Gestão de Pessoas

A forma certa de integrar novos colaboradores

21 abr 2021 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

O sonho de toda empresa é encontrar aquele colaborador que ama o trabalho que faz, cumpre suas funções de forma satisfatória, que valoriza a empresa e contribui para que ela evolua a cada dia.

E para isso, geralmente, as empresas buscam fazer um processo seletivo de qualidade para conseguir encontrar esse tipo [raro] de profissional, e quando isso acontece acreditam que acertaram na contratação, e que a partir daí tudo será incrível.

No entanto, embora o processo de recrutamento seja fundamental, a etapa seguinte à escolha é ainda mais importante: a integração do candidato.

Para garantir um processo de integração que faça com que o novo colaborador sinta-se parte do time [e não apenas mais um], é fundamental que seja recebido de forma acolhedora, demonstrando sua importância para a empresa e fazendo-o entender como tudo funciona.

Algumas ações importantes no processo de integração são:

1. O primeiro dia de trabalho é sempre cheio de expectativas. Preocupe-se em superá-las criando um “ritual” que demonstre o quanto a chegada do novo funcionário é especial.

2. Faça as formalizações necessárias. Certifique-se que os contratos foram assinados, que as instruções sobre os benefícios foram dadas [e entendidas], que as ferramentas de trabalho sejam disponibilizadas, e que todas as questões de ordem prática estejam resolvidas.

3. Apresente a empresa de forma clara e entusiasmada. Conte a história da empresa, deixe o novo funcionário entender o quanto sua empresa é especial, conte as regras que se aplicam e devem ser respeitadas por todos. Preferencialmente, faça isso também por escrito para que o novo colaborador possa se lembrar de tudo nos dias seguintes.

4. Apresente o novo colaborador à empresa. Leve-o até cada departamento, apresente o novo colaborador pelo nome e diga aos colegas em qual área ele atuará. Assim, quando o novo colaborador precisar de alguma ajuda, ficará mais à vontade para se comunicar com seus colegas.

5. Capriche nos treinamentos iniciais! Se forem necessários treinamentos para que o novo colaborador assuma o posto de trabalho, o faça de forma organizada e calma, e não se esqueça de documentar tudo, para que seja possível consultar posteriormente.

6. Tenha em mãos o escopo de trabalho detalhado e ofereça informações que ajudem o novo colaborador a se organizar. Inclua instruções detalhadas sempre que possível, incluindo o uso de softwares, logins e senhas e permissões de acesso à arquivos em rede etc.

A retenção de funcionários começa na integração e por isso, quanto mais o novo colaborador sentir que era esperado e que a empresa está feliz em tê-lo na equipe, mais motivado a se esforçar para ter resultados incríveis ele estará!

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post