fbpx
Gestão de Pessoas

A cultura instalada versus a cultura desejada

10 mar 2020 • por Impulso Consultoria • 0 Comentários

Ferramentas de avaliação e a criação de um novo tempo

Nos posts anteriores do blog, falamos que a cultura organizacional é um conjunto de valores e normas de uma empresa que direcionam o comportamento dos funcionários no dia-a-dia. Desse modo, empresas que agem de acordo com o que pregam geralmente apresentam resultados acima da média. O problema acontece quando os valores e normas dizem uma coisa e a prática diz outra totalmente contrária.

Conhecida como Culture Deck, a apresentação pública da cultura da Netflix descreve que “é fácil escrever valores admiráveis; é mais difícil vivê-los”. Isso acontece porque a cultura é vivenciada por pessoas, que são diferentes umas das outras, e quando a cultura não é clara ou forte o suficiente cada funcionário tende a vivê-la de acordo com seus próprios valores, muitas vezes incondizentes com os da própria companhia.

Imagine que em uma empresa cada funcionário decida tomar as decisões com base em suas próprias crenças ou desejos. A organização perde a identidade, e cada um segue por uma direção diferente sem compartilhar objetivos em comum, e o que se percebe no final é a ausência de bons resultados. Para que isso não aconteça é necessário criar uma cultura forte e, principalmente, pautada na realidade.

A construção de uma cultura organizacional não é algo simples, tampouco veloz. Considerando que as organizações são organismos complexos, e que não há um manual ou “receita” a ser seguida sobre como criar uma cultura organizacional forte que funcione para todas. Contudo, vale a pena analisar como algumas boas empresas tem construído e reforçado continuamente sua cultura organizacional, e um bom exemplo é apresentado no livro “O jeito Disney de encantar os clientes”, onde estão descritos seis insigths, que podem nortear a construção de uma cultura real:

  1. Manter a simplicidade: todos devem estar à vontade com a cultura;
  2. Fazer com que seja global: todos – desde a alta administração até a operação – devem aderir;
  3. Fazer com que seja mensurável: diretrizes incorporadas à avaliação de desempenho;
  4. Proporcionar treinamento: inclusão de elementos da cultura ao treinamento da equipe;
  5. Pedir feedback da equipe: cultivar senso de responsabilidade e permitir que os funcionários contribuam com ideias;
  6. Reconhecer e recompensar o desempenho: programas de reconhecimento formais e informais.

Em cada um desses seis insights podemos notar que há algo em comum: as pessoas!  E não é por acaso! A “mágica” só acontece quando as pessoas têm a oportunidade de ajudar a moldar a cultura e ser parte integrante do processo, assim, a probabilidade de agirem conforme as regras e valores é muito maior.

Para verificar se a cultura faz jus à realidade e está na cabeça e no coração de cada funcionário, novas ferramentas vêm sendo utilizadas. De acordo com o artigo “Os novos métodos analíticos da cultura” publicado na revista Harvard Business Review, as pesquisas e questionários comumente realizadas com as equipes são insuficientes para medir a cultura de uma empresa, pois as convicções das pessoas não refletem o comportamento no dia-a-dia. A partir daí e com o olhar voltado à era digital, para medir a cultura de uma empresa, novos estudos analisam a linguagem eletrônica utilizada pelos funcionários. Nesse sentido, são analisados textos de e-mails corporativos, mensagens de chats exclusivos da companhia e postagens em redes como Glassdoor.

Com isso, os pesquisadores descobriram que o enquadramento dos funcionários é um fator importante e deve continuar a ser considerado pelas empresas, porém, a adaptabilidade dos funcionários é o que garante o sucesso da cultura organizacional à medida que ela se transforma e evolui.

Assim, para que a cultura organizacional seja o alicerce do comportamento e das decisões tomadas no dia-a-dia, ela precisa refletir a realidade da empresa. Nos dias de hoje, em que tudo muda rapidamente, inclusive as empresas, sobreviverão de forma sustentável, aquelas que se diferenciam através de sua cultura, pois, como sabiamente disse Mário Sérgio Cortella: “agir conforme aquilo que se fala, alinhar discurso e prática, além de ser uma postura ética, é um sinal de autenticidade”.

O jeito Disney de encantar os clientes: do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar / Disney Institute; [prefácio de Michael D. Eisner; tradução Cristina Yamagami].  São Paulo: Saraiva, 2011.

*Este texto foi escrito pela equipe da Impulso Consult. Fique à vontade para compartilhá-lo, não se esquecendo de incluir os créditos ao autor.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post
Você saberia responder rapidamente quais são os maiores problemas a sua empresa enfrenta hoje? 🤔🤨

É uma pergunta simples e a resposta geralmente está na ponta da língua. As respostas mais comuns são faturamento baixo, falta de dinheiro, equipe desmotivada e desorganização.

Mas, e se te perguntarmos o que é que está causando esses problemas? Seria fácil de responder? Talvez nem tão fácil assim, certo?!

Para entender mais sobre como resolver os muitos problemas que aparecem todos os dias, é fundamental que você 👇🏽

✔️ Separe uns minutinhos do seu dia para analisar um problema específico.

✔️ Faça uma lista das prováveis causas desse problema.

✔️Ao lado de cada causa, liste as ações que estão ao seu alcance para contornar o problema que está instalado, e as ações que precisam ser feitas para evitar que ele volte a acontecer.

✔️ Monte um calendário simples, colocando prazos para realização de cada uma das ações. Lembre-se que você não precisa resolver tudo de uma vez, nesta semana. Você precisa fazer um pouco por dia, todos os dias!

