fbpx
Gestão de Pessoas

Até onde a cultura organizacional pode levar sua empresa

26 fev 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

Em uma de suas obras, Philip Kotler menciona que “os fatores culturais são os que exercem a mais ampla e profunda influência sobre o comportamento do consumidor”.

Essa afirmação traduz o fato de que os hábitos de consumo dos indivíduos são construídos através de seu relacionamento com grupos e/ou instituições que o estimulam a adquirir bens ou serviços, de forma consciente ou não. E, considerando que o mundo e os hábitos de consumo estão em constantes transformações, o grande desafio das empresas está em atrair, encantar e fidelizar pessoas – sejam elas funcionários ou consumidores.

Uma pesquisa online global realizada em 2015 pela Nielsen, aponta que 62% dos consumidores se sentem “muito” ou “muitíssimo” influenciados por empresas ou marcas em que confiam. Ora, se a confiança está no topo da lista, as empresas deveriam se preocupar em sempre ter boas respostas para perguntas como: “Qual é a minha imagem no mercado?”, “Quais sentimentos desperto nos consumidores?”, “Por que a minha marca seria escolhida e não a do meu concorrente?”, pois refletem o jeito de ser da companhia, quais são seus valores e o propósito que a conduz. Portanto, fica claro que a cultura organizacional está intimamente ligada às estratégias de negócios, bem como a reputação das empresas, e é inevitavelmente materializada em seus produtos ou serviços.

Ao resgatarmos acontecimentos recentes, nos lembraremos, por exemplo, de grandes marcas como ZARA e Renner que perderam milhares de clientes ao terem seus nomes associados a condições precárias de trabalho, ou ainda da Odebrecht, que teve seu nome estampado nos noticiários por envolvimento em esquemas de corrupção. A queda na confiança do consumidor nestas empresas causou danos financeiros significativos, fazendo com que tivessem [e algumas continuam tendo] que se desdobrar para reaver sua imagem [e seus resultados]. Em contrapartida, há exemplos como o da Nike – uma das mais valiosas marcas esportivas do mundo – onde cultura organizacional é tão forte que acaba sendo a grande responsável por criar laços fortíssimos entre a marca e o consumidor, e assim garantir que o encantamento pela marca impulsione seus resultados.

Sempre associada a grandes nomes do esporte mundial, a Nike é amplamente reconhecida pelos consumidores pela valorização do esporte, qualidade, inovação e design de seus produtos. Com o atual slogan “Se você tem um corpo, você é um atleta” a marca reforça a todo momento seu respeito, consideração e apoio a todas as pessoas.

Agindo conforme seu discurso, o incentivo da empresa ao esporte é constante e não acontece por acaso: funcionários apaixonados por esportes – e incentivados e apoiados a praticá-los –  se conectam com mais profundidade aos consumidores também apaixonados por esportes, e o resultado é uma comunicação muito mais eficiente, além do desenvolvimento mais assertivo de produtos que visam atender às necessidades deste público. É o caso em que a cultura da empresa está em todo canto, o que transforma meros funcionários e consumidores em apaixonados embaixadores da marca.

Uma cultura organizacional forte não é um privilégio reservado às grandes empresas. Todas as empresas têm propósitos, paixões e objetivos que as tornam únicas. Essas características – que formam a cultura da empresa – são construídas e disseminadas do lado de dentro das organizações, e depois acabam figurando como um importante recurso na corrida pelo encantamento e fidelização dos consumidores. E o melhor de tudo, como diz um velho ditado: “um cliente satisfeito sempre volta, e não volta sozinho”.

Portanto, ao pensarmos em uma empresa dos portões para dentro, a cultura orienta os funcionários com base nos valores estabelecidos, direciona o comportamento e os transforma em verdadeiros guardiões e vendedores da sua própria marca. Dos portões para fora, quando os consumidores percebem [ou até admiram] a coerência entre o discurso e a prática e reconhecem o valor gerado pela empresa, cria-se então laços perenes entre clientes e empresas – e uma vantagem competitiva de força inigualável. E nesse sentido, fica valendo então o conselho dado por Richard Branson, fundador do Virgin Group: “os clientes não vem em primeiro lugar. Os funcionários vêm em primeiro lugar. Se você cuidar dos seus funcionários [e aqui acrescentamos – da sua cultura da sua empresa], eles cuidarão dos seus clientes”.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. Tradução Ailton Bomfim Brandão. 3º ed. São Paulo: Editora Atlas, 1993. 848 p.

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post
Você saberia responder rapidamente quais são os maiores problemas a sua empresa enfrenta hoje? 🤔🤨

É uma pergunta simples e a resposta geralmente está na ponta da língua. As respostas mais comuns são faturamento baixo, falta de dinheiro, equipe desmotivada e desorganização.

Mas, e se te perguntarmos o que é que está causando esses problemas? Seria fácil de responder? Talvez nem tão fácil assim, certo?!

Para entender mais sobre como resolver os muitos problemas que aparecem todos os dias, é fundamental que você 👇🏽

✔️ Separe uns minutinhos do seu dia para analisar um problema específico.

✔️ Faça uma lista das prováveis causas desse problema.

✔️Ao lado de cada causa, liste as ações que estão ao seu alcance para contornar o problema que está instalado, e as ações que precisam ser feitas para evitar que ele volte a acontecer.

✔️ Monte um calendário simples, colocando prazos para realização de cada uma das ações. Lembre-se que você não precisa resolver tudo de uma vez, nesta semana. Você precisa fazer um pouco por dia, todos os dias!

