fbpx
Gestão de Pessoas

A liderança nas pequenas empresas

09 jun 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

Nos últimos 3 artigos, aqui do Blog da Impulso, nós falamos sobre as funções dos líderes, o papel da liderança na construção do sucesso de longo prazo, bem como quais são os comportamentos que podem ajudar os líderes a serem melhores e mais eficientes em suas funções. E, para sermos sinceras, não há nada de novo no que dissemos. Aparentemente, os bons líderes já sabem tudo o que falamos.

Racionalmente, é muito claro que, para alcançar resultados incríveis, precisamos que as pessoas que estão à frente das nossas operações – os líderes – sejam pessoas altamente desenvolvidas e conscientes da importância do seu papel. Mas, o que acontece quando as pessoas – os líderes – à frente das nossas operações são os famosos  “EUpresários”?

Para quem não sabe, os “EUpresários” são aqueles seres malucos, que decidem empreender em pequenos negócios, que são os responsáveis por planejar, prospectar clientes, prestar os serviços (ou vender os produtos), fazer o pós-venda, cuidar das finanças, e ainda acumulam a função de manter o seu pequeno quadro de funcionários trabalhando de forma organizada, produtiva e motivada.

Para as pequenas empresas o esforço para fechar o mês no azul já é grande o suficiente, e quase sempre não sobra tempo para o empreendedor-gestor-líder lidar com as necessidades das pessoas que compõem a sua equipe. E, sinceramente, diante de tantos desafios operacionais e financeiros, é de se esperar que as pessoas não sejam mesmo a prioridade número 1.

E quando dizemos isso claramente não estamos de forma alguma tecendo críticas. É apenas a constatação de um fato – e de um problema.

Quanto mais nos concentramos em cuidar dos assuntos da operação – clientes, concorrentes, contas, processos etc. – e menos nos dedicamos às pessoas, maior é a percepção de desvalorização da equipe, e menor é o desejo deles de gerar valor para a empresa.

A consequência desta postura é que, contando com um time muito pequeno, corremos o risco de ter ao nosso lado pessoas que, infelizes com a situação, podem influenciar negativamente todos a sua volta, gerando um ciclo vicioso de insatisfação e baixa performance em massa. E Como bem mencionou Simon Sinek1, “para líderes de companhias que pensam que é ok priorizar os números antes das pessoas, considerem os resultados que sucedem essa cadeia de eventos

Então, nosso conselho para quem tem um pequeno negócio é: otimize ao máximo seu processo e encontre tempo para cuidar do seu time e fazê-lo produtivo. Busque ajuda para lidar com a gestão [conte com a gente!], utilize um CRM, implante um software simples de gestão, adote o uso de ferramentas de gestão de processos [existem alguns ótimos e gratuitos], utilize ferramentas de videoconferência e vídeo chamada para se reunir virtualmente e mantê-los ao seu lado especialmente no cenário de pandemia em que vivemos nesse momento. Enfim, cuidar, treinar, estimular e valorizar quem está ao nosso lado nunca é demais.

A gente nunca se cansa de falar: quanto mais você cuidar das pessoas, melhor elas cuidarão dos seus negócios.

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post
A Clínica da Audição, tem duas oportunidades de trabalho para atuar na cidade de Araraquara-SP, para você que é super organizado, adora lidar com pessoas e tem excelente comunicação verbal e escrita!

As vagas disponíveis, são: 

•	Recepcionista 
•	Supervisor de Clínica 

Confira todos os detalhes sobre cada uma das vagas e faça sua inscrição nos links que estão na nossa bio, descritos como “VAGA Recepcionista (Araraquara)” e “VAGA Supervisor de Clínica (Araraquara)”.

Ah, e se você não tem interesse, mas conhece alguém para indicar, compartilhe esse post!
Ei, temos uma vaga incrível na cidade de Matão-SP, para você que está buscando novos desafios na área administrativa.

Confira todos os detalhes:

🏢 EMPRESA: Consigoo
Saiba mais em: https://www.consigoo.com.br/

🔎 ESPERAMOS QUE VOCÊ TENHA
- Ensino Superior concluído ou em andamento
- Será considerado diferencial experiência com documentos e registros de imóveis

📑 QUAIS SERÃO SUAS RESPONSABILIDADES
- Dar suporte aos responsáveis pela empresa realizando contato para agendamento com clientes, checagem e organização de documentos e cadastros em sistema.

