Gestão de Pessoas

A saída para o sucesso está do lado de dentro

01 jun 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

O título deste artigo parece estranho? Como pode a saída ser para dentro? Sim, é estranho, mas faz sentido!

Muitas empresas, ao longo dos últimos anos, vêm insistindo em achar que o segredo para o sucesso do seu negócio está do lado de fora “das portas” da empresa: no cliente, no ponto de venda, na marca, no marketing, em perceber as fraquezas da concorrência etc. É estranho para alguns pensar que a parte vital dos nossos negócios possa estar do lado de dentro das organizações.

E quando falamos do lado de dentro, imediatamente alguns podem pensar em estrutura física adequada, tecnologia de ponta e processos bem estruturados. Mas para nós, e para as mais bem sucedidas organizações da atualidade, o segredo não está em nada disso. O segredo está nas pessoas. E aqui fazemos questão de dizer pessoas, e não funcionários ou colaboradores.

Desde o início de 2020 temos publicado uma série de artigos aqui no blog relacionados à como contratar os melhores profissionais, como fazer um processo seletivo caprichado e sobre como usar estratégias modernas como o employer branding para tornar sua empresa atrativa para bons profissionais, e assim garantir que você tenha os melhores ao seu lado. Mas, tudo isso só faz sentido se a partir do momento em que eles passarem a fazer parte do seu time eles forem tratados como pessoas e não como mais uma boa ferramenta que deve ser bem utilizada para alcançar objetivos financeiros.

E a pergunta que não quer calar é: mas eu já não faço isso? A resposta é: depende!

A maioria das empresas tende a complicar a gestão de pessoas pelo simples fato de que as coisas nesta área não são exatas. Não tem cálculos eficientes que deem conta de equacionar a diversidade do comportamento humano. E como o que a gente quer aqui é simplificar as coisas, vamos te dar uma dica preciosa: olhe para sua equipe e pense se você faria por eles o mesmo que você faria por si e/ou pelas pessoas que são mais importantes na sua vida. Você renunciaria a algo valioso para você para proteger aquelas pessoas? Se a resposta for não, vale a pena você repensar um pouco qual a razão de ter ao seu lado pessoas pelas quais você não arriscaria a sua própria pele. Afinal de contas, como é que podemos esperar que as pessoas deem o seu melhor por nós – e por nossos negócios – se nós mesmos não estamos dispostos a fazer o mesmo por elas.

O ato de proteger as pessoas que estão ao nosso lado (o que não significa ser tolerante com comportamentos ruins ou mesmo com baixa performance) diz muito sobre a forma como lideramos nossas equipes. A percepção de proteção, reconhecida nas sensações bem-estar e segurança, é algo intuitivo nas pessoas em geral, e é um importante gatilho para a reciprocidade, considerando que respondemos melhor a qualquer demanda quando nos sentimos protegidos. É impossível pensar em fazer o melhor quando temos necessidades primárias – bem-estar e segurança – não atendidas.

Então, se pudéssemos dar uma única recomendação a qualquer líder ela seria: faça sua equipe sentir-se protegida! Faça-os sentir que estão sendo bem preparados, bem treinados, que você confia no que estão construindo juntos e que eles são parte fundamental do seu negócio.

E para que você construa um ambiente onde as pessoas deem o seu melhor simplesmente porque elas amam estar na sua empresa e contribuir para o crescimento dela, o melhor a fazer é desenvolver uma liderança forte capaz de conduzir o seu time rumo ao sucesso.

Siga a @impulsoconsult nas redes sociais, ative as notificações e acompanhe nossos próximos artigos sobre Liderança. A gente promete que vai ser incrível (e simples)!

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post