Apenas quando você tem clareza sobre o que está acontecendo é que você consegue ter clareza sobre o que precisa ser feito para se livrar dos problemas! 

Se você precisar de ajuda para fazer o seu plano de ação para se livrar dos problemas de gestão da sua empresa, clica no link na nossa bio e agenda o seu diagnóstico de gestão. É GRATUITO! 👊🏼🚀
Pareto foi um sociólogo, cientista político e economista italiano, que no início do século 20 realizou análises constatando que 80% das consequências observadas em seus experimentos era originadas por 20% das causas. Em razão de seus experimentos surgiu o Princípio de Pareto ou Lei 80/20 🧔🏻🔎📄📚

Então, se 80% dos resultados são gerados por 20% dos esforços realizados, é fundamental que você identifique quais são esses 20% responsáveis por maior parte dos seus resultados, e tenha foco total em realizá-los da melhor forma possível 💪🏽🏅

Para aplicar o Princípio de Pareto no seu negócio, e assim ter foco no que realmente gera resultados, é fundamental que você faça um acompanhamento detalhado da performance da sua empresa, para entender:

❓ De onde vem o seu faturamento? Quais produtos/serviços são as estrelas do seu negócio e garantem a maior parte do seu faturamento?
❓ Quais são suas ações de marketing que tem maior retorno?
❓ De onde vem a maior parte dos seus clientes?

Se você analisar os dados, vai perceber que há alguns pontos super fortes no seu negócio que merecem atenção especial, pois, são eles que farão sua empresa decolar! 🚀

Se você não está conseguindo identificar esses pontos fortes porque não tem dados suficientes, clica no link na nossa bio e agenda o seu diagnóstico de gestão gratuito, e nós te ajudamos a organizar seus dados e a planejar para fazer seus 20% de esforço virarem 80% de resultado! 👊🏼👊🏼
Se você é um Desenvolvedor de Software criativo, que gosta de solucionar problemas, tem excelente comunicação verbal e escrita e adora analisar dados, um de nossos clientes, a TECHS, tem uma super vaga para atuar em Araraquara-SP. 

Confira os requisitos e atribuições e candidate-se:

👩🏽‍💻 VAGA: 
Desenvolvedor de Software 

🔍 O QUE ESTAMOS BUSCANDO:
- Conhecimento em Linguagem de Programação C# ou .NET 
- Conhecimento em Linguagem Banco de Dados Transact SQL

🏅 SERÁ UM DIFERENCIAL SE VOCÊ TIVER:
- Experiência anterior com desenvolvimento ambiente WEB

📄 QUAIS SERÃO SUAS RESPONSABILIDADES: 
- Monitoramento, manutenção e performance de Sistema ERP
- Análise de cenários, proposição para solução de problemas e atualizações de sistemas

Se você tem interesse, candidate-se através do link que está na nossa bio em 'VAGA Desenvolvedor de Software' até o dia 25/05. 

Ah, e se você não tem interesse, mas conhece alguém para indicar, fique à vontade para compartilhar!

🤝 Sobre nosso cliente: 
A Techs é especialista em desenvolver soluções e fornecer produtos e serviços de TI, nas áreas de: acesso internet, redes, desenvolvimento e hospedagem de sites, e na produção de softwares e sistemas.

Saiba mais em: 
https://www.techs.net.br/
Nossa dica de hoje é especial para todos aqueles que colocam o coração em tudo que fazem! 😍

Se intensidade é o seu segundo nome, você vai AMAR ouvir a entrevista incrível realizada pela equipe do @podcastatitudeempreendedora com Paulo Correa, CEO da C&A 👚👖👗

Gravado no início da pandemia, Paulo fala sobre como o trabalho remoto promoveu um aumento significativo da colaboração entre as pessoas, sobre a humanização das empresas e sobre quais são os fatores decisivos para contratar um profissional para seu time.

Paulo é um daqueles líderes intensos, que coloca o coração nas relações, que ouve atentamente e que sabe que, quanto mais os líderes se conhecem mais são capazes de influenciar e conduzir as pessoas a sua volta.

Se você, assim como nós, está sempre buscando ser um gestor ou gestora melhor, com certeza vai curtir essa dica! 🤩😉
Você já parou para pensar sobre quando é a hora de mudar de ideia sobre algo? 🤔💭

Se você tem uma ideia e vem trabalhando duramente nela, mas não tem conseguido atingir os resultados que deseja ou precisa, talvez seja interessante avaliar se não é hora de abandonar o plano inicial e mudar os rumos ⬆️↗️

É sempre frustrante abandonar um projeto que parecia incrível. A sensação de que está fazendo as coisas erradas ou de não saber como atingir os resultados com certeza causam muito desanimo e frustração 😔

Mas é justamente nessa hora – do desanimo e frustração - que você precisa se lembrar que o caminho do empreendedorismo não é linear e que há inúmeras possibilidades a serem aproveitadas, que você só irá descobrir na hora que tirar o foco do problema e começar a focar em buscar novas soluções 💡

Se você tiver um olhar atento [a gente te ajuda com isso, tá?!] você poderá mudar completamente seu produto/serviço, estratégia comercial, metas financeiras, forma de gerir a equipe, e tudo o mais que achar necessário para ser um sucesso! 🤩

Conta pra gente: tem algum projeto aí que merece ser repensado, reformulado ou abandonado?
@impulsoconsult
Fale com a gente!
Saiba como podemos ajudar a impulsionar os resultados da sua empresa