Apenas quando você tem clareza sobre o que está acontecendo é que você consegue ter clareza sobre o que precisa ser feito para se livrar dos problemas! 

Se você precisar de ajuda para fazer o seu plano de ação para se livrar dos problemas de gestão da sua empresa, clica no link na nossa bio e agenda o seu diagnóstico de gestão. É GRATUITO! 👊🏼🚀
Pareto foi um sociólogo, cientista político e economista italiano, que no início do século 20 realizou análises constatando que 80% das consequências observadas em seus experimentos era originadas por 20% das causas. Em razão de seus experimentos surgiu o Princípio de Pareto ou Lei 80/20 🧔🏻🔎📄📚

Então, se 80% dos resultados são gerados por 20% dos esforços realizados, é fundamental que você identifique quais são esses 20% responsáveis por maior parte dos seus resultados, e tenha foco total em realizá-los da melhor forma possível 💪🏽🏅

Para aplicar o Princípio de Pareto no seu negócio, e assim ter foco no que realmente gera resultados, é fundamental que você faça um acompanhamento detalhado da performance da sua empresa, para entender:

❓ De onde vem o seu faturamento? Quais produtos/serviços são as estrelas do seu negócio e garantem a maior parte do seu faturamento?
❓ Quais são suas ações de marketing que tem maior retorno?
❓ De onde vem a maior parte dos seus clientes?

Se você analisar os dados, vai perceber que há alguns pontos super fortes no seu negócio que merecem atenção especial, pois, são eles que farão sua empresa decolar! 🚀

Se você não está conseguindo identificar esses pontos fortes porque não tem dados suficientes, clica no link na nossa bio e agenda o seu diagnóstico de gestão gratuito, e nós te ajudamos a organizar seus dados e a planejar para fazer seus 20% de esforço virarem 80% de resultado! 👊🏼👊🏼
Se você é um Desenvolvedor de Software criativo, que gosta de solucionar problemas, tem excelente comunicação verbal e escrita e adora analisar dados, um de nossos clientes, a TECHS, tem uma super vaga para atuar em Araraquara-SP. 

Confira os requisitos e atribuições e candidate-se:

👩🏽‍💻 VAGA: 
Desenvolvedor de Software 

🔍 O QUE ESTAMOS BUSCANDO:
- Conhecimento em Linguagem de Programação C# ou .NET 
- Conhecimento em Linguagem Banco de Dados Transact SQL

🏅 SERÁ UM DIFERENCIAL SE VOCÊ TIVER:
- Experiência anterior com desenvolvimento ambiente WEB

📄 QUAIS SERÃO SUAS RESPONSABILIDADES: 
- Monitoramento, manutenção e performance de Sistema ERP
- Análise de cenários, proposição para solução de problemas e atualizações de sistemas

Se você tem interesse, candidate-se através do link que está na nossa bio em 'VAGA Desenvolvedor de Software' até o dia 25/05. 

Ah, e se você não tem interesse, mas conhece alguém para indicar, fique à vontade para compartilhar!

🤝 Sobre nosso cliente: 
A Techs é especialista em desenvolver soluções e fornecer produtos e serviços de TI, nas áreas de: acesso internet, redes, desenvolvimento e hospedagem de sites, e na produção de softwares e sistemas.

Saiba mais em: 
https://www.techs.net.br/
Nossa dica de hoje é especial para todos aqueles que colocam o coração em tudo que fazem! 😍

Se intensidade é o seu segundo nome, você vai AMAR ouvir a entrevista incrível realizada pela equipe do @podcastatitudeempreendedora com Paulo Correa, CEO da C&A 👚👖👗

Gravado no início da pandemia, Paulo fala sobre como o trabalho remoto promoveu um aumento significativo da colaboração entre as pessoas, sobre a humanização das empresas e sobre quais são os fatores decisivos para contratar um profissional para seu time.

Paulo é um daqueles líderes intensos, que coloca o coração nas relações, que ouve atentamente e que sabe que, quanto mais os líderes se conhecem mais são capazes de influenciar e conduzir as pessoas a sua volta.

Se você, assim como nós, está sempre buscando ser um gestor ou gestora melhor, com certeza vai curtir essa dica! 🤩😉
Você já parou para pensar sobre quando é a hora de mudar de ideia sobre algo? 🤔💭

Se você tem uma ideia e vem trabalhando duramente nela, mas não tem conseguido atingir os resultados que deseja ou precisa, talvez seja interessante avaliar se não é hora de abandonar o plano inicial e mudar os rumos ⬆️↗️

É sempre frustrante abandonar um projeto que parecia incrível. A sensação de que está fazendo as coisas erradas ou de não saber como atingir os resultados com certeza causam muito desanimo e frustração 😔

Mas é justamente nessa hora – do desanimo e frustração - que você precisa se lembrar que o caminho do empreendedorismo não é linear e que há inúmeras possibilidades a serem aproveitadas, que você só irá descobrir na hora que tirar o foco do problema e começar a focar em buscar novas soluções 💡

Se você tiver um olhar atento [a gente te ajuda com isso, tá?!] você poderá mudar completamente seu produto/serviço, estratégia comercial, metas financeiras, forma de gerir a equipe, e tudo o mais que achar necessário para ser um sucesso! 🤩

Conta pra gente: tem algum projeto aí que merece ser repensado, reformulado ou abandonado?
@impulsoconsult
Fale com a gente!
Saiba como podemos ajudar a impulsionar os resultados da sua empresa