E aí, tem interesse? Candidate-se através do link que está na nossa bio em 'VAGA Aux. Administrativo (Matão)' até o dia 15/09 

Ou compartilhe com seus amigos 📲
Se você é super organizado, tem boa comunicação verbal e escrita e é atento aos detalhes, temos uma vaga disponível na área de VENDAS, em um dos nossos clientes em Ribeirão Preto-SP para você:

🛒 VAGA:
Vendedor

🏢 EMPRESA:
Sciarretta Materiais para Construção

🔍 O QUE ESPERAMOS DE VOCÊ:
- Conhecimento das ferramentas do Office
- Conhecimento sobre materiais de construção e experiência anterior com vendas serão considerados diferenciais
- Residir em Ribeirão Preto ou Brodowski

📑 AS ATIVIDADES DO CARGO INCLUEM:
- Atendimento ao cliente presencialmente na loja e através de plataforma digital.
- Elaboração, envio e acompanhamento de orçamentos.
- Prospecção ativa de clientes.

Se interessou? Candidate-se através do link que está na bio 'VAGA Vendedor Ribeirão Preto' até o dia 06/09:

Ah, e se você não tem interesse, mas conhece alguém para indicar, compartilhe!
Dificuldade, aceitação, adaptação, persistência e superação. Isso é tudo que você vai encontrar na Dica da Impulso de hoje. 

Embaladas pelos esportes [afinal, estamos em tempos de Olimpíadas], nossa dica é o filme espanhol “100 metros” disponível na @netflixbrasil 🥇🤸🏽🏄🏻‍♀️🏊🏼‍♂️🏃🏻

Baseado em fatos, o filme retrata a história de Rámon, um executivo que descobre possuir esclerose múltipla, e decide enfrentar a doença ao mesmo tempo em que se prepara para disputar uma prova de Ironman 🏃🏻🏊🏼‍♂️🚴🏼

🚨 Alerta: esse filme vai fazer você sair do sofá e encarar suas metas mais ousadas sem medo do que pode acontecer no caminho! 🤨🤩

Esperamos que você se divirta e se inspire nesta história, que ao mesmo tempo que comove, mostra o poder da determinação de quem não se entrega às adversidades.

Bom filme! 🍿🎬
Se você leu o post anterior e quer aprimorar sua habilidade para delegar, confere aqui nossas 4 dicas 👇🏽👇🏼👇🏾

1️⃣ Treine sua equipe pensando no futuro!
Pense em todas as demandas de trabalho que estão sob sua responsabilidade e que podem ser passadas para alguém da sua equipe. Avalie quem é a melhor pessoa para assumir tais tarefas e o que é que essa pessoa precisa aprender, depois faça um programa de treinamento para prepará-la.

2️⃣ Ofereça instruções detalhadas, de forma escrita e verbal.
Quando for delegar uma atividade, garanta que a pessoa que vai assumir a atividade entendeu corretamente o que precisa ser feito, os prazos, o resultado esperado etc. Como informação nunca é demais, é bacana explicar os detalhes e oferecer um checklist ou instruções de trabalho por escrito. Desta forma, a pessoa que assumiu a atividade consegue lembrar de todos os detalhes.

3️⃣ Mantenha uma rotina de follow up.
Esteja atento e atenta para verificar se a pessoa que acabou de assumir uma determinada tarefa está tendo algum tipo de dificuldade para realizar o que lhe foi pedido. Isso evita que a pessoa perca tempo lidando com dificuldades que poderiam ser superadas com uma simples instrução de alguém mais familiarizado com o assunto.

4️⃣ Ofereça feedback assertivo e constante.
Após as entregas, diga claramente o que precisa ser melhorado. Assim, a pessoa tem a chance de evoluir! 

Gostou das nossas dicas? Então, compartilha esse post com aquele amigo ou amiga que precisa de dicas para delegar! 😉 😉
@impulsoconsult
Fale com a gente!
Saiba como podemos ajudar a impulsionar os resultados da sua empresa
WhatsApp