trabalho em equipe ganha campeonatos”. Então, para garantir o sucesso do seu negócio, faça mais do que ter um grupo de pessoas ao seu lado, tenha uma super equipe!

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post
Nossa dica de hoje é especial para todos aqueles que colocam o coração em tudo que fazem! 😍

Se intensidade é o seu segundo nome, você vai AMAR ouvir a entrevista incrível realizada pela equipe do @podcastatitudeempreendedora com Paulo Correa, CEO da C&A 👚👖👗

Gravado no início da pandemia, Paulo fala sobre como o trabalho remoto promoveu um aumento significativo da colaboração entre as pessoas, sobre a humanização das empresas e sobre quais são os fatores decisivos para contratar um profissional para seu time.

Paulo é um daqueles líderes intensos, que coloca o coração nas relações, que ouve atentamente e que sabe que, quanto mais os líderes se conhecem mais são capazes de influenciar e conduzir as pessoas a sua volta.

Se você, assim como nós, está sempre buscando ser um gestor ou gestora melhor, com certeza vai curtir essa dica! 🤩😉
Você já parou para pensar sobre quando é a hora de mudar de ideia sobre algo? 🤔💭

Se você tem uma ideia e vem trabalhando duramente nela, mas não tem conseguido atingir os resultados que deseja ou precisa, talvez seja interessante avaliar se não é hora de abandonar o plano inicial e mudar os rumos ⬆️↗️

É sempre frustrante abandonar um projeto que parecia incrível. A sensação de que está fazendo as coisas erradas ou de não saber como atingir os resultados com certeza causam muito desanimo e frustração 😔

Mas é justamente nessa hora – do desanimo e frustração - que você precisa se lembrar que o caminho do empreendedorismo não é linear e que há inúmeras possibilidades a serem aproveitadas, que você só irá descobrir na hora que tirar o foco do problema e começar a focar em buscar novas soluções 💡

Se você tiver um olhar atento [a gente te ajuda com isso, tá?!] você poderá mudar completamente seu produto/serviço, estratégia comercial, metas financeiras, forma de gerir a equipe, e tudo o mais que achar necessário para ser um sucesso! 🤩

Conta pra gente: tem algum projeto aí que merece ser repensado, reformulado ou abandonado?
É super comum as pessoas acharem que a área financeira é a área mais importante da empresa, porque é a que controla o dinheiro. Mas isso não passa de um enorme MITO! 👎🏾

A área financeira é uma área de suporte, que ajuda a empresa a entender se as estratégias comercial e operacional são financeiramente viáveis e rentáveis, que faz as transações financeiras [pagar e receber] e que controla e analisa os números para garantir que tudo está saindo conforme planejado 🔎📈📊

Não existe, em uma empresa, uma área mais importante que as outras. Todas as áreas são importantes!

É fundamental que todas trabalhem juntas, dando informações e suporte umas às outras, para que todas possam oferecer as melhores soluções para os clientes. Afinal, o sucesso é construído em conjunto! 🤝🏆
Todos os dias surgem milhares de ideias. Algumas incríveis, outras bem simples 💡

Muitas ideias incríveis morrem logo após surgirem. Algumas ideias simples tornam-se um sucesso.

O que faz uma ideia ser um sucesso não tem a ver com ser incrível, inédita ou revolucionária. O que faz uma ideia ser um sucesso é a forma como ela é EXECUTADA 💪🏽⚒️

Depois de ter uma ideia, que é O QUE você quer fazer, você precisa investir tempo em estudar e planejar a forma COMO você vai fazer essa ideia funcionar. E, depois disso, trabalhar duramente [e sem pressa] para executar cada passo do seu plano com excelência.

Parece simples. Mas sabemos que não é! 😥

Para executar um plano com excelência é preciso ser apaixonado pelo problema a ser resolvido, e não pela ideia em si.

Então, preocupe-se mais em EXECUTAR COM EXCELÊNCIA do que em ter ideias mirabolantes. Afinal, como sabiamente disse o Andy, “Ideias são fáceis. Execução é tudo.” 🚀👊🏼
Você já parou para pensar sobre...

❓Quem precisa do serviço/produto que você vende?
❓Por que esse potencial cliente precisa desse produto/serviço?
❓Por que esse potencial cliente precisa comprar de você e não do seu concorrente?

Analisar essas questões permite que você avalie se:
• o tipo de produto/serviço que você oferece é o que o seu público realmente deseja/precisa.
• a qualidade oferecida atinge as necessidades e expectativas.
• o preço é competitivo e reflete o valor do produto/serviço.
• a forma de apresentação é atrativa.
• a forma de se comunicar é eficiente [meios de comunicação, vocabulário utilizado, material de propaganda etc.].

Se você costuma avaliar essas questões, então, com certeza está na liderança! 🥇

Se não costuma avaliar porque não sabe muito bem como fazer isso, clica no link na nossa bio e agenda o seu diagnóstico de gestão gratuito, que nós te ajudamos com essa missão!
@impulsoconsult
Fale com a gente!
Saiba como podemos ajudar a impulsionar os resultados da sua empresa