Gestão de Pessoas

Como formar equipes que levam a resultados incríveis

25 nov 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

Já mencionamos em alguns dos nossos artigos que consideramos as pessoas as peças-chaves para o sucesso de quaisquer negócios. Sem as pessoas, as empresas são apenas abstrações sobre formas de se ganhar dinheiro.

Quando nos referimos às pessoas, no plural, falamos não do trabalho individualizado de cada uma, mas sim da sinergia vinda da união do talento e do esforço de cada pessoa que compõe a equipe. Porque é ela – a equipe – que faz com que seja possível alcançar os resultados desejados.

Se você acredita que ter uma equipe é ter vários funcionários trabalhando diariamente para cumprir com as atividades, trago más notícias: esse conjunto de pessoas pode ser apenas um grupo, e não um time.

Segundo o dicionário Aurélio, um grupo é “um conjunto de pessoas ou objetos reunidos no mesmo lugar”. Já uma equipe é um “conjunto de pessoas que realizam, em conjunto, uma mesma tarefa ou trabalho”. Percebeu a diferença?

A diferença entre um grupo e uma equipe está na força da ação conjunta. Enquanto as pessoas do grupo trabalham para que cada um, isoladamente, tenha sucesso, as pessoas que trabalham em equipe têm foco nos objetivos comuns do grupo – da empresa. Então, é óbvio que se você quer que sua empresa alcance resultados incríveis, você precisa de uma super equipe! O ponto crucial é: o que fazer para formar uma equipe de verdade, e não apenas um grupo?

O PRIMEIRO PASSO

Tudo começa garantindo que você tem as pessoas certas nos lugares certos! E, para isso, sempre que houver a necessidade de contratar um novo funcionário, você deve caprichar no processo de recrutamento e seleção (R&S), avaliando cuidadosamente quais são as características técnicas e comportamentais que as pessoas que ocuparão a vaga precisam ter. Desta forma, você tem mais chances de escolher a pessoa certa! E, se tiver um bom candidato que tenha o perfil comportamental perfeito, mas não seja tecnicamente excelente, fique com ele! Afinal de contas, a parte técnica você pode ensinar, mas o comportamento não. Saiba mais sobre as etapas do processo de R&S no nosso artigo Muito Além da Entrevista.

O PROPÓSITO ACIMA DE TUDO

Tenha um propósito estabelecido e comunique-o para a sua equipe com muita clareza, para que ele seja o direcionador no dia a dia. Quando as equipes trabalham sabendo exatamente qual é a razão de fazerem o que fazem, elas se sentem parte da empresa e entendem que juntas são capazes de fazer muito mais do que fariam sozinhas.

DEFININDO PAPÉIS E RESPONSABILIDADES

Além de definir o perfil técnico e comportamental, é fundamental estabelecer as responsabilidades de cada membro da equipe e comunicar isso para todos com clareza. Isso dá à equipe o correto direcionamento sobre o trabalho que precisa ser feito, criando um ambiente colaborativo ao invés de competitivo.

Perceba: até aqui você aprendeu como escolher as melhores pessoas para a equipe e sobre a importância de comunicar a elas o propósito da empresa e o papel de cada um para que ele seja atingido. Agora é a hora entender o que fazer para extrair o melhor de cada pessoa do time, de modo que o talento de cada um seja combustível para que a equipe como um todo!

EXTRAINDO O MELHOR DE CADA UM 

É preciso muita disposição para conhecer os anseios e motivações de cada membro da equipe, e assim conseguir estimular cada um a atingir a sua melhor performance.

E se é importante que cada membro da equipe trabalhe para dar o melhor de si, é imprescindível que você saiba reconhecer o bom desempenho e os resultados alcançados individualmente e em conjunto, demonstrando o quanto cada membro é importante para o SUCESSO DO TODO. Isso faz com que as pessoas sintam que seu trabalho é valorizado e que faz real diferença para a empresa. Desta forma, você criará um ambiente verdadeiramente colaborativo, onde as pessoas se sintam inspiradas a criar soluções inovadoras para fazer com que o seu negócio tenha resultados incríveis.

A esta altura, esperamos que você já esteja convencido de que formar uma equipe com cuidado e trabalhar para extrair o melhor de cada um todos os dias é fundamental para que sua empresa tenha excelentes resultados, e possa se tornar referência no seu mercado.

Como Michael Jordan disse em certa ocasião, “somente o trabalho em equipe ganha campeonatos”. Então, para garantir o sucesso do seu negócio, faça mais do que ter um grupo de pessoas ao seu lado, tenha uma super equipe!